segunda, 26 de julho de 2021
quarta, 20 de maio de 2015 - 14:40

Cientistas criam 'morfina caseira' a partir de cerveja

Cientistas descobriram uma forma de produzir morfina usando o método aplicado na produção de cerveja artesanal. Eles modificaram geneticamente leveduras para que estes fungos realizem um processo químico complexo capaz de transformar açúcar no narcótico. O estudo foi publicado no periódico científico Nature Chemical Biology e é visto de forma promissora por médicos. Mas também gerou preocupações sobre a possibilidade de serem criadas drogas "artensanais". Solução Para produzir cerveja em casa, é necessário usar leveduras microscópicas que transformam açúcar em álcool. Mas, ao usar DNA de plantas, pesquisadores conseguiram criar leveduras capazes de ter a morfina como resultado final deste processo químico. Um estágio desta produção - que resulta em um composto químico intermediário conhecido como reticulina - era um obstáculo para o objetivo. Isso foi solucionado por uma equipe da Universidade da Califórnia, em Berkley (EUA). "O que queremos fazer é alimentar a levedura com glucose, uma forma barata de açúcar, para que ela seja capaz de transformá-lo em uma droga terapêutica", afirma o bioengenheiro John Duebe. "Em nosso estudo, descrevemos todos os passos necessários para isso. Agora, é uma questão de conectá-los e criar um processo capaz de produzir em escala. Não é algo simples, mas é possível." Papel vital A morfina tem um papel vital no alívio de dores em pacientes em hospitais, mas requer a colheita de papoula para ser produzida. A morfina caseira poderia ser mais fácil de ser feita e permitiria a cientistas alterar as etapas de sua confecção para desenvolver novos tipos de analgésicos.