+55 (67) 3546.2571
segunda, 18 de janeiro de 2021
bataguassu
bataguassu
quarta, 31 de outubro de 2012 - 16:40

Com Falcão, Brasil estreia na Copa de futsal nesta quinta

A presença de brasileiros naturalizados nas outras seleções é uma das grandes marcas da Copa do Mundo de Futsal. Nesta edição, a seleção italiana terá sete brasileiros. A Rússia, outra candidata ao título, tem cinco

Se a seleção espanhola de futebol é a atual campeã mundial e um modelo para todas as outras equipes nacionais, no futsal é diferente. Nessa variação da modalidade mais popular do planeta, o Brasil, detentor do título mundial, ainda está na frente – apesar de enfrentar a concorrência da própria Espanha na briga pelo status de principal potência no esporte. A partir de quinta-feira, essa disputa ganha mais um capítulo com o início da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, na Tailândia. O Brasil tentará seu quinto título, o segundo consecutivo – na edição anterior, em 2008, a equipe venceu a Espanha na final e sagrou-se campeã. Um dos grandes destaques do torneio, o artilheiro Falcão, considerado por quase todos o melhor jogador da modalidade, foi convocado, mas quase ficou fora do Mundial. Ele sentia dores no músculo adutor da coxa e era dúvida até passar por uma ressonância magnética em São Paulo e confirmar sua presença na competição. A seleção brasileira fez a preparação no Japão e já está na Tailândia para a competição.

Com 24 seleções, o Mundial tem início com a própria equipe brasileira enfrentando os japoneses, às 12 horas (no horário de Brasília). O Brasil está no grupo C, com Japão, Líbia e Portugal, enquanto a arquirrival Espanha está no grupo B, ao lado de Irã, Panamá e Marrocos. Seis times se classificaram pela primeira vez para o Mundial: Kuwait, Marrocos, Panamá, México, Colômbia e Sérvia. Serão cinquenta e duas partidas, incluindo a final, que acontecerá em 18 de novembro, em Bangcoc. A principal estrela da seleção brasileira continua sendo Falcão, que recentemente ganhou a liga nacional pela equipe de Orlândia. Atleta mais popular da modalidade – é considerado o grande embaixador do esporte no país – Falcão conseguiu até participar do último amistoso da seleção brasileira, na semana passada, quando a equipe venceu um combinado dos melhores jogadores da liga japonesa por 6 a 1. Sua presença foi um alívio para a seleção, que temia ficar sem seu principal craque na competição mais importante do futsal.

Antes de ser reconhecido pela Fifa, o Mundial de Futsal teve três edições: em 1982 e 1985 o Brasil ficou com o título, e em 1988, o campeão foi o Paraguai. A partir de 1989 o Mundial passou a ser organizado pela Fifa e o Brasil conquistou os três primeiros torneios. Mas a Espanha quebrou a hegemonia brasileira em 2000 e repetiu o feito quatro anos depois. A rivalidade entre brasileiros e espanhóis será um dos atrativos do torneio. No último Mundial, em 2008, jogando em casa, o Brasil empatou com a Espanha em 2 a 2 na final e partida foi para os pênaltis. A equipe de Falcão foi campeã por 4 a 3. A terceira colocada foi a Itália, que venceu a Rússia com uma seleção formada apenas por jogadores nascidos no Brasil. A presença de brasileiros naturalizados nas outras seleções, aliás, é uma das grandes marcas da Copa do Mundo de Futsal. Nesta edição, a seleção italiana terá nada menos que sete brasileiros. A Rússia, outra candidata ao título na Tailândia, tem cinco atletas nascidos no Brasil.

Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
22min30max
AnaurilândiaSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
22min27max
Campo GrandeSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
22min27max
DouradosSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
23min30max
Três LagoasSol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.