+55 (67) 3546.2571
domingo, 01 de agosto de 2021
terça, 6 de novembro de 2012 - 10:55

Eucalipto atrai investidores no Mato Grosso

Usada como fonte de energia para o setor industrial, a produção de eucalipto em Mato Grosso cresceu 4 vezes nos últimos 12 anos. Este ano, a produção está estimada em 2,5 milhões de toneladas, contra 500 mil (t) no ano 2000. Área cresceu de 20 mil hectares para 100 mil (ha) no mesmo período e a tendência, agora, é de estabilidade. Os dados são da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta/MT) e segundo o presidente, Fausto Takizawa, a não perspectiva de aumento na área é motivada pela concorrência com outras madeiras, usadas como fonte energética.

Nos últimos anos a produção deu um salto expressivo, o que conforme Takizawa é explicado por 3 fatores. O primeiro deles está relacionado ao crescimento na produção de grãos e carnes no Estado. “As indústrias do agronegócio precisam de calor (energia) para executar diversos procedimentos como a secagem de grãos e aquecimento de caldeiras, e o eucalipto é uma madeira barata”, diz ao acrescentar que a espécie é a mais indicada à essa finalidade pela característica sustentável.

O segundo fator se refere ao avanço tecnológico, já que as mudas são produzidas com tecnologia avançada, com ganho de produtividade. Já o terceiro motivo está relacionado à oportunidade de se montar um polo industrial em Mato Grosso, usando o eucalipto para fabricação de MDF, compensando ou mesmo madeira serrada. “Isso ainda não existe aqui, mas têm empresas iniciando a sondagem para o desenvolvimento da indústria de base florestal em Mato Grosso, o que será efetivamente possível com a redução dos empecilhos à atividade envolvendo as questões fundiária, ambiental e logística.

Quem inicia o cultivo de eucalipto focado no processamento pela indústria local é a CooperFlora Brasil, que tem sede em Rondonópolis e reúne 40 produtores que cultivam a espécies em vários municípios de Mato Grosso como Rondonópolis, Tangará da Serra, Dom Aquino, Santo Antônio de Leverger, Cuiabá (região do Manso), Itiquira, Alto Araguaia, Alto Garças, Jaciara, Campo Verde e Pedra Preta, além de Mato Grosso do Sul, na cidade de Sonora e Goiás, no município de Santa Rita do Araguaia. “A cooperativa foi formada há um ano e desde então estamos trabalhando na busca de tecnologia e novos mercados para a madeira, que pode ser usada como compensado, MDF para móveis e na construção civil, além do agronegócio”, explica o presidente da cooperativa, Gilberto Goellner, que na última semana visitou indústrias no litoral baiano que usam a madeira do eucalipto na fabricação de janelas e móveis.

A cooperativa tem uma área plantada estimada em 20 mil hectares (nos 3 estados), sendo que 70% está em Mato Grosso, 20% no Mato Grosso do Sul e 10% em Goiás. São lavouras de 2 a 5 anos, mas cujo corte poderá ser feito a partir do 6º ano, devido à qualidade das mudas.

Participação - Para se ter uma ideia da participação do eucalipto na produção de madeira sustentável e para geração energética em Mato Grosso, o proprietário do Viveiro Flora Sinop, Jaldes Langer, afirma que de um total de 6 milhões de mudas produzidas por ano, 4,7 milhões são de eucalipto.

AGROLINK

--------------------------------------------------------------------------------
Imprimir Share on google_plusone
--------------------------------------------------------------------------------
?
Saiba Mais Crescimento da silvicultura no Tocantins garante produção . Superintendência de Mato Grosso debate análise estratégica. Cana é a fonte renovável que mais crescerá na matriz energética. Plantio de soja atinge mais da metade da área prevista em MT...Tribuna MS© 2012 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Agência Lobo

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Política de Privacidade
.
Adicionar aos favoritos / CompartilharXClose AddThis Expanded MenuSelecione os leitores de feed web:
AOLBloglinesGoogle ReaderMy MSNNetvibesNewsisfreePageflakesYahooSharing Service FilterServiço não encontrado..netShoutout100zakladok2 Tag2linkmeA97abiAdftyAdifniAmazonAmen Me!AOL MailAPSenseArmenixArtoAviary CaptureAzadegiBaangBaiduBeat100BeboBentioBiggerPocketsBit.lyBizSugarBland takkinnBlinklistBlipBloggerBloggyBlogkeenBlogmarksBlogtrottrBlurpaliciousBO.LTBobrdobrBonzoBoxBookmarkingNetBookmarky.czBookmerkenBordomBox.netBrainifyBryderi.seBuddyMarksBufferBuzzzyCamyooCardThisCare2ChimeChiqCiripCiteULikeClassicalPlaceCleanPrintCleanSaveclipDOCndigColivia.deCommunicateConnoteacOOtopiaCopy LinkCOSMiQCurate.usDeliciousDesignBumpDigaCulturaDiggDiggitaDigoDigThisHostDigzignDiigoDipdiveDoMelhorDostiDotNetKicksDoubanDraugiem.lvDrimioDropjackDuduDzoneE-mailEdelightEFactoreKudoselefanta.plEmail AppEmbarkonseuCliqueiEvernoteextraplayEzySpotFabDesignFabulously40FacebookFarkFarkindaFashiolistaFAVableFavesfavlogFavoritenFavoritosFavoritusFlakerFloss.proFolkdFormspringFreeDictionaryFresquiFriendFeedfunPfwispGabbrGamekickerGigBasketGiveALinkGlobalGrindGmailGo.vnGood NoowsGoogleGoogle+GreaterDebaterGrono.netHaber.gen.trHacker NewsHadash HotHatenaHealthimizeHedgehogsHelloTxthistoriousHot BookmarkHotklixHotmailHTML ValidatorHyvesIdenti.caIDibbItihavegotImprimirIndex4IndexorInformazioneInstapaperInvestorLinksiOrbixiSocietyiWiWJamespotJappy TickerJoliPrintJollyJumptagsKaboodleKaevurKaixin RepasteKetnooiKindle ItKipupKledyKommentingLa tafaneraLibrerioLifestreamLink NinjaLinkedInLinks GutterLinkSharesLinkuj.czLiveJournalLockerBloggerLogger24Mail.ruMarkmeMashbordme2daymeinVZMekusharimMemonicMemori.ruMendeleyMen?©ameMessengerMindbodygreenMister WongMoemesto.ruMoikrugmototagzmRcNEtwORKMultiplymyAOLMyHayastanMylinkvaultMyspaceN4GNasza-klasaNetLogNetvibesNetvouzNewsMeBackNewsTrustNewsvineNujijOdnoklassnikiOKNOtizieOneviewOrkutOyylaPackgPafnetPDF OnlinePDFmyURLPhoneFavsPing.fmPinterestPlanypusPlaxoPlurkPochvalPocketPoliticNotePosteezyPosterousPrati.baPrintFriendlyPushaQRF.inQRSrc.comQuantcastQzoneRedditRediff MyPageRedKumResearchGateRideFixSafelinkingScoop.atScoop.itSekomanSelect2GetherSharerShavehShe Told MeSina WeiboSkyrock BlogSMISodaHeadSonicoSpeedtileSpinSnapSpreadlyspringpadSquidooStartaidStartlapStoryFollowerstudiVZStuffpitStumbleUponStumpediaSUP BROSurfingbirdSvejoSymbalooTaazaShareTagzaTaringa!TarpipeThe Web BlendThinkfinityThisNextThrowpileto.lyTopSitelerTransferrTranslateTuentiTulinqTumblrTvinxTwitterTwitThisTypepadUpnews.itUrlaubswerkURLCaptViadeoVirbVisitezMonSiteVKontaktevKruguDruzeiVOX SocialVybraliSMEVyoomWebnewsWebShareWerKenntWenWhois LookupWindy CitizenWireFanWordPressWorioWrite Your RepWykopXangaXINGY! BookmarksY! MailYammerYardbarkerYemleYiggYookosYoolinkYorumcuyumYoublrYoubookmarksYouMobYuubyZakladok.netZicZacZingMeZukmoFeitoMensagem enviada! Compartilhe novamente.
Enviando mensagem ...Para: (endereco de e-mail)De: (endereco de e-mail)Nota: (opcional)Máximo de 255 caracteresMais:AddThisConfiguraçõesPrivacidade Adicionar aos favoritos / CompartilharXFaça a partilha mais fácil com AddThis para Internet Explorer.
Esconder isso!
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
12min27max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
13min27max
Campo GrandeSol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove.
12min23max
DouradosNublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.
13min27max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.