+55 (67) 3546.2571
sábado, 24 de julho de 2021
quarta, 7 de novembro de 2012 - 10:45

Campo Grande Vence Prêmio Prefeito Inovador 2012

Prefeituras de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro estão entre as vencedoras da premiação que reconhece práticas de modernização dos processos públicos. Campo Grande ganhou a categoria de cidades com mais de 500 mil habitantes.

Cidades de quatro estados brasileiros são as vencedoras do Prêmio Prefeito Inovador – ciclo 2012. Rio de Janeiro (RJ), Piratuba (SC), Santana de Parnaíba (SP), Indaiatuba (SP) e Campo Grande (MS) receberam na noite da terça-feira (6), em São Paulo, homenagens pelos investimentos feitos na informatização dos processos e pelas melhorias alcançadas nos serviços municipais. Escolhidas entre 54 administrações brasileiras, as prefeituras foram selecionadas por seus projetos inovadores nas áreas de educação, saúde, segurança e tecnologia.

Todos os municípios concorreram com cidades do mesmo porte em quatro diferentes categorias: até 25 mil, de 25 a 200 mil, de 200 a 500 mil e acima de 500 mil habitantes. Além destas, a premiação elegeu o município do Rio de Janeiro como destaque nacional por uma série de iniciativas inovadoras, entre elas, a criação de parques e espaços do conhecimento, atuação do centro de operações e controle e pelo envolvimento da sociedade no desenvolvimento de aplicativos.

Práticas de Sucesso

Eleito na categoria que elege prefeituras de cidades de até 25 mil habitantes, o pequeno município catarinense de Piratuba (SC) foi vencedor por investir na informatização dos serviços e no uso da Tecnologia da Informação para promover a melhoria dos processos públicos. A cidade, com pouco mais de 4.500 habitantes, apostou na inclusão digital para melhorar resultados na educação municipal, com atividades interativas e internet para toda a população. Na área da saúde, todos os agentes utilizam netbook para o registro e avaliação familiar.

Seguindo o mesmo modelo, o município de Santana de Parnaíba (SP) venceuconcorrentes na categoria que elege prefeituras de 25 a 200 mil habitantes por apresentar projetos referências nas áreas de educação, saúde e meio ambiente. Além de aderir, por meio de convênio com o Instituto Ayrton Senna, a novos métodos de ensino, a prefeitura se destaca com Sistema de Gestão da Saúde, com acesso em tempo real das agendas locais e especialidades. A cidade conta ainda com sistema de rastreamento das viaturas e estatísticas de ocorrências, quepossibilita monitorar a natureza das informações com banco de dados.

Investimentos nas mesmas áreas, aliadas ao bom uso da Tecnologia da Informação renderam à cidade de Indaiatuba (SP), a vitória na categoria que elege prefeituras de municípios entre 200 e 500 habitantes. O município foi reconhecido por implementar o “Projeto Ler Faz Bem”, que propõe a construção de livros virtuais de forma colaborativa. As atividades extracurriculares compõem o conjunto de exemplos de sucesso acumulados, como o Sistema de Posicionamento Global em Tempo Real, abrangendo toda a frota de transportes. O cidadão também dispõe do Sistema de SMS para recebimento de informações referentes às linhas e horários dos ônibus.

Com laboratórios de informática já implantados em todas as escolas do município, Campo Grande (MS) foi a vencedora na categoria que elege prefeituras de cidades com mais de 500 mil habitantes. A capital sul-mato-grossense se destacou na área de educação pelo estímulo dado a alunos e professores para a criação de plataforma de formação, que permite o aprimoramento e aprendizagem virtual dos estudantes. A sistematização implementada na área da saúde também permite a gestão integrada da população local. Pelo uso de diferentes métodos inovadores, a cidade venceu Belo Horizonte, finalista na competição.

Última categoria anunciada da noite, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi declarada vencedora nacional da premiação pelo conjunto de soluções inovadoras adotadas em prol do cidadão. A prefeitura criou espaços do conhecimento, equipados com infraestrutura de informática, acesso à web e aplicativos interativos onde, especialmente crianças e adolescentes, podem acessar informações para pesquisas e trabalhos escolares, além de participar de cursos técnicos.

Outro destaque é o trabalho do centro de operações e controle da capital fluminense, que dispõem de 670 câmaras de monitoramento e integra serviços como segurança pública, bombeiros, trânsito, defesa civil, emergências médicas. A partir desta ferramenta o município monitora as principais ocorrências e toma providências para atender a população. Do mesmo modo, a iniciativa de engajar a sociedade na identificação de necessidades de informação e serviços também ajudou o município a angariar o Prêmio.

O Prêmio

Com a proposta de modernizar o setor público municipal por meio de estratégias e ferramentas de tecnologia, o Prêmio Prefeito Inovador (PPI) reflete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos à sociedade civil. A abrangência na utilização de TI nos diversos sistemas organizacionais resulta em vantagens para governante e cidadãos, como, por exemplo, organização, agilidade, precisão e inclusão. A iniciativa conta com o patrocínio da GE e apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e da Associação Goiana de Municípios.

Em 2011, a vencedora, após concorrer com 74 prefeituras de todo o país, foi Curitiba (PR). A capital paranaense se destacou com laboratórios de informática instalados em todas as unidades de ensino da rede municipal, e a criação do programa “Digitando o Futuro”. Além de possuir uma das maiores redes de bibliotecas do país, a cidade é modelo no sistema eletrônico implantado na área de saúde, que permite o agendamento de consultas e exames, além da visualização de prontuário eletrônico médico e odontológico nas unidades de saúde do município.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
15min31max
AnaurilândiaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
17min33max
Campo GrandeSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
16min32max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
16min31max
Três LagoasSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.