+55 (67) 3546.2571
domingo, 16 de maio de 2021
terça, 19 de junho de 2018 - 15:15

Assembleia faz 1ª sessão com painel eletrônico que registra votos e faltas

Sistema foi implantado semana passada e registrará todos os atos dos deputados durante as reuniões em plenário

Aos moldes da Câmara Federal e Senado, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul teve a 1ª sessão com votação eletrônica. A diferença, agora, é que nos três painéis instalados, vai aparecer como cada um dos 24 deputados estaduais votaram, se estão presentes na reunião e qual projeto está sendo discutido.

Outras situações também vão ser demonstradas: tempo de fala de cada parlamentar, ordem dos oradores e quem está utilizando o microfone para discurso. Os painéis foram colocados no plenário principal, no plenarinho e outro no saguão.

 
 
Painel eletrônico mostra o nome dos deputados, ausência e presença, entre outras informações. (Foto: Leonardo Rocha).Painel eletrônico mostra o nome dos deputados, ausência e presença, entre outras informações. (Foto: Leonardo Rocha).

Cada parlamentar terá um terminal de votação na sua mesa, onde primeiro registrará a presença, por meio de biometria ou senha pessoal, depois poderá votar sim ou não em cada projeto.

Para os deputados, a medida é avanço, que traz agilidade e também transparência. "As pessoas poderão acompanhar e ver como os deputados votaram, quem está na sessão", avaliou o deputado Pedro Kemp (PT).

"Vem para modernizar e dar agilidade aos trabalhos", completa o líder do governo no Legislativo estadual, deputado Rinaldo Modesto (PSDB).

Contrato - A Assembleia contratou a empresa mineira Visual Sistema por R$ 22.950,00 por mês. Em ano, o custo será R$ 275,4 mil. A escolhida, por meio de pregão presencial, é responsável também pelo painel do Senado e dos Legislativos de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.



Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min31max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min31max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
16min28max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min31max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.