+55 (67) 3546.2571
sexta, 26 de fevereiro de 2021
bataguassu
bataguassu
sexta, 15 de março de 2013 - 10:15

Confira o Legislativo de Campo Grande

“Meu mandato será feito com dedicação e transparência nos trabalhos realizados”, declarou Delei Pinheiro

Atendendo aos pedidos dos moradores da região do Prosa na Capital, o Vereador Delei Pinheiro (PSD), apresentou na manhã desta quinta-feira (14), as seguintes Indicações, a construção de um ponto de ônibus, na Rua Catanduva, esquina com a Rua Duas Vilas, localizada no bairro Jardim Imperial, indicou também a construção de uma cobertura para o ponto de ônibus na Rua Balsas no bairro, Estrela do Sul e também enviou o pedido para que, seja implantado um redutor de velocidade, na Av Castelo Branco com a Rua Aline, no bairro Bosque do Avilan.

O vereador Delei Pinheiro (PSD), está de olho nas regiões de nossa Cidade, atenciosamente vem ouvindo aos pedidos da população.”Meu mandato será feito com dedicação e transparência nos trabalhos realizados”. Declarou Delei. 


Vereador Chiquinho Telles apresenta projeto de lei de proteção animal e recebe Fórum Municipal de Cultura

O vereador Chiquinho Telles (PSD) encerra nesta sexta-feira (15) uma semana de extensas atividades tanto na Câmara Municipal de Campo Grande, quanto no gabinete comunitário nas Moreninhas. Chiquinho apresentou durante a semana projeto de lei de proteção animal, participou de audiências publicas e recebeu membros do Fórum Municipal de Cultura.

Durante as atividades parlamentares no gabinete, Chiquinho recebeu lideranças de bairros e protocolizou além de várias indicações, requerimentos solicitando a prefeitura que sejam oferecidos cursos profissionalizantes nos Centros Comunitários e também que seja realizado estudo para arborização e plantio de árvores nativas ou não nos conjuntos residenciais populares da EMHA (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande).

“Foram ideias vindas dos bairros que chegam ao nosso gabinete e também ao gabinete comunitário e que visa atender a população da cidade, em várias regiões”, pontua Chiquinho Telles.

Lei de proteção Animal

Diante das solicitações de protetores e entidades organizadas de proteção aos animais, o vereador protocolizou o projeto de Lei 7.353/13 que está em trâmite na Casa de Leis e institui a lei municipal de proteção e bem estar de animais domésticos no município.

“É um assunto urgente, um assunto que precisa sim ser debatido e que como sempre falo, ter animais domésticos traz bem estar as pessoas, melhora a qualidade de vida, por isso atendemos ao pedido dos protetores e tenho certeza que será um projeto aprovado”, afirmou o vereador que recebeu elogios dos colegas de tribuna por tratar do assunto. O projeto foi dado conhecimento em plenário na última terça-feira (12) e ainda não há data para a votação.

Fórum Municipal e frente parlamentar de cultura

Na quarta-feira (13) Chiquinho Telles que é presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal recebeu os membros do Fórum Municipal de Cultura além de outros interessados no assunto durante reunião aberta no plenário Edroin Reverdito.

“Estamos cada vez mais convictos que é preciso democratizar o acesso a cultura, com manejo de recursos para que as atividades culturais realmente aconteçam e mais que isso, valorizando os artistas, por isso, solicito aos participantes tanto do Fórum, quanto daqueles que querem fazer parte do movimento cultural em nossa cidade estejam sempre buscando provocar a Casa a contribuir seja na forma de legislação ou só de apoio, precisamos participar mais”, destacou Telles que é músico e radialista.

Além dele participaram do evento os vereadors Eduardo Romero (Vice Presidente), Grazielle Machado e Luiza Ribeiro.

Audiência pública

Membro da Comissão de Segurança Pública, Chiquinho participa nesta sexta-feira da audiência pública que tratará do assunto e será no plenário Edroim Reverdito a partir das 9h. "Vamos debater as frequentes ondas de assaltos e arrastões que tem tirado o sono da população que se sente insegura, é um assunto importante e que é preciso a participação de toda a sociedade", frisou. 


Vereador Carlão conclama população para discutir a segurança em audiência


O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), vice-presidente da Comissão de Segurança Publica da Câmara Municipal convocou, através da comissão, Audiência Publica às nove horas desta sexta-feira (15.03) no plenário Hedroim Reverdito para debater a segurança na Capital. Conforme o parlamentar o debate foi motivado pela frequência e a violência dos assaltos registrados nos últimos meses e até a ocorrência de um “arrastão” em uma das principais avenidas de Campo Grande, situação que preocupa a população e merece atenção do Legislativo Municipal.

“Os últimos incidentes de incêndios em automóveis no centro da cidade e ataque de gangues em alguns bairros também serão assuntos discutidos na audiência. Convidamos todos os agentes envolvidos na segurança em nível estadual e municipal. As entidades, sindicatos e principalmente a população que é maior interessada em combater a criminalidade”, ponderou o vereador.

“Precisamos averiguar junto aos agentes da segurança publica quais as providencias tomadas para coibir esses crimes. Além de envolver o Poder Legislativo nesse processo, unindo também a população através dos conselhos de segurança e as demais lideranças que podem ajudar. O que não podemos é nos acostumar a ouvir notícias de assaltos, roubos e arrastões na cidade. Porque a insegurança é um problema que reflete no desenvolvimento geral do município”, ponderou.

O vereador socialista também destacou que as audiências públicas são um ótimo instrumento de participação e de controle popular na Administração Pública, além de fortalecer o Estado Social e Democrático de Direito.

“Essas audiências ajudam na troca de informações com o administrador e estimulam o exercício da cidadania. Desde o inicio do ano legislativo já tivemos grandes temas em debate e quase sempre com a Casa de Leis lotada com a população e a imprensa. Esse é o nosso papel como vereadores”, concluiu Carlão.


Edil Albuquerque critica desapropriação de terreno na Área do Papa e solicita audiência pública na Câmara dos Vereadores


A desapropriação do lote no parcelamento Papa João Paulo II, localizado na Vila Sobrinho, publicado no último dia 12 de março, no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), para ampliação do Cemitério Santo Amaro, foi tema da palavra livre realizada pelo vereador Edil Albuquerque na última quinta-feira (14).

Na ocasião, o parlamentar destacou que o decreto nº 12.114 tem o objetivo de utilizar uma área com cerca de 90 mil metros quadrados, para ampliar as instalações do Santo Amaro que hoje não comporta abertura de novos túmulos. “Acredito que seria melhor construir um novo cemitério, em outra área. Eu fui ao local e constatei que a situação realmente está complicada com a superlotação, ao ponto de enterrarem corpos em sepulturas rasas. Isso é um desrespeito com as famílias dos mortos”, declarou.

Por entender que a Prefeitura falhou em ouvir e esclarecer a população com informações sobre o motivo da desapropriação, Edil propôs à Casa de Leis a realização de uma audiência pública, com data a ser marcada para próxima semana, com apoio e participação de moradores do Condomínio Parque Residencial dos Flamingos. O vereador recebeu no gabinete um ofício (06/2013) com anuência de 706 apartamentos de moradores do Residencial, localizado no bairro Lar do Trabalhador pedindo apoio na Câmara dos Vereadores, para impedir que a ampliação seja executada.

Nas palavras dos moradores, eles recorreram ao parlamentar em caráter de “desespero” por entender que a medida seria um “caos” econômico e social e até um problema seríssimo de saúde pública, já que a instalação de um cemitério no espaço citado poderia ocasionar, por exemplo, a contaminação do lençol freático e inviabilizar o uso de água de poços artesianos como ocorre hoje na região, inclusive no Residencial Flamingos e outros da redondeza.

Os moradores lembraram ainda que a medida irá desvalorizar os imóveis da região já que muitos potenciais compradores perderiam o interesse em adquirir propriedades nas imediações. Segundo a síndica do Flamingos, Cideni Felske, atualmente moram no residencial cerca de 4 mil moradores, e o que se espera da administração pública é investimentos na região. “Se a área fosse desapropriada para construção de alguma benfeitoria estaríamos de acordo. O que não queremos é o aumento do cemitério em nossa região. Isso nos traria vários prejuízos e por isso estamos nos manifestando”, ressaltou.

De acordo com o ofício, os moradores contam com o apoio da Igreja Católica que também se mostrou contrária a ampliação do cemitério, pelo fato de ficar muito próximo ao Memorial do Papa, dificultando o acesso dos milhares fiéis que frequentam o local, principalmente, em época de festas religiosas.

Edil Albuquerque questionou em seu discurso, se a Prefeitura já realizou um estudo ambiental no local para verificar os impactos que podem ser ocasionados no local e indagou: “Com tanta área pública em Campo Grande e bairros populosos necessitando de cemitérios, porque ampliar um que já está superlotado? O ideal seria trabalhar na logística interna, na adequação

com tecnologia, isso já se tem atualmente. Por isso atendendo ao pedido dos moradores vou propor aqui uma audiência pública para discutirmos a desapropriação desta área”, finalizou o vereador.


Edil Albuquerque solicita instalação de nove pontes de concreto para área rural de Campo Grande

O vereador Edil Albuquerque encaminhou nesta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), um pedido para viabilizar a instalação de pontes de concretos com parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em nove córregos localizados no perímetro do município de Campo Grande. São eles: córrego Ceroula, córrego do Açude, córrego Pouso Alegre, córrego Salto, córrego Campeira, córrego Liso, córrego Cachoeira, córrego Limpo e rio Cachoeira.

Em projeto inicial desenvolvido pela Prefeitura Municipal já foram contempladas outras 11 pontes, porém é importante ressaltar que os assentamentos rurais e outras pequenas áreas no entorno de Campo Grande enfrentam dificuldades com as pontes de madeiras existentes, gastas e que já não suportam mais o fluxo de veículos.

Segundo o parlamentar, tendo em vista que a produção agrícola em nosso município aumentou, a movimentação de veículos de grande porte, caminhões, máquinas agrícolas e ônibus escolares nas estradas vicinais prejudicaram ainda mais estas condições. “Com o período de chuvas, o grande volume de águas dos córregos torna difícil e praticamente impossível a movimentação de entrada e saída da produção, o que gera grande prejuízo aos pequenos produtores. Além disso as crianças que dependem do transporte escolar ficam impedidas de assistir as aulas por dias”, alertou.

A fim de sanar estas dificuldades, o vereador solicitou junto ao Executivo Municipal a conclusão da instalação das Pontes de Concretos em regiões que não foram atendidas na primeira etapa do projeto executado em parceria da Prefeitura de Campo Grande com o Ministério da Agricultura. Na primeira fase foram contemplados os córregos: Anhanduí, Abismo, Estiva, Monte Alvão, Paraíso I e II, Soltinho, Inferninho, Pulador, Salto e Anta.


Nos bairros: Vereador Elizeu Dionizio reivindica melhorias para o bairro Otávio Pécora

O vereador Elizeu Dionizio solicitou na sessão ordinária desta quinta-feira a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (SEINTHRA), a instalação de uma Academia ao Ar Livre e a revitalização do Centro Comunitário do bairro Otávio Pécora.

Segundo o vereador a Academia ao Ar Livre é um sonho antigo da população do bairro, pois oferece às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam de frequentar as academias comuns a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso. Os moradores destacam que, por falta de um espaço acabam procurando outros locais mais distantes para praticar as suas atividades físicas, o que tem gerado dificuldades e transtornos.

Quanto à revitalização do Centro Comunitário os moradores relatam que o local está depredado, o mato está alto e a sensação de abandono é gritante. Antes havia atividades para os moradores, aconteciam eventos, o local atendia de fato aos cidadãos. 



Paulo Pedra cobra melhora no atendimento dos Postos de Saúde do CAC da Capital

Nesta quinta-feira (14), o vereador Paulo Pedra, líder do PDT na Câmara Municipal, solicitou a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) mais médicos para atender os postos de Saúde 24 horas. Trata-se de uma reivindicação de vários moradores, representados por João Gonçalves Santurião, que reclamam da demora nos atendimentos e nas realizações dos exames.

Para eles, as unidades não possuem médicos suficientes para atender a demanda. O parlamentar também cobrou agilidade no atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão William Macksoud Filho, sito a Cândido Mariano, região Central. O mesmo justificou que há muitas reclamações em relação ao atendimento, e de acordo com os contribuintes, o tempo de espera é de mais de quatro horas. “Eles procuram a Central para pagar contas, no entanto estão saindo insatisfeitas, por causa do atendimento”, afirma. Paulo Pedra também solicitou a instalação de rede de esgoto para o Loteamento Praia da Urca, localizado na região Segredo. 


Vereador Gilmar da Cruz agradece Ministro Marcelo Crivella


Os sul-mato-grossenses receberam nesta quinta-feira (14) o ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella (PRB). Ele assinou o lançamento do Plano Safra 2013/2014, dos convênios e construção de parcerias para desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa.

O vereador Gilmar da Cruz, que participou do evento, agradeceu o ministro, e ressaltou a importância da visita dele ao estado. “A visita do ministro a MS, valoriza cada vez mais nosso estado, que tem um enorme potencial de desenvolvimento” disse. 


Anhanduí recebe visita do Vereador Gilmar da Cruz


Diante da revolta dos moradores, que se queixam de abandono do poder público, o vereador Gilmar da Cruz, às vésperas da primeira sessão comunitária que acontecerá na próxima quarta-feira (20), foi até ao distrito de Anhanduí para ouvir moradores do local, e pode conhecer as reais dificuldades encontradas no distrito.

Ao chegar no local, Gilmar da cruz foi recebido pela presidente do bairro, Elisabeth Pannebecker, que logo relatou ao vereador uma série de problemas, entre eles os encontrados nas escolas municipal e estadual, onde as duas escolas disponibilizam do mesmo espaço para a pratica de atividades físicas. “Os alunos muitas das vezes por falta de espaço, praticam as aulas de educação física fora da escola, nesse campo de futebol atrás da minha casa. O poder público olha para Anhanduí como se aqui fosse uma cidade, e não é. Anhanduí é um bairro de Campo Grande, é um absurdo a gente não ter uma creche, e não ter um posto 24 horas. Queremos realmente que se faça alguma coisa” disse Pannebecker.

Durante toda a campanha política, para a eleição de vereadores e prefeito, o vereador Gilmar da Cruz, não percorreu o distrito, mas durante a visita relatou que fará o possível para atender a todos os moradores, levando a Anhanduí o que realmente eles necessitam. “Durante a campanha eu não vim aqui pedir votos, mas estou aqui agora oferecendo a minha ajuda, e podem ter certeza que vou me colocar como um representante de vocês lá na Câmara Municipal. Na administração do nosso amigo e prefeito Alcides Bernal, a preocupação tem sido a de colocar as pessoas em primeiro lugar, por isso tenho plena convicção de que conseguiremos trazer o desenvolvimento para Anhanduí”. Disse Gilmar da Cruz.

O vereador andou todo o distrito acompanhado da presidente do bairro e de sua equipe da assessoria jurídica, que prestaram serviços à população.


Vereador Eduardo Romero se reúne com Fórum e Comissão de Cultura para garantir recursos do Executivo

Na tarde dessa quarta-feira, 13 de março, diversos artistas, produtores e pesquisadores culturais estiveram na Câmara Municipal, reunidos através do convite do Fórum Municipal de Cultura e a Comissão Permanente de Cultura. O objetivo é garantir que os recursos do orçamento municipal tenham como base as discussões do 1% para a Cultura, oficializando mais investimentos para o setor. Chiquinho Telles (PSD), conduziu o encontro, ao lado dos vereadores Eduardo Romero (PT do B), Grazielle Machado (PR), Luiza Ribeiro (PPS) e representantes de Vanderlei Cabeludo (PMDB) e do Engenheiro Edson (PTB).

Os benefícios do setor cultural para a Economia, Turismo, Cidadania, Educação e desenvolvimento social de Campo Grande foram expostos por representantes do Fórum Municipal de Cultura, diretor teatral Vitor Hugo Samúdio e professor Ângelo Arruda. O grupo de artistas se reunirá com o prefeito em breve, o próximo passo é uma audiência pública promovida pela Comissão Permanente de Cultura na Câmara Municipal.

“A arte da Política é mobilizar e dar visibilidade. O movimento cultural demonstra força, já se articulou com os candidatos a prefeito ano passado e já procuraram a Câmara e o prefeito atuais para garantir o orçamento para o setor cultural”, ressaltou o vice-presidente da Comissão, Eduardo Romero, que é ator há 17 anos, fundador do Sarau dos Amigos e atou como articulador cultural do Ministério da Cultura.

Romero lembrou que a maioria dos Conselhos é apenas consultiva e não deliberativa, um problema comum em outras áreas e que precisa ser debatido no Executivo. Outro ponto importante é focar o movimento na articulação dos recursos, direcionando os debates filosóficos e estéticos para encontros específicos da Classe.

O vereador finalizou sua fala destacando que a composição da Comissão de Cultura foi estratégica, envolvendo vereadores que estão em pastas como Eficácia Legislativa e Finanças, garantindo aplicação de Leis e fiscalizando o orçamento do Executivo.

O presidente da Comissão Permanente de Cultura, Chiquinho Telles (PSD), que também é musico, agradeceu o convite do Fórum Municipal para o encontro na Câmara. Se colocou a disposição dos artistas e afirmou que a provocação do Fórum Municipal de Cultura é muito importante para mobilizar outros vereadores da Casa. Grazielle Machado (PR) também se colocou a disposição, parabenizando a presença dos artistas e informando que em seu gabinete conta com assessores ligados a Cultura.

Luiza Ribeiro observou que o momento político atual é muito positivo para se discutir os recursos orçamentários para a Cultura. Há uma nova composição do Fórum Municipal de Cultura, novos vereadores, novo presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e um novo prefeito.

A Comissão Permanete de Cultura da Câmara Municipal é formada pelos vereadores Chiquinho Telles (Predidente), Eduardo Romero (Vice Presidente), Grazielle Machado, Engenheiro Edson e Vanderlei Cabeludo. 


Otávio Trad comenta atentados e discute segurança pública em audiência na Câmara 

A série de tentativas de incêndio a quatro veículos ocorridas no centro de Campo Grande durante a noite desta quarta-feira (13) deve fortalecer o debate promovido pela Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal de Campo Grande. Na manhã desta sexta-feira (15), uma audiência pública, marcada para as 9 horas, irá discutir a atual situação da segurança pública na Capital.

Conforme o vereador e presidente da Comissão, Otávio Trad (PT do B), o ato político já estava marcado para acontecer nesta data e tinha como objetivo central a discussão da segurança devido aos grandes assaltos e arrastões que vêm acontecendo com freqüência na cidade, porém, o tema deve se fortalecer ainda mais e se voltar principalmente para os atentados.

Entretanto, o vereador salienta que os fatos devem ser investigados antes de qualquer suposição. “É um momento de muita cautela em nossa cidade. Não podemos em hipótese alguma ser refém desse tipo de atitudes, pois prejudica o caminhar da cidade” disse Trad


Conforme Otávio, é preciso debater o quanto antes estes assuntos e pautar a violência e a segurança publica da Capital. “Vamos discutir essa questão na audiência publica da comissão de segurança pública”, afirmou o vereador.

A audiência está sendo promovida pela Comissão Permanente de Segurança Pública, composta pelos vereadores Otávio Trad (presidente), Carlão (vice), Airton Saraiva, Chiquinho Telles e Herculano Borges.

Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
21min30max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min34max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
22min30max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.