+55 (67) 3546.2571
quinta, 23 de setembro de 2021
segunda, 9 de setembro de 2013 - 16:50

Alta radiação detectada em poço de monitoramento de Fukushima

A operadora da usina nuclear avariada de Fukushima informou nesta segunda-feira que água subterrânea de um poço de observação próximo a um tanque de armazenamento danificado apresentou níveis elevados de radiação.

As descobertas significam que "agora parece mais provável" que a água radioativa dos tanques danificados tenha se misturado à água subterrânea da região, reportaram as agências de notícias Jiji Press e Kyodo, citando a companhia Tokyo Electric Power Company (TEPCO).

Muitos dos tanques foram usados para resfriar os reatores fundidos após terem sofrido sérios danos com o terremoto seguido de um tsunami em março de 2011.

No poço detectou-se uma radiação de 3.200 becqueréis por litro de materiais emissores de raios beta, inclusive estrôncio.

Na semana passada, o governo japonês anunciou um plano de meio bilhão de dólares para conter os vazamentos, criando um muro de gelo debaixo da usina.

A TEPCO também planeja usar poços para bombear a água subterrânea antes que se infiltre no mar.

Mas, segundo a agência Kyodo, as últimas descobertas poderiam afetar este plano, uma vez que o poço de bombeamento mais próximo está a apenas 130 metros de distância do local de monitoramento de onde a amostra foi coletada.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min33max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
20min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
19min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min33max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.