+55 (67) 3546.2571
sábado, 24 de julho de 2021
quarta, 7 de novembro de 2012 - 14:30

Cem pessoas desaparecem em naufrágio de barco

Cerca de 100 pessoas, incluindo refugiados birmaneses da comunidade rohingya, estão em paradeiro desconhecido após o naufrágio, nesta quarta-feira (7), da embarcação em que viajavam próximo ao litoral de Bangladesh, informou à Agência Efe uma fonte policial.

Segundo explicou Amirul Alam, inspetor da cidade bengalesa de Teknaf, que fica perto do local do naufrágio, por enquanto só dez dos passageiros foram resgatados após o acidente, que ocorreu de madrugada.

"No barco havia cerca de 110 pessoas, das quais 100 estão desaparecidas", disse Alam, por telefone.

Na embarcação, que ia para a Malásia, havia bengaleses e refugiados birmaneses rohingya, uma comunidade de fé muçulmana minoritária no país.

A guarda litorânea iniciou uma operação para resgatar sobreviventes, embora, com a passagem das horas seja cada vez mais complicado encontrar pessoas vivas.

De acordo com um alto comandante das forças de segurança bengalesas citado pelo jornal local "Daily Star", o barco viajava com excesso de passageiros.

A comunidade rohingya é composta por cerca de 800 mil pessoas em Mianmar, onde não tem nenhum direito reconhecido porque se considera que provêm do território que atualmente faz parte de Bangladesh, de modo que vivem como apátridas.

Segundo as autoridades birmanesas, a última onda de violência que eclodiu no final de outubro entre membros das comunidades budista (majoritária) e muçulmana deixou 89 mortos e 32.231 deslocados, em sua maioria rohingya.

Fugindo dos enfrentamentos, muitas destas pessoas tentam inicialmente buscar refúgio em Bangladesh, onde se estima que poderia haver várias centenas de milhares de membros da comunidade rohingya.



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
15min31max
AnaurilândiaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
17min33max
Campo GrandeSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
16min32max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
16min31max
Três LagoasSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.