+55 (67) 3546.2571
segunda, 27 de setembro de 2021
quinta, 5 de setembro de 2013 - 11:25

Campanha, apoiada pela Fibria, alerta contra incêndios florestais

Com o apoio da Fibria, a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), lançou no início desta semana a campanha “Evitar queimadas é preservar a sua vida”.

Segundo o diretor executivo da Reflore, Dito Mário, campanhas contra incêndios florestais são realizadas durante todo o ano, mas devido ao período de estiagem é necessário reforçar a conscientização. “Estamos divulgando a ação no eixo que engloba Três Lagoas, Brasilândia, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande entre outras áreas que possuem base florestal”.

A ação contou com panfletagem no posto da Polícia Rodoviária Federal, em Água Clara, e também há outdoors e spots em rádios nas regiões com florestas plantadas. “Sempre é bom reforçar sobre os riscos de jogar cigarros na beira de estrada e lixo, pois ações como estas podem resultar em incêndios e danos ao meio ambiente”, explica o coordenador de silvicultura da Fibria, Miguel Cadini.

Treinamento

A Fibria possui uma brigada de emergência com cerca de 60 brigadistas que atuam no combate a incêndios florestais. “São profissionais treinados e periodicamente eles participam de capacitação e simulados com foco em atualização das técnicas e avaliar o desempenho da brigada. No mês de abril e maio, os brigadistas participaram de um simulado de combate a incêndio, já em preparação para esta época de estiagem. Além da brigada, contamos com apoio de equipes treinadas em combate a incêndio florestal dos nossos prestadores de serviço”, explica o Técnico de Segurança do Trabalho, Odirlei Aparecido Furlan.

Além dos brigadistas, a Fibria também conta com o canal Fale com a Fibria, em que a comunidade em geral pode utilizar o serviço gratuito do 0800 642 8162, para informar sobre ocorrências de incêndios florestais. “O número também pode ser utilizado para outras informações sobre a Fibria, com a Rede de Percepção de Odores, para dizer como os motoristas estão dirigindo, entre outros serviços da Unidade”, diz Cadini.



Sobre a Fibria



Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 967 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 341 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém 17.785 trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de sete Estados brasileiros.



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min36max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min37max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.