+55 (67) 3546.2571
sábado, 17 de abril de 2021
quarta, 7 de novembro de 2012 - 11:50

Alimentação equilibrada garante cabelo bonito, diz nutricionista

Uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para quem quer ter cabelos bonitos, garantem nutricionistas e médicos. Como a estrutura dos fios é feita de proteínas, a dieta deve ter principalmente carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, leite e derivados do leite. Todos estes alimentos também são ricos em ferro, importante para evitar a queda.

“Muitas vezes, dietas de baixa caloria acabam dando problema de queda. O cabelo arrebenta com facilidade, fica frágil”, diz a nutricionista funcional Flávia Fuzzi Barroso, que é membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Nutrição 3, em São Paulo.

O problema ocorre, segundo a nutricionista, porque o organismo dá prioridade para os órgãos vitais. Se faltam nutrientes à dieta, não há quantidade suficiente para chegar aos cabelos. Quem tem anemia também pode sofrer com queda. Neste caso, é preciso procurar um médico.

Como a proteína é essencial para o cabelo, uma opção para os vegetarianos é ingerir proteínas de origem vegetal, encontradas no feijão, soja, ervilha, grão de bico e lentilha. O ferro pode ser encontrado em vegetais de cor verde escura, como espinafre, agrião e brócolis.

“Minerais, como zinco e cobre, ajudam no crescimento do cabelo”, diz Flávia. Peixes como a sardinha – mesmo enlatada -, cereais integrais, aveia, gérmen de trigo, fígado, gema de ovo e nozes são ricos nos dois minerais.

Gordura e açúcar
Assim como há alimentos que beneficiam o cabelo, outros pioram a saúde dos fios se ingeridos em excesso. “Tem estudos que mostram que a gordura saturada é oxidante, por isso prejudica os fios do cabelo”, diz Flávia. Este tipo de gordura está presente na gordura animal, como carnes e queijos gordos, nas gorduras industrializadas em geral e nas frituras.

“Uma alimentação com excesso de gordura de origem animal e de açúcar pode desencadear ou piorar problemas como a dermatite seborreica, a caspa”, afirma Luciano Barsanti, médico tricologista – especialista em cabelos – e diretor-médico do Instituto do Cabelo.

Além disso, a nutricionista explica que pessoas que têm uma dieta rica em açúcar e gordura saturada podem ter cabelos mais fracos por deixarem de comer verduras e frutas, que têm vitaminas. “O problema é a dieta desbalanceada, que não tem nutrientes suficientes para o bom funcionamento do organismo em geral”, diz Flávia.

Veja lista de nutrientes importantes para o cabelo e alimentos em que podem ser encontrados:

Proteína: essencial para a estrutura do fio, para evitar queda e para que o cabelo cresça. Está presente nas carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, leite e derivados do leite, além de feijão, soja, ervilha, grão de bico e lentilha.

Ferro: necessário para evitar queda. Aparece nas carnes vermelhas, peixe, frango, ovos e vegetais de cor escura, como espinafre, agrião e brócolis.

Minerais, como zinco e cobre: ajudam no crescimento do cabelo. Estão na sardinha, cereais integrais, aveia, gérmen de trigo, fígado, gema de ovo e nozes.

Vitamina B12: melhora o crescimento do cabelo. É encontrada nas carnes em geral, fígado, ovo, leite e derivados do leite.

Vitamina E : é um antioxidante da estrutura do cabelo. Está presente nos óleos vegetais, como canola, milho, girassol e azeite, além de nozes, amendoim, gema do ovo, peixe e verduras.

Ômega 3 e 6: ajudam na hidratação, dando força e brilho. Esses nutrientes são achados nas sementes, como linhaça e chia, peixes, como atum, salmão e sardinha, sementes oleaginosas, como castanha, nozes e amendoim.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
21min33max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min31max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min32max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min33max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.