(67) 99869-0605
quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 12 de abril de 2012 - 14:45

Água Clara adere a Programa do Governo Federal contra o cigarro

O Programa Nacional de Apoio ao Tabagista (Prev-Prim), executado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), segue seu segundo grupo, em Água Clara. Sob a supervisão da Coordenadora de Atenção Básica do Município, Maria Angélica Benatasso, da psicóloga Cintia Juliana da S. Bettio (Coordenadora do Programa em Água Clara) e do médico Dr. Solimar Brum Silveira.

O objetivo do programa é a diminuição do câncer causado pelo uso do tabaco e o incentivo às pessoas à eliminação do hábito de fumar, por meios alternativos como mudar o comportamento e utilizar medicamentos se necessário.

Reuniões são realizadas com os participantes do Prev-Prim, uma vez por semana, dentro de um mês. Em seguida o participante fica em observação por mais um ano como forma de consulta, a cada quinze dias o paciente volta a se encontrar com os médicos, depois, trinta dias após a consulta de observação, e assim por diante dentro de um ano.

ENCONTROS

Nos encontros a psicóloga Cintia trabalha com um grupo de 15 pessoas, passando a elas, informações sobre o cigarro, seus males e prejuízos, e estratégias, de abordagem comportamental e cognitiva. Já o médico avalia se o paciente necessita ou não de medicamento e os acompanha no decorrer do tratamento.

“Substituir o comportamento negativo, como por exemplo, quando o fumante se estressa, ele fuma, por um positivo, praticar técnicas de relaxamento, exercícios, coisas boas. Orientamos sobre a possibilidade de comportamentos positivos e não negativos”, comentou Cíntia.

Segundo Dr. Solimar Brum, o papel do médico no Programa se resume em fazer avaliações clínicas rigorosas, com solicitação de exames complementares, se necessário, buscar possíveis contra-indicações, além de prescrever e ajustar individualmente as dosagens dos medicamentos, minimizando os sintomas da abstinência. O médico deixou claro que embora o medicamento diminua a vontade de fumar, ele deve ser associado a um contexto de apoio comportamental e psicológico.

Todos os procedimentos do Prev Prim, seguem um protocolo fornecido pelo Ministério da Saúde, inclusive o fornecimento dos medicamentos gratuitos, para àqueles que participam do Programa. 

A triagem para participar do grupo é feita por etapas, primeiro o interessado procura o Centro de Reabilitação, de Água Clara, ao lado da Câmara Municipal, deixa nome e telefone. Em seguida são selecionadas as pessoas por ordem de chegada ou gravidade do caso, logo, é feita uma avaliação inicial com a psicóloga, depois uma avaliação médica, para verificação da necessidade de medicamentos ou não, em seguida as pessoas são encaminhada às reuniões do grupo.

A Coordenadora do Programa ainda reforçou que todos os que procuram o Centro de Reabilitação, para participar do grupo serão atendidos, mas na medida do possível, ela pede para que tenham paciência e aguardem. Além do programa, palestras e campanhas de conscientização sobre o tabaco também são feitas pela equipe do programa contra o tabagismo no decorrer do ano em Água Clara, lembrou Cíntia.

Ainda segundo a psicóloga, no primeiro grupo, realizado em fevereiro deste ano, 50% dos participantes pararam de fumar e a outra metade diminuiu o uso do cigarro. 

Há uma colaboração do estado e dos municípios que aderiram ao programa. Os profissionais, o local dos encontros, panfletos e alimentação (lanche) é cedido pela gestão municipal.

PAREI DE FUMAR

Jandira M. Cossari, 57 anos, fumante desde os 20 anos de idade, participou do primeiro grupo em fevereiro e está há dois meses sem fumar. Segundo Jandira os médicos disseram que ela era dependente do cigarro em 70%. A dona de casa que cuida dos dois netos, fumava uma ‘carteira’ e meia de cigarro por dia, antes de participar das reuniões, e que, na primeira semana após extinguir o hábito de fumar foi difícil. “Senti muita tosse e dores de cabeça”. Jandira ainda comentou que quando fumava sentia o peito ‘chiando’ e tinha as unhas amareladas. “Mas agora durmo melhor, quando faço caminhada, respiro melhor, tenho mais fôlego, mas às vezes ainda sinto que meu corpo ainda exala nicotina”.

Ela relatou que no início, trocou o café pelo chá de gengibre para evitar a vontade de fumar. E que logo após o almoço sentia muita vontade do cigarro, então criou uma estratégia, sempre que sentia vontade após a refeição ia se deitar (dormir).

Jandira ainda está em observação e toma medicamento para ajudar na ansiedade de voltar a fumar. O esposo de Jandira também era fumante e deixou o vicio há 8 anos. “Minha família me ajudou muito também, a deixar o cigarro”. Mas Jandira lembrou que o processo de deixar o vício é lento, deve ser aos poucos, estabelecer um prazo para si mesmo e participar fielmente das reuniões do grupo, é essencial, foi o que a livrou do vicio. “Seguir todas as orientações dos profissionais que nos atende no programa contra o tabaco, ajuda muito mesmo”. 

MEDICAMENTOS

Os medicamentos mais utilizados no combate ao fumo estão divididos em duas categorias: a primeira é a dos medicamentos nicotínicos, também chamados de Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), que se apresenta na forma de adesivos colocados na pele do fumante a cada 24 horas com a liberação lenta de nicotina. A segunda categoria é a dos medicamentos não nicotínicos, que são os antidepressivos, usados no tratamento da dependência à nicotina, onde o mais utilizado é o bupropiona (BUP). A prescrição do médico para esses remédios, segue critérios estabelecidos de acordo com o tipo de abordagem realizada com cada paciente.

Lembrando que para a aquisição gratuita desses medicamentos na Farmácia Central de Água Clara, é preciso que o paciente esteja cadastrado no Programa contra o tabaco e compareça a todas as reuniões. Porém os que tiverem interesse em começar o tratamento medicamentoso antes de participar do Prev Prim, devem marcar consulta com Dr. Solimar, no Posto Central, mas nesse caso o medicamento não será gratuito, orientou o médico.

Se desejar mais informações sobre assunto visite o site do INCA: www.inca.gov.br


Veja Também
Comentários