A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) informou nesta sexta-feira que suas filiadas emplacaram 9.032 unidades em outubro, valor praticamente estável ante a setembro, mas que representa uma queda de 31,9% em relação ao mesmo mês de 2011. Com 111.759 importados vendidos no ano, as associadas passam por uma redução de 32,3% no número de unidades vendidas.
De acordo com a entidade, a redução se deve ao impacto do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos importados fora do Mercosul e México - atitude do governo que pretende incentivar a produção nacional de veículos. Com a interrupção na diminuição de queda, a Abeiva projeta agora encerrar o ano com 130 mil importados vendidos - estimativa superior em 10 mil carros com relação a anterior.
"Depois do impacto inicial da publicação do Decreto 7.819/2012, que regulamenta o Programa Inovar Auto, montadoras locais e importadoras procuram se acomodar às novas realidades de mercado, antecipadas já para este último trimestre do ano. Obviamente as dificuldades mais evidentes recaíram sobre o setor de importados. Mas, em outubro, o importante é que as vendas pararam de cair", diz em nota Flavio Padovan, presidente da Abeiva.
Veja TambémComentários