+55 (67) 3546.2571
quinta, 29 de julho de 2021
quinta, 8 de novembro de 2012 - 09:50

Chuva pode concluir plantio da soja no sul de MS

“Em 60% dos municípios da região sul o plantio deve ser concluído com as próximas chuvas”. É o que afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS Almir Dalpasquale. A região que representa o Cone-Sul do Estado é responsável por aproximadamente 58% de toda área destinada à cultura, correspondente a 1,2 milhão hectares.

Entre esses municípios, destaque para Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã, que já apontam mais de 80% do território já plantado, cada um. Logo em seguida vêm Amambai, Dourados, Itaporã e Rio Brilhante, com índices entre 60% e 80%.

O levantamento realizado pela entidade entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, Secretaria Estadual de Produção e Turismo – Seprotur e com recursos do Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS – Fundems abrangeu outros oito municípios que integram o Centro/Norte sul-mato-grossense. São eles Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Bandeirantes, Coxim, Nova Alvorada do Sul e Sonora. Destes, apenas as quatro primeiras cidades têm números acima de 60%.

Baseado no estudo, Dalpasquale completa salientando que “para a região centro/norte do Estado, que ainda não atingiu 60% de toda sua área destinada à lavoura, o plantio deverá ser concluído após a primeira quinzena de novembro”.

A pesquisa pôde levantar também quais as principais variedades de soja utilizados pelos produtores. Na região sul, as três mais usadas são a Potência (47,9%), Turbo (21,3%) e Codetec (9,6%). Já no Centro/Norte as variedades são Anta 82 (22%), Nideira (20,9%) e Pioneer (12,1%). Também foram identificados os grãos BMX, BRS, TMG, Syngenta, V-Max e Monsoy.

Para acessar os resultados completos do trabalho, com os gráficos entre no site http://www.aprosojams.org.br/sgc/uploads/publicacoes/Circular_Acompanhamento_SOJA_3.pdf
O projeto - O projeto Siga/MS, desenvolvido desde a safra 2009/2010, apura estatísticas agropecuárias por meio de utilização de sensoriamento remoto, com uso de imagem de satélites, e levantamento de campo.

Sobre a Aprosoja/MS – Fundada em 2007, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS é uma entidade sem fins lucrativos, criada para atender aos anseios dos produtores de soja, milho, sorgo, aveia, trigo, entre outros. A Aprosoja incentiva a produção e consumo de grãos e derivados, estimula a criação de mecanismos de aquisição e importação de insumos, bem como de comercialização e exportação da produção. Além disso, orienta e apoia seus associados em todas as fases da atividade. A Associação trabalha a favor do desenvolvimento do setor e implementação de novas estratégias. Para mais informações, acesse:http://www.aprosojams.org.br/ –facebook.com/aprosojams – @Aprosojams.


Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
3min20max
AnaurilândiaDia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
4min16max
Campo GrandeDia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
4min16max
DouradosDia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
4min20max
Três LagoasDia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.