(67) 99869-0605
sábado, 20 de abril de 2024
quarta, 29 de junho de 2011 - 10:10

Uso de veneno regente contra carrapatos é proibido

Muitos assentados vêm denunciando que maus profissionais estariam orientando o uso indevido de veneno a base de regente nos lombos de bovinos para matar carrapatos e outras parasitas, denunciam inclusive, que frigoríficos também estariam utilizando esse tipo de veneno. Os animais não chegam a apresentar cascos rachados (conseqüência do veneno).

O couro fica limpo, mais a incidência de veneno já está no sangue e na carne, e já estão sendo repassados para ser consumidos pela população. O carrapato causa a chamada Tristeza Parasitária Bovina (TPB) que é uma doença infecciosa e parasitária dos bovinos causada por uma riquétsia do gênero Anaplasma (Anaplasmose) e um protozoário do gênero Babesia (Babesiose), transmitida aos animais pelo carrapato dos bovinos (Boophilus microplus).

Os sintomas mais comuns da TPB são: febre, icterícia ou mucosas pálidas e prostração, daí o nome popular de “tristeza”. A doença é mais encontrada nos rebanhos com sangue de raças europeias de corte e leite onde o carrapato aparece em infestações irregulares, variando de baixa a alta, causando grandes perdas econômicas pela influência que exerce no crescimento e desenvolvimento desses animais, pelas altas perdas de produção de carne e leite e pelos distúrbios reprodutivos, com interferência direta na produtividade do rebanho.

Podem-se usar carrapaticidas para matar os carrapatos, porém é preciso que tome cuidado com os animais, pois certos venenos podem provocar alergias no animal, sempre manter os abrigos limpos, o animal deve sempre estar bem limpo, com os pelos tosados, a cama do animal limpo.

É preciso sempre estar atento com as atitudes do animal, geralmente quando se tem carrapatos, o mesmo começa a ficar inquietos, por este motivo é ideal que sempre mantenha a higiene do animal, para que assim possa evitar as doenças e o aparecimento de carrapatos, evitando o contato entre as pessoas de casa com o carrapato.

Existem diversos tipos de venenos contra carrapatos, porém é preciso saber melhor sobre as reações do veneno e quais raças de animal não pode ter contato algum com o carrapaticida, assim evitaremos alergias, doenças devido ao veneno e alguns outros fatores.

Veja Também
Comentários