+55 (67) 3546.2571
segunda, 27 de setembro de 2021
quinta, 5 de setembro de 2013 - 17:50

Brasil assinará este mês contrato para construção de satélite de defesa

A assinatura do contrato da estatal Telebras com a Visiona, empresa que vai gerir a construção e lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), deverá ser feita ainda neste mês. A informação foi divulgada por Caio Bonilha, presidente da Telebras, estatal que será uma das operadoras do satélite,.

Depois de firmar o acordo com a estatal, a Visiona terá ainda que assinar contrato com a empresa franco-italiana Thales Alenia, que construirá o satélite. "Estamos em negociação com a Visiona e essa negociação tem que ser aprovada por todas as instâncias de governo. A negociação comercial sempre tem suas nuances e o Tribunal de Contas da União (TCU) também está acompanhando o processo", disse Bonilha.

Segundo o presidente da Telebras, o processo de construção e lançamento do satélite levará 31 meses. Por isso, o SGDC só estará em operação em meados de 2016. O equipamento terá validade de pelo menos 15 anos, de acordo com Bonilha.

O SGDC será usado para dois sistemas: um para uso civil, operado pela Telebras, e outro para uso militar, operado pelo Ministério da Defesa. Segundo Bonilha, a Visiona, que é uma empresa privada formada por "joint venture" entre Embraer (51%) e Telebras (49%), não terá nenhuma participação na operação do satélite.

O presidente da Visiona, Nelson Salgado, disse que o satélite será construído fora do Brasil, por falta de capacidade do parque industrial brasileiro. No entanto, o processo envolverá a transferência de tecnologia para a indústria nacional, a critério da Agência Espacial Brasileira (AEB) e pelo Ministério da Defesa.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min36max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min37max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.