(67) 99869-0605
terça, 16 de abril de 2024
terça, 19 de junho de 2018 - 15:15

Assembleia faz 1ª sessão com painel eletrônico que registra votos e faltas

Sistema foi implantado semana passada e registrará todos os atos dos deputados durante as reuniões em plenário

Aos moldes da Câmara Federal e Senado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul teve a 1ª sessão com votação eletrônica. A diferença, agora, é que nos três painéis instalados, vai aparecer como cada um dos 24 deputados estaduais votaram, se estão presentes na reunião e qual projeto está sendo discutido.

Outras situações também vão ser demonstradas: tempo de fala de cada parlamentar, ordem dos oradores e quem está utilizando o microfone para discurso. Os painéis foram colocados no plenário principal, no plenarinho e outro no saguão.

 
 
Painel eletrônico mostra o nome dos deputados, ausência e presença, entre outras informações. (Foto: Leonardo Rocha).Painel eletrônico mostra o nome dos deputados, ausência e presença, entre outras informações. (Foto: Leonardo Rocha).

Cada parlamentar terá um terminal de votação na sua mesa, onde primeiro registrará a presença, por meio de biometria ou senha pessoal, depois poderá votar sim ou não em cada projeto.

Para os deputados, a medida é avanço, que traz agilidade e também transparência. "As pessoas poderão acompanhar e ver como os deputados votaram, quem está na sessão", avaliou o deputado Pedro Kemp (PT).

"Vem para modernizar e dar agilidade aos trabalhos", completa o líder do governo no Legislativo estadual, deputado Rinaldo Modesto (PSDB).

Contrato - A Assembleia contratou a empresa mineira Visual Sistema por R$ 22.950,00 por mês. Em ano, o custo será R$ 275,4 mil. A escolhida, por meio de pregão presencial, é responsável também pelo painel do Senado e dos Legislativos de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.



Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários