+55 (67) 3546.2571
domingo, 16 de maio de 2021
terça, 19 de junho de 2018 - 16:00

Aprovada isenção em concurso estaduais para doadores de rins

Projeto segue para avaliação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que isenta de pagamento em concursos, os doadores de rins, assim como quem recebeu o órgão por meio de transplante. O objetivo da proposta é estimular para que mais pessoas possam se colocar à disposição (doação) e assim salvar mais vidas.

 

O projeto teve como novidade o uso da votação eletrônica na Assembleia, sendo hoje a primeira sessão (19) dispondo desta tecnologia. Foram 20 votos favoráveis e nenhum contrário, depois que os parlamentares tiveram uma breve explicação sobre o tema, feita pelo presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), o deputado José Carlos Barbosa (DEM).

 

Barbosinha disse aos colegas que a “isenção em concurso” não se tratava de uma renúncia de receita, de acordo com a legislação vigente. Este parecer foi seguido pelos deputados, que estavam em dúvida se a proposta de autoria de Felipe Orro (PSDB) era constitucional.

O autor explicou que a intenção é que haja um aumento de doadores de rins em Mato Grosso do Sul e em todo Brasil, já que muitas pessoas vão a óbito por não conseguirem o transplante. “O intuito deste projeto é exatamente este, sensibilizar pessoas a serem doadoras para salvarmos mais vidas”.

Para ter acesso a esta isenção, o doador precisa fazer a devida comprovação, com apresentação de atestado médico e outros documentos pessoais. Esta situação deve aparecer nos editais dos concursos estaduais. O projeto agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode torná-lo lei estadual ou apresentar veto.

Deputados usaram sistema eletrônico de votação pela primeira vez (Foto: Victor Chileno/ALMS)Deputados usaram sistema eletrônico de votação pela primeira vez (Foto: Victor Chileno/ALMS)


Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min31max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min31max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
16min28max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min31max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.