+55 (67) 3546.2571
quarta, 01 de dezembro de 2021
quarta, 7 de novembro de 2012 - 11:50

Alimentação equilibrada garante cabelo bonito, diz nutricionista

Uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para quem quer ter cabelos bonitos, garantem nutricionistas e médicos. Como a estrutura dos fios é feita de proteínas, a dieta deve ter principalmente carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, leite e derivados do leite. Todos estes alimentos também são ricos em ferro, importante para evitar a queda.

“Muitas vezes, dietas de baixa caloria acabam dando problema de queda. O cabelo arrebenta com facilidade, fica frágil”, diz a nutricionista funcional Flávia Fuzzi Barroso, que é membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Nutrição 3, em São Paulo.

O problema ocorre, segundo a nutricionista, porque o organismo dá prioridade para os órgãos vitais. Se faltam nutrientes à dieta, não há quantidade suficiente para chegar aos cabelos. Quem tem anemia também pode sofrer com queda. Neste caso, é preciso procurar um médico.

Como a proteína é essencial para o cabelo, uma opção para os vegetarianos é ingerir proteínas de origem vegetal, encontradas no feijão, soja, ervilha, grão de bico e lentilha. O ferro pode ser encontrado em vegetais de cor verde escura, como espinafre, agrião e brócolis.

“Minerais, como zinco e cobre, ajudam no crescimento do cabelo”, diz Flávia. Peixes como a sardinha – mesmo enlatada -, cereais integrais, aveia, gérmen de trigo, fígado, gema de ovo e nozes são ricos nos dois minerais.

Gordura e açúcar
Assim como há alimentos que beneficiam o cabelo, outros pioram a saúde dos fios se ingeridos em excesso. “Tem estudos que mostram que a gordura saturada é oxidante, por isso prejudica os fios do cabelo”, diz Flávia. Este tipo de gordura está presente na gordura animal, como carnes e queijos gordos, nas gorduras industrializadas em geral e nas frituras.

“Uma alimentação com excesso de gordura de origem animal e de açúcar pode desencadear ou piorar problemas como a dermatite seborreica, a caspa”, afirma Luciano Barsanti, médico tricologista – especialista em cabelos – e diretor-médico do Instituto do Cabelo.

Além disso, a nutricionista explica que pessoas que têm uma dieta rica em açúcar e gordura saturada podem ter cabelos mais fracos por deixarem de comer verduras e frutas, que têm vitaminas. “O problema é a dieta desbalanceada, que não tem nutrientes suficientes para o bom funcionamento do organismo em geral”, diz Flávia.

Veja lista de nutrientes importantes para o cabelo e alimentos em que podem ser encontrados:

Proteína: essencial para a estrutura do fio, para evitar queda e para que o cabelo cresça. Está presente nas carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, leite e derivados do leite, além de feijão, soja, ervilha, grão de bico e lentilha.

Ferro: necessário para evitar queda. Aparece nas carnes vermelhas, peixe, frango, ovos e vegetais de cor escura, como espinafre, agrião e brócolis.

Minerais, como zinco e cobre: ajudam no crescimento do cabelo. Estão na sardinha, cereais integrais, aveia, gérmen de trigo, fígado, gema de ovo e nozes.

Vitamina B12: melhora o crescimento do cabelo. É encontrada nas carnes em geral, fígado, ovo, leite e derivados do leite.

Vitamina E : é um antioxidante da estrutura do cabelo. Está presente nos óleos vegetais, como canola, milho, girassol e azeite, além de nozes, amendoim, gema do ovo, peixe e verduras.

Ômega 3 e 6: ajudam na hidratação, dando força e brilho. Esses nutrientes são achados nas sementes, como linhaça e chia, peixes, como atum, salmão e sardinha, sementes oleaginosas, como castanha, nozes e amendoim.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min32max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
19min34max
DouradosDia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
21min35max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.