+55 (67) 3546.2571
segunda, 27 de setembro de 2021
quinta, 12 de setembro de 2013 - 14:00

Americano ligado à Al-Qaeda é traído e morto em emboscada na Somália

Um jihadista nascido no Estado americano do Alabama que ascendeu a postos de comando de um grupo militante ligado à Al-Qaeda na Somália foi morto nesta quinta-feira em uma emboscada orquestrada pelo líder da organização terrorista, disseram militantes à agência AP.

Omar Shafik Hammami, que nasceu na localidade de Daphne (Alabama) e cujo nome de guerra era Abu Mansoor Al-Amriki, ou "Americano", morreu nesta quinta-feira no sul da Somália depois de meses se escondendo após uma disputa com o líder da organização Al-Shabab, Abu Zubayr.

Hammami era um dos mais notórios americanos envolvidos com grupos jihadistas no exterior. Ele se mudou do Alabama para a Somália para se juntar à milícia Al-Shabab em 2006. Ele lutou ao lado do grupo durante anos e ficou conhecido como rapper jihadista ao postar vídeos de músicas no Youtube. Desde março, ele estava na lista dos mais procurados pela Justiça americana e tinha sobre a sua cabeça uma oferta de recompensa de US$ 5 milhões.

No último ano, no entanto, Hammami teria entrado em choque com a liderança do movimento em meio a sinais de crescente tensão entre combatentes somalis e estrangeiros. Em um vídeo publicado em março de 2012, ele divulgou que temia ser morto por causa da rixa. No início deste ano, ele divulgou no Twitter que recebeu um tiro no pescoço e que Abu Zubayr teria enviado tropas em múltiplas direções para capturá-lo. "Nós somos poucos, mas podemos nos levantar. Abu Zubayr enlouqueceu. Ele está começando uma guerra civil".

Segundo a AP, Hammami caiu no desagravo das lideranças do grupo após acusá-los de viver uma vida de luxo com os impostos recolhidos à força por combatentes junto à população somali. Ele também criticou os militantes que desejavam continuar com a luta apenas na Somália, e não globalmente.

A agência AP afirma que, em diversas outras ocasiões, Hammami já foi dado como morto e reapareceu mais tarde, mas cita especialistas em terrorismo para considerar que dessa vez a informação sobre sua morte é verídica.



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min36max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min37max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.