+55 (67) 3546.2571
quinta, 28 de outubro de 2021
quinta, 6 de março de 2014 - 15:20

Campo Grande afasta risco de racionamento de água

O forte calor e a falta de chuva têm prejudicado o nível de água de muitos reservatórios de água em todo o Brasil. São Paulo está operando com o menor nível de sua história.

Os paulistas têm enfrentado racionamento porque seus reservatórios estão abaixo de sua capacidade e até um grupo anticrise foi criado para monitorar diariamente a evolução da crise.

Campo Grande, no início do ano, sofreu com as altas temperaturas e com a falta de chuva, que só chegou ao final de fevereiro. Mesmo assim os reservatórios continuam com seus níveis normais.

A empresa Águas Guariroba, que atende 99,6% de cobertura de rede de água, afirma que mesmo com o aumento do consumo os reservatórios continuam com níveis normais.

De acordo com a assessoria da concessionária, 150 poços distribuídos pela cidade abastecem a população. Além do mais, dez poços a água vêm do Aquífero Guarani (maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo) e também a empresa trabalha com sistema de contingenciamento.

Atualmente, a concessionária opera com capacidade 30% maior e distribui 215 milhões de litros de água por dia aos campo-grandenses. Segundo estimativa, cada habitante tem um consumo médio diário de 153 litros. Ainda de acordo com a assessoria da empresa, a concessionária tem um Centro de Controle Operacional (CCO) que controla a distribuição de água e pode ser controlado remotamente de um sistema para outro para que não haja falta de água nos bairros da Capital.

Através do CCO é possível controlar, em tempo real, os serviços de produção, reserva e distribuição de água, recalque dos esgotos através das estações elevatórias de esgoto, a programação dos serviços nas redes, instalações e equipamentos, bem como efetuar a segurança patrimonial das instalações da empresa. Os sistemas estão 100% automatizados e possibilitam ligar e desligar os equipamentos à distância, ter informação se as unidades de produção e recalque estão ligadas, verificar os níveis de reservatórios, vazão e pressão do sistema e controle da performance dos equipamentos.

Para ações relacionadas à preservação do meio ambiente, a concessionária investiu no reaproveitamento dos subprodutos do tratamento de água, como a eliminação do gás H2S, que pode ser transformado em fonte de energia. Além disso, preocupações com a destinação correta do lodo e aumento da captação de água por meio de poços tubulares profundos, em substituição à produção de água, também fazem parte das ações da empresa para tornar mais eficientes e verdes seus recursos e atuação.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
21min29max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
22min30max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
21min32max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
22min29max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.