+55 (67) 3546.2571
segunda, 18 de outubro de 2021
quarta, 19 de março de 2014 - 15:50

Preço da energia não pode subir como tomate, diz Ministério

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, que o valor da conta de luz não pode variar como o preço do tomate, em períodos de seca. Ele fez a afirmação ao justificar o aporte de R$ 12 bilhões para socorrer distribuidoras com a crise de energia provocada pelo baixo nível de chuva.

“Nós não podemos transformar energia em tomate, deu seca o tomate subiu. (...) Vimos uma forma de evitar a volatividade de preço através de mecanismos puros de mercado”, disse, em audiência na Câmara dos Deputados.

Zimmermann disse que, apesar dos consumidores ajudarem a pagar a ajuda a partir de 2015, a tendência é de neutralidade nas tarifas. O executivo do Ministério de Minas e Energia ponderou que deverá haver equilíbro, porque, segundo ele, vencem concessões de usinas que produzem 5 mil megawatts, o que vai baratear o custo da concessão de energia.

“Então não se está empurrando (o aumento da tarifa para 2015), não está segurando tarifa”, disse, rebatendo acusações de que o governo estaria postergando o aumento da conta de luz para depois das eleições.

Zimmermann fez as declarações durante uma apresentação sobre o funcionamento do sistema elétrico brasileiro, composto por usinas hidrelétricas e termelétricas. Em períodos de poucas chuvas, o consumidor precisa bancar o uso de combustível para geração de energia. “Em ano hidrológicos piores, eu tenho que queimar o combustível e, contratualmente, quem paga é o consumidor”, disse.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min28max
AnaurilândiaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
17min23max
Campo GrandeSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
16min26max
DouradosSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
20min28max
Três LagoasSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.