+55 (67) 3546.2571
quarta, 12 de maio de 2021
quarta, 6 de junho de 2018 - 14:40

Calor típico do Pantanal vai embora e homem é socorrido com hipotermia

Nesta quarta-feira completa seis dias de frio em todo o Estado; Algumas cidades permacem nos 9° C

O calorão típico do Pantanal não é sentido pelo moradores e turistas desde o início de junho. O mês começou com frente fria, que derrubou as temperaturas de todas as cidades de Mato Grosso do Sul. Em Corumbá, por exemplo, as temperaturas ficaram entre os 14,2°C e 17,5°C e na manhã desta quarta-feira (6), um homem de 57 anos foi socorrido com sintomas de hipotermia.

A região conhecida pelas altas temperaturas entrou no clima fresco e, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não há previsão das temperaturas subirem. Também não deve chover.

A vítima, que não teve o nome revelado, foi socorrido por equipe de resgate do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Corumbá. O homem estava deitado embaixo de uma marquise, em frente a uma loja localizada na rua 13 de Junho. O responsável por acionar o socorro informou aos militares que a vítima não respondia ao contato.

No local, os bombeiros constataram que a vítima apresentava tremores no corpo, dificuldades motoras, espasmos musculares, confusão mental, extremidades em tom acinzentado e pele fria, ele tinha sinais e sintomas de hipotermia aguda.

Após ser envolto em manta térmica para aquecimento do corpo, ele foi removido para o pronto-socorro municipal para receber os cuidados emergenciais.

Orientações – O primeiro passo ao encontrar uma pessoa em situação de hipotermia é chamar o socorro. Enquanto espera a chegada, retire a pessoa do local gelado e dê uma bebida quente (não muito quente, para que não ocorra choque térmico).

O próximo passo é aquecer as axilas e pernas do paciente (pode ser com bolsas térmicas e cobertores). Caso a pessoa esteja com roupas molhadas, retire-as o quanto antes, pois elas absorvem o calor do corpo, impedindo-o de se manter na temperatura adequada.

Frente fria - A frente fria já havia sido prevista para o Estado no dia 29 de maio e, segundo a meteorologia, as temperaturas devem cair ainda mais na próxima terça-feira, 12 de junho, e se manter em queda por seis dias. O frio será úmido e longo, acompanhado de geada em algumas cidades do Estado, inclusive, Campo Grande.



Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min31max
AnaurilândiaSol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove.
17min26max
Campo GrandeSol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
16min24max
DouradosChuvoso durante o dia e à noite.
21min31max
Três LagoasSol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove.