De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Três Lagoas já atingiu a casa dos 100 mil habitantes. Portanto, o crescimento populacional e econômico vem atraindo diversas formas de negócio. Uma das modalidades de investimentos que vêm crescendo são as franquias. Empreendedores três-lagoenses apostam em marcas já consagradas para ganharem espaço no mercado.
A revista Exame publicou que de acordo com uma pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de franquias cresceu 16,9% em 2011, chegando ao faturamento de mais de 88 bilhões de reais. Para 2012, a perspectiva ainda é positiva. O setor deve crescer 15%.
Em Três Lagoas já é possível observar o crescimento de franquias em vários segmentos como brinquedos, móveis, automóveis, escola de idiomas, roupas, consultórios odontológicos etc.
Para a gerente da franquia My Toy, Juliana Zonta Pereira, a vantagem das franquias está na estrutura que as grandes marcas possuem. “Começar o próprio negócio sozinho é necessário montar toda uma estrutura, do planejamento à execução. Estas grandes marcas já trabalham com conceito de negócio de excelência. A troca de experiências com as ferramentas de gestão é eficiente, o que traz mais segurança na hora de investir. Além disso, temos respaldo. Qualquer dúvida ou dificuldade tem todo respaldo necessário”.
A gerente também aponta que uma das maiores vantagens é que devido à credibilidade da marca, a absorção do mercado consumidor é mais rápido e mais fácil.
CRESCIMENTO SÓLIDO
Para a proprietária da franquia da Todeschini em Três Lagoas, Jania Varga, o mercado consumidor está cada vez mais exigente, portanto, os franqueadores investem em estudos de mercado elaborados criando mecanismos para poder atender às exigências dos consumidores. “Para que o franqueado tenha sucesso no empreendimento é preciso que invista para receber a estrutura já existente da marca. Tanto no quesito de estrutura física quanto profissional”.
Ela revela que a principal dificuldade está na estrutura profissional, pois segundo ela, a cidade ainda é carente em mão de obra especializada nesta modalidade de serviço.
Ela explica que a sinergia entre franqueado e franqueador na solução de problemas é um dos principais pontos que levam a empresa ao sucesso, porém, “é indispensável o feedback, o acompanhamento e avaliação diária de como estão sendo executadas todas as ações para garantir a boa estrutura da
Comentários