+55 (67) 3546.2571
sábado, 24 de julho de 2021
terça, 6 de novembro de 2012 - 16:45

Comissão da OAB/MS lança documento sobre direito dos povos indígenas

A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai) da OAB/MS lança, na próxima quarta-feira (7), a Cartilha de Direito dos Povos Indígenas. O trabalho, inédito no País, reúne informações sobre as etnias presentes no Brasil, cultura, direitos e terras indígenas, entre outras assuntos. A cerimônia de lançamento acontece no auditório da OAB/MS em Campo Grande, às 9h.

“Somos todos membros da mesma família humana. Somos todos membros da mesma raça, que se manifesta biologicamente e culturalmente de diversas maneiras interdependentes. Da mesma forma, somo iguais em dignidade e direitos”, afirmou o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte.

Com esse trabalho, a OAB/MS inova em tornar a discussão e defesa dos povos indígenas uma luta permanente, além de zelar pela sociedade com a mesma atenção que cuida dos interesses dos advogado. Dentre todas as Seccionais da OAB, Mato Grosso do Sul é a única que empossou profissionais para abordar esse tema.

“Acompanhamos as disputas por terras e a situação dos indígenas no Estado. Porém, também trabalhamos na promoção da cultura indígena, pois queremos mostrar o lado bom da cultura, chega de falar de índio e relacionar com morte”, argumentou a presidente da Copai, Samia Roges Jordy Barbieri.

Apesar de informações técnicas e jurídicas, a cartilha foi escrita com linguagem simples, voltada para o publico em geral. A Copai ainda publicou na cartilha desenhos de crianças índias e não-índias para que se faça um comparativo do imaginário entre elas.

Para o lançamento oficial da cartilha, a Copai convidou alunos de escolas da Capital que realizarão apresentações culturais com o tema povos indígenas. A sede da OAB/MS está localizada na Avenida Mato Grosso, 4700.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
15min31max
AnaurilândiaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
17min33max
Campo GrandeSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
16min32max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
16min31max
Três LagoasSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.