+55 (67) 3546.2571
quarta, 24 de fevereiro de 2021
bataguassu
bataguassu
segunda, 18 de março de 2013 - 10:40

Campanha para incentivar a coleta do exame de preventivo é realizada pela Secretaria de Saúde

Durante um mês, de 15 de março a 15 de abril de 2013, equipes da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Costa Rica - MS realizaram nas unidades de saúde da família, a coleta de material para exame preventivo de câncer de colo uterino. A 1ª Campanha de Coleta de Preventivo do Colo de Útero de 2013 visa detectar o câncer e eventualmente alguma DST - Doença Sexualmente Transmissível.

Segundo a enfermeira, coordenadora Municipal da Atenção Básica, Daiane de Souza Pupin, o câncer no colo do útero é um dos responsáveis pelo elevado índice de mortalidade feminina, mas caso alguma anormalidade seja detectada precocemente, poderá ser tratada ainda mesmo antes que o câncer apareça.

“Por meio do exame preventivo, podemos rastrear as alterações que possam ocorrer no colo uterino precocemente e isso vai ajudar no tratamento de forma que o problema seja resolvido com maior rapidez”, citou Daiane Pupin.

A coordenadora da Atenção Básica reforça o pedido para que todas procurem uma unidade de saúde e façam o preventivo. “As mulheres que realizarem sua coleta nos postos de saúde neste período estarão concorrendo a uma cesta com produtos de beleza”, destacou Daiane Pupin. As mulheres que procurarem a unidade de saúde precisam levar o Cartão Nacional do SUS – Sistema Único de Saúde para efetuar sua coleta.

A secretária Municipal de Saúde Pública, enfermeira Adriana Tobal, informa que o procedimento é rápido, mas muito importante, pois é a principal forma de prevenir-se contra o câncer no colo do útero. “O procedimento consiste em coletar células do colo do útero. Após coletado, o material é enviado para um laboratório. No local é feita uma análise que visa identificar se existe ou não alguma alteração”, referiu Adriana Tobal.

Segundo ela, para que todas as mulheres possam receber atendimento, as unidades de saúde do Município estarão abrindo no dia 03 de abril (quarta-feira) no período noturno das 18h às 21h a fim de contemplar as mulheres que trabalham durante o dia. “Aquelas mulheres que não puderam participar da campanha, podem procurar uma unidade de saúde no dia 03 de abril e fazer o exame no período noturno”, informou.

“Esse é mais um grande investimento do prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PR), através da Secretaria de Saúde, voltado para a saúde da população costarriquense”, finaliza Adriana Tobal.
Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min37max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
21min33max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min35max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min37max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.