+55 (67) 3546.2571
domingo, 28 de fevereiro de 2021
bataguassu
bataguassu
segunda, 18 de março de 2013 - 14:30

Confira o Legislativo de Campo Grande

Carlão comemora sanção da lei de sua autoria que libera a realização de shows na Expogrande

Na manhã desta segunda-feira (18.03) o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, sancionou a Lei 342/2013 de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), que altera a Lei do Silêncio incluindo mais quatro eventos no calendário cultural do município. Agora a Expogrande, Festa de Santo Antonio, ExpoMS Rural (em setembro) e o Show da virada, além do Carnaval, Aniversário da cidade, Natal e Ano Novo que já constavam na lei do silêncio.

“Agora os shows durante a feira agropecuária estão liberados. Em 2012, as apresentações foram proibidas. Em 2011, um acordo com o MPE (Ministério Público Estadual) ainda permitiu os shows. A 75ª edição da feira começa no dia 11 de abril com as apresentações do grupo Sorriso Maroto e Top Samba e termina no dia 20, com o show infantil dos palhaços Patati e Patatá. São ótimas oportunidades para o entretenimento da população de Campo Grande, com shows a preços pulares. Além da festa gerar recursos para a cidade”, ponderou Carlão, ressaltando que os horários devem ser respeitados e as demais exigências legais.

Repercussão

Devido a sanção da lei permitindo a realização dos shows na Expogrande e a realização na ultima sexta (15) de audiência publica sobre a segurança publica, o vereador Carlão concedeu entrevistas na manhã desta segunda em dois grandes veículos de comunicação. A primeira foi concedida às 6h30 na estreia do Programa AGORA do Jornalista Pio Lopez na TV Guanandi. Na sequência, Carlão compareceu na Rádio UCDB 91,5 no programa do Joel Silva.

“Falei da questão da segurança publica que necessita de mais valorização aos profissionais da área, investimentos em viaturas e a parceria da população na luta contra a criminalidade. Também abordamos o encontro do prefeito com a Mesa diretora da Câmara que marcou o ínicio de uma aproximação entre os dois Poderes, Legislativo e Executivo. O prefeito se comprometeu em fazer estudos sobre a viabilidade da Câmara no mesmo prédio”, detalhou. 


Eleição de diretores, piso dos professores e 30 horas para saúde são temas de reunião da bancada do PT com ACP e Coren

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Vereadores de Campo Grande reúne-se nesta segunda, 18, com representantes da ACP (sindicato campo-grandense dos professore da rede pública) e Coren (Conselho Regional de Enfermagem). A bancada do PT é formada pelos vereadores Zeca do PT, Alex do PT e Ayrton Araújo.

Na pauta da reunião com a ACP estão a proposta do Projeto de Lei do vereador Zeca do PT que institui e regulamenta a eleição direta para diretores das escolas da rede municipal de Campo Grande, o piso salarial dos professores com jornada de 20 horas semanais. Já com o Coren será a respeito da redução da jornada dos enfermeiros para 30 horas semanais (atualmente é 40 horas).

De acordo com o vereador, Zeca do PT, o líder do partido na Câmara, a bancada do PT está aberta para ouvir e conversar com as entidades de classe e movimentos sociais, para encaminhar suas demandas e também debater projetos de lei. “Como não poderia deixar de ser, a bancada do PT quer manter um estreito relacionamento com os sindicatos que representam os trabalhadores e entidades de classe como os conselhos regionais. Queremos ouvir os professores a respeito do nosso projeto de lei sobre a eleição direta dos diretores da Rede Municipal e receber sugestões. Queremos construir esse projeto junto com os professores”.
A reunião da bancada com a ACP e Coren acontece a partir das 16 horas na Câmara de Vereadores.

Vereador Eduardo Romero apóia blitz educativa sobre Dia Mundial das Águas

Blitz educativa sobre o Dia Mundial das Águas (DMA) vai ser realizada em escolas e no calçadão da Rua Barão do Rio Branco, em Campo Grande. A programação ocorre entre os dias 21 e 23 de março com o objetivo de levar informações sobre a discussão do tema e mudança dos hábitos dos consumidores. O evento é uma parceria entre a Rádio Mega 94, a concessionária Águas Guariroba e o grupo de arte-educação do gabinete do vereador Eduardo Romero (PT do B).

Blitz educativa a partir das 11h, que coincide com o horário de saída dos alunos, vai acontecer nas Escolas Estaduais Joaquim Murtinho (dia 21) e na Maria Constança de Barros Machado (dia 22). Já no sábado, 23, a interação será com o público em geral, na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao Bar do Zé – entre Calógeras e 13 de Maio, a partir das 9h.

O grupo de arte-educação do gabinete do vereador Eduardo Romero vai trabalhar com várias abordagens relativas ao tema águas, desde conscientização sobre os gastos com o líquido até formas de economia. Os atores estarão com pernas de pau interagindo com o público.

Uma equipe da Rádio Mega 94 vai fazer fash dentro da sua programação com a mesma temática e com distribuição de prêmios. Com a campanha ‘Cante no chuveiro desligado’, a emissora pretende chamar a atenção para o consumo exagerado de água. Tarefas do cotidiano podem ser executadas com menor gasto de água como, por exemplo, um banho. Para se ter uma idéia, um banho de ducha em cinco minutos são gastos 81 litros de água, ou seja, ao ano, em média, uma pessoa gasta 29.565 litros. Isso se tomar apenas um por dia.

A rádio também vai disponibilizar um painel interativo com uma montagem sobre o tema águas para quem quiser tirar fotos. Depois o material poderá ser conferido no site da emissora.

A Águas Guariroba vai oferecer apoio com entrega de copinhos com água para quem parar para acompanhar as apresentações.

O vereador Eduardo Romero é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente na Câmara Municipal. Para ele, a discussão do tema vai além da data de 22 de Março. Inclusive em seu trabalho como legislador e fiscalizador das ações no âmbito municipal tem encaminhado indicações e requerimento ao Poder Executivo sugerindo melhorias e cobrando respostas.

Um dos questionamentos do vereador é sobre o fundo Municipal do Meio Ambiente, mais precisamente sobre os valores já depositados e a destinação deles. De acordo com o parlamentar como o FMMA foi criado para receber as receitas advindas de taxas de licença ambiental, multas ambientais, dotação orçamentária, doações, contribuições, convênios, entre outras que devem ser depositadas no fundo e servirão para a realização de projetos e programas ambientais, é importante que a sociedade tenha conhecimento da existência deste fundo e exija o cumprimento da lei.

O vereador também fez requerimento o Executivo Municipal em relação a as obras do Parque Linear do Bálsamo – Etapa I. Ele questiona, entre outros pontos, sobre a programação detalhada da fiscalização das obras.

Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
21min31max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
21min33max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
22min31max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.