+55 (67) 3546.2571
domingo, 01 de agosto de 2021
quarta, 7 de novembro de 2012 - 10:17

Arroz e carnes pressionam inflação oficial

Puxada pelos preços de alimentos, a inflação acelerou no Brasil no mês passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (7). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,59% em outubro, depois de ter registrado alta de 0,57% em setembro. É a maior alta para o mês desde 2010. No acumulado em 12 meses até setembro, o índice subiu 5,45%, ante 5,28% em setembro.

A inflação ao consumidor no Brasil ficou praticamente no mesmo nível de setembro, com as empresas ainda repassando a recente alta dos alimentos no mercado internacional. Porém, outros índices vêm apontando que o preço dos alimentos deve cair nos próximos meses.

O índice tem se afastado cada vez mais do centro da meta do governo, de 4,5% neste ano.

Os preços dos alimentos tiveram alta de 1,36%, com o maior impacto na alta do mês. Os principais impactos individuais vieram do grupo alimentação e bebidas. O primeiro foi o arroz, que ficou 9,88% mais caro. Em seguida, as carnes, com alta de 2,04%.

Os preços dispararam nos últimos meses após uma intensa seca nos Estados Unidos. No entanto, as cotações de soja, milho e outras commodities têm recuado nas últimas semanas após analistas revisarem para cima suas projeções para a colheita norte-americana.

"A maior parte do choque nas commodities já chegou ao consumidor", afirmaram analistas do Morgan Stanley em nota.

Juros

O BC cortou a Selic em 10 reuniões seguidas para a mínima recorde de 7,25% como parte dos esforços do governo para estimular a economia, que quase caiu em recessão no final do ano passado. Os juros devem seguir nesses níveis por um período "suficientemente prolongado", já informou o BC na ata da sua última reunião de política monetária, no mês passado.

"O IPCA não vai ter implicação nenhnuma para politica monetária. Eles (BC) já decidiram claramente o que vão fazer", disse o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa.



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
12min27max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
13min27max
Campo GrandeSol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove.
12min23max
DouradosNublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.
13min27max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.