+55 (67) 3546.2571
terça, 15 de junho de 2021
quarta, 31 de outubro de 2012 - 11:23

MIS lança exposição audiovisual em homenagem à atriz Glauce Rocha

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), lança hoje (31) a “Exposição Audiovisual Glauce Rocha”, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da insituição cultural.

A atriz Glauce Eldé Ilgenfritz Corrêa de Araújo Rocha, ou Glauce Rocha, nasceu em Campo Grande (MS) em 1933, e morreu em São Paulo (SP) em 1971; foi musa dos anos 60 por seu estilo e personagens que interpretou no teatro, no cinema e na televisão, atravessando duas gerações de criadores. Com forte consistência intelectual, a profissão de atriz não lhe supriu inteiramente, levando-a a desenvolver a direção, a produção, a dramaturgia e a crítica em sua vida artística. No cinema, atuou em Terra em Transe (1967), Navalha da Carne (1969), entre outros 25 filmes, 64 produções televisivas e cerca de 40 peças teatrais, sendo agraciada com vários prêmios, entre eles dois Molières (maiores prêmios de teatro da época). Aclamada pelo público e pela crítica, deixou um forte exemplo de coragem e de luta pela democracia ao protestar contra a censura no período pós-Estado Novo e durante a Ditadura Militar.

Com o objetivo de reavivar o importante legado de Glauce Rocha e incentivar a população a refletir sobre a função da arte e do artista perante a sociedade, esta exposição contará com livros, discos, fotos, objetos pessoais, imagens de arquivo, filmes e exposições audiovisuais que tratam da vida e da obra dessa grande artista que nasceu em Campo Grande e brilhou para o mundo.

“Enfocando aspectos diferentes da trajetória de Glauce, as exposições audiovisuais produzidas pela equipe do MIS evidenciam recortes que trabalham no sentido de realçar a importância e o legado de Glauce, utilizando-se do suporte audiovisual para contextualizar partes da história da atriz e, por consequência, do País e do momento histórico pelo qual passavam”, afirma Alexandre Sogabe, gestor de Atividades Educativas do MIS e um dos produtores da exposição.

“A consciência sobre o papel fundamental e a função social que a arte exerce sobre a sociedade deve estar em um processo contínuo de avaliação, sendo que a ‘Exposição Audiovisual Glauce Rocha’ nos oferece uma oportunidade ímpar de refletir sobre uma artista de Campo Grande que contribui de forma grandiosa para os rumos éticos e estéticos da arte nacional e mundial, interferindo também nos rumos históricos, sociais, culturais e políticos do País”, analisa o presidente da Fundação de Cultura do governo do Estado, Américo Calheiros.

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado.

O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o museu vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada de palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Serviço

O lançamento da “Exposição Audiovisual Glauce Rocha” acontece no próximo dia 31, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar.

A exposição estará aberta ao público gratuitamente de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Informações pelo email [email protected] e pelo fone 3316-9178.


Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
15min29max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
15min28max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
11min27max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
16min29max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.