(67) 99869-0605
sábado, 20 de abril de 2024
terça, 23 de fevereiro de 2021 - 15:40

Câmara continuará parceria com Sesau para próximas etapas de vacinação contra Covid-19

Mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19, com apoio da Câmara Municipal de Campo Grande à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foi concluída. Gabinetes dos vereadores cederam carros e motoristas para levar profissionais da saúde até as casas de idosos acamados que receberam a primeira dose do imunizante. Em março, deve ser retomado o trabalho para aplicação da segunda dose, novamente mantendo a parceria com a Casa de Leis.  

Quem trabalhou nestas etapas ressalta o quanto foi gratificante contribuir nesta fase de pandemia. A motorista Ana Lúcia Cathcart ressaltou que “não tem preço ajudar o próximo, ainda mais nesta situação que precisa ser erradicada o quanto antes. É muito importante e gratificante”. 

Há oito anos já atuando na Câmara Municipal, Carlos Ferreira Gomes também ressaltou a satisfação com essa contribuição. “A felicidade no rosto das pessoas e dos familiares não tem explicação. Há também, em alguns locais, o desafio daqueles que não querem que o idoso tome a vacina”, contou. 

Os motoristas da Câmara passam nos distritos e depois seguem até as unidades de saúde, onde buscam os profissionais da saúde que irão aplicar as doses das vacinas nas residências dos idosos acamados. No total, a meta da Sesau era imunizar 1.147 idosos nesta etapa. Toda a definição sobre as residências em que as equipes irão para vacinar os idosos é feita pela Sesau, conforme cadastro existente e acompanhamento já feito pelas unidades de saúde. A Câmara cedeu veículos para atuar em todos os distritos: Centro, Imbirussu, Bandeira, Lagoa, Prosa, Segredo e Anhanduizinho.  

Logística

O apoio logístico da Casa de Leis começou ainda no dia 21 de janeiro quando as vacinas começaram a ser aplicadas no em idosos que vivem em abrigos e instituições. Doses também foram aplicadas em profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Agora, a Câmara de Vereadores dobrou o número de veículos cedidos para ajudar a dar celeridade na campanha de vacinação.

Na primeira fase, já estavam sendo utilizados onze veículos, cedidos pelos gabinetes dos vereadores Carlão, William Maksoud, Ronilço Guerreiro, Junior Coringa, Dr. Sandro Benites, Otávio Trad, Camila Jara, Prof. João Rocha, Silvio Pitu, Betinho e Zé da Farmácia. Depois, passaram a ser utilizados carros fornecidos ainda pelos gabinetes dos vereadores Delei Pinheiro, Beto Avelar, Tiago Vargas, Dr. Jamal, Edu Miranda, Professor Riverton, Valdir Gomes, Dr Loester, Papy e Clodoilson Pires, totalizando 21 carros. As equipes estão sendo montadas para as próximas fases.  

Vacina nas unidades – Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, até sexta-feira (19), 9.333 pessoas pertencentes ao chamado grupo prioritário, elencado pelo Ministério da Saúde, para receber o imunizante nesta primeira etapa já haviam recebido a dose de reforço, entre eles profissionais da saúde e idosos asilados. 

O município iniciou a imunização emergencial contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro, menos de 12 horas após receber o primeiro lote de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde.  Foram destinadas 26.806 doses da vacina Coronavac, produzida pelo instituto Butantan em parceria com o laboratório Chinês  Sinovac, para iniciar a imunização de 11.966 pessoas pertencentes ao grupo prioritário. 

A primeira etapa abrangeu trabalhadores da saúde das unidades da rede municipal de saúde, hospitais, serviços de urgência, funerárias, idosos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos institucionalizadas.

No dia 25 de janeiro. Campo Grande recebeu mais 9.340 doses da vacina da Astrazeneca-Oxford para imunização exclusiva de trabalhadores da saúde. O intervalo previsto para aplicação da segunda dose é de três meses. Uma terceira remessa foi feita no dia 29 de janeiro, com 3.590 doses para iniciar a imunização dos idosos acima de 80 anos.

Por fim, foi no dia 7 de fevereiro foi enviado um quarto lote de vacinas contendo 11.600 doses da Coronav. O município aguarda o recebimento de mais doses do imunizante para dar prosseguimento a vacinação do grupo prioritário. (Com informações da assessoria de imprensa da  Prefeitura de Campo Grande)

Apoio - Esta não é a primeira vez que a Câmara Municipal dá suporte logístico às ações da Sesau. Em março de 2020, a Casa já havia cedido veículos durante a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Os carros levaram as vacinas até os pontos de vacinação, bem como até as casas de idosos acamados ou com dificuldades graves de locomoção.

 



Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande
Veja Também
Comentários