+55 (67) 3546.2571
terça, 13 de abril de 2021
quinta, 8 de novembro de 2012 - 09:50

Chuva pode concluir plantio da soja no sul de MS

“Em 60% dos municípios da região sul o plantio deve ser concluído com as próximas chuvas”. É o que afirma o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS Almir Dalpasquale. A região que representa o Cone-Sul do Estado é responsável por aproximadamente 58% de toda área destinada à cultura, correspondente a 1,2 milhão hectares.

Entre esses municípios, destaque para Aral Moreira, Caarapó, Douradina, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí e Ponta Porã, que já apontam mais de 80% do território já plantado, cada um. Logo em seguida vêm Amambai, Dourados, Itaporã e Rio Brilhante, com índices entre 60% e 80%.

O levantamento realizado pela entidade entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, Secretaria Estadual de Produção e Turismo – Seprotur e com recursos do Fundo de Desenvolvimento das Cadeias do Milho e Soja de MS – Fundems abrangeu outros oito municípios que integram o Centro/Norte sul-mato-grossense. São eles Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Bandeirantes, Coxim, Nova Alvorada do Sul e Sonora. Destes, apenas as quatro primeiras cidades têm números acima de 60%.

Baseado no estudo, Dalpasquale completa salientando que “para a região centro/norte do Estado, que ainda não atingiu 60% de toda sua área destinada à lavoura, o plantio deverá ser concluído após a primeira quinzena de novembro”.

A pesquisa pôde levantar também quais as principais variedades de soja utilizados pelos produtores. Na região sul, as três mais usadas são a Potência (47,9%), Turbo (21,3%) e Codetec (9,6%). Já no Centro/Norte as variedades são Anta 82 (22%), Nideira (20,9%) e Pioneer (12,1%). Também foram identificados os grãos BMX, BRS, TMG, Syngenta, V-Max e Monsoy.

Para acessar os resultados completos do trabalho, com os gráficos entre no site http://www.aprosojams.org.br/sgc/uploads/publicacoes/Circular_Acompanhamento_SOJA_3.pdf
O projeto - O projeto Siga/MS, desenvolvido desde a safra 2009/2010, apura estatísticas agropecuárias por meio de utilização de sensoriamento remoto, com uso de imagem de satélites, e levantamento de campo.

Sobre a Aprosoja/MS – Fundada em 2007, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS é uma entidade sem fins lucrativos, criada para atender aos anseios dos produtores de soja, milho, sorgo, aveia, trigo, entre outros. A Aprosoja incentiva a produção e consumo de grãos e derivados, estimula a criação de mecanismos de aquisição e importação de insumos, bem como de comercialização e exportação da produção. Além disso, orienta e apoia seus associados em todas as fases da atividade. A Associação trabalha a favor do desenvolvimento do setor e implementação de novas estratégias. Para mais informações, acesse:http://www.aprosojams.org.br/ –facebook.com/aprosojams – @Aprosojams.


Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min32max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min33max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min32max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min32max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.