+55 (67) 3546.2571
sexta, 17 de setembro de 2021
quarta, 18 de setembro de 2013 - 09:30

Com apoio da Fibria, Parceria Votorantim pela Educação inicia o terceiro ciclo de atividades com foc

 Com o objetivo de fortalecer o valor da educação nos municípios apoiados pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), Fibria e o Instituto Votorantim dão início ao terceiro ciclo de atividades, que terá como foco a valorização de espaços e atividades de leitura para a comunidade. Pretendendo fazer da leitura um valor social, a iniciativa fomenta ações que valorizem a prática em toda a comunidade.

Este é o terceiro ano que o projeto é desenvolvido em Mato Grosso do Sul e teve como participantes os municípios de Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Selvíria. Com início em 2011, o projeto já contemplou mais de 12.500 pessoas, entre estudantes, familiares e a comunidade dos municípios parceiros do projeto.

“Estamos na metade do processo. É o momento de identificar os espaços públicos de maneira a promover o acesso à leitura e fomentar a cultura leitora nas comunidades. O PVE entende que todo cidadão tem direito à educação de qualidade e assegurar esse acesso é um compromisso de todos – família, escola, gestão pública, empresa e comunidade”, declarou Mariana, coordenadora dos Programas de Educação, Trabalho e VIA do Instituto Votorantim.

Serão distribuídos materiais de mobilização nos municípios participantes, com diferentes propostas: um painel interativo a ser colocado em locais públicos, placas para sinalizar lugares onde há livros e cartas de leitores sobre o importante papel da leitura em suas vidas, que serão colocadas em estabelecimentos comerciais da cidade. O material pode ser encontrado, também, em versão digital gratuita no Blog Educação (www.blogeducação.org.br).

As ações em parceria com as secretarias municipais de educação terão ênfase no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que têm como objetivo principal o cumprimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

No próximo ciclo, as ações de mobilização serão voltadas para a celebração da leitura. Os mobilizadores locais promoverão um evento para comemorar os resultados do ano. Também serão entregues os prêmios referentes ao Concurso Tempos de Escola, que teve mais de 4 mil redações inscritas no primeiro semestre.

O projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana RedEAmérica.

Sobre o Instituto Votorantim

Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade.

Com presença em mais de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as unidades de negócio em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6 milhões de pessoas.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 967 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 341 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém 17.785 trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de sete Estados brasileiros.



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min38max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
21min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
20min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
21min38max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.