+55 (67) 3546.2571
sexta, 17 de setembro de 2021
segunda, 9 de setembro de 2013 - 11:40

Gasolina continua mais vantajoso

Abastecer o carro com gasolina deve continuar sendo mais vantajoso nos postos do país mesmo com o aumento previsto no preço do petróleo com um eventual ataque dos Estados Unidos à Síria.

Em agosto, o álcool chegou a ficar mais barato e passou a compensar em estados como São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Goiás. Mas, para que essa situação se sustente, é preciso que o preço da gasolina acompanhe o do mercado internacional, até mesmo para reduzir os prejuízos causados à Petrobras.

Desde 2009, o governo vem incentivando a compra de carros e evitado elevar o valor do combustível. Para o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, essa postura atende interesses políticos e não econômicos. “O governo está em uma sinuca há muito tempo. A política de congelamento de preços é uma política fácil de você colocar no mercado, mas é muito difícil de parar com ela. Mas o cenário político não está bom para aumento hoje”, observa o diretor.

Porém, como o aumento do petróleo no mercado exterior não chega à bomba, o álcool dificilmente vai passar a valer na hora de encher o tanque. Além disso, os investidores estão receosos, segundo Pires.

“O etanol só recupera a posição dele se o governo tomar medidas que dê mais previsibilidade ao investidor de etanol. Enquanto o governo não fizer uma política de longo prazo, a gente vai ficar nessa coisa do ‘vai-e-vem’ do etanol”.

Para saber o que é mais vantajoso na hora de abastecer, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for menor do que o valor do álcool, compensa usar a gasolina.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min38max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
21min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
20min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
21min38max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.