+55 (67) 3546.2571
quarta, 24 de fevereiro de 2021
bataguassu
bataguassu
terça, 19 de março de 2013 - 15:40

Confira o Legislativo de Campo Grande

Vereadores realizam "Câmara Comunitária" quarta-feira no Distrito de Anhanduí

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta quarta-feira (dia 20 de março) a primeira edição do Projeto “Câmara Comunitária” nesta 9ª Legislatura.

Nesta ocasião, os 29 parlamentares estarão em Anhanduí colhendo as reivindicações da comunidade e conhecendo de perto os anseios e problemas enfrentados pelos moradores do distrito.

A Câmara Comunitária será realizada na Escola Municipal “Isauro Bento Nogueira”, a partir das 9 horas. No local os vereadores entrarão em contato com os moradores para colher as exigências e necessidades da localizada, as quais se transformarão em indicações, ofícios, requerimentos e, até mesmo, leis dirigidas ao Poder Executivo, cobrando soluções.

Serviço – A Escola está localizada na Rua Mariporã, n° 986, próximo à BR-163, Distrito de Anhanduí. 


Em convocação oficial, vereadores se reúnem às 15 horas com secretários de Receita e Finanças


Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta terça-feira (19), às 15 horas, uma reunião com os secretários Wanderlei Ben Hur da Silva, da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle e Gustavo Freire, da Secretaria Municipal de Receita, para esclarecimentos de questões financeiras e orçamentárias relativas à administração municipal.

A reunião é uma convocação oficial feita por meio de requerimento apresentado pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, o qual foi aprovado em Plenário. Um ofício foi encaminhado aos secretários convocando-os a comparecer na reunião com os parlamentares, que acontece no Plenário Edroim Reverdito.

Serviço - A reunião será realizada nessa terça-feira (19), às 15 horas, no Plenário Edroim Reverdito, na sede da Casa de Leis, localizado na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, bairro Jatiúka Park. 


Carla Stephanini participa de homenagem ao ex-governador Wilson Martins


Para prestigiar o ex-governador, ex-senador e produtor rural Wilson Barbosa Martins, homenageado pela Acrissul- Associação do Criadores de Mato Grosso do Sul com o lançamento de selo em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado, a vereadora Carla Stephanini participou na noite de segunda-feira do lançamento da 75ª Expogrande, ocorrido no tatersal do Parque Laucídio Coelho.

Ao comentar a homenagem, Carla afirmou “que não poderia ser diferente. Doutor Wilson é merecedor das mais elevadas manifestações de reconhecimento por se tratar de um político íntegro, homem honesto e pessoa que doou grande parte de sua vida se dedicando às causas de Mato Grosso do Sul. Trata-se de um exemplo a ser seguido”.

Na ocasião a vereadora cumprimentou a diretoria da Acrissul pela realização de mais uma edição da Expogrande, evento que demonstra a pujança da economia do Estado e que, a partir de agora, é considerado “Patrimônio Cultural” de Campo Grande.


Carlão apresenta 10 indicações, entre elas pavimentação no Aero Rancho


Na sessão ordinária desta terça-feira (19) da Câmara Municipal de Campo Grande o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) apresentou dez indicações ao Executivo Municipal visando garantir melhorias na infraestrutura dos bairros da Capital. Carlão detalhou a necessidade de drenagem e pavimentação asfáltica nem todas as ruas não pavimentadas do Jardim Aero Rancho, principalmente a Rua Regence. Limpeza e retirada de entulhos em todas as Ruas do Jardim Colobri I e II e da Vila Alves Pereira.

“Também solicitei instalação de redutor de velocidade na Avenida Lino Villacha em frente ao Mercado Garoto do Bairro Nova Lima com o Jardim Columbia e outro quebra-molas na Rua Nhamundá com a Avenida Carumã do Jardim Columbia. Tapa buracos nas Ruas Dr. Meireles e Rua São Luiz Gonzaga no Cel. Antonino. Semáforos na Avenida Joaquim Dornelas eno cruzamento com a Rua Argemiro Fialho na Vila Bandeirantes. Cascalhamento e patrolamento das Ruas do Parque Izabel Garden’s”, destacou o vereador.

O parlamentar também oficiou a Secretaria Municipal de Infraestrutura Transporte e Habitação requerendo manutenção da iluminação publica no bairro Taveirópolis.

“Minha parte como legislador estou fazendo, espero realmente que o prefeito Alcides Bernal e seus secretários também façam a sua parte que é executar essas melhorias reivindicadas pela população que quem mais sofre com a falta de infraestrutura dos bairros de Campo Grande”, concluiu. 


Ministro Crivella é congratulado na Câmara Municipal de Campo Grande

Na sessão ordinária dessa terça-feira (19), o vereador Gilmar da Cruz fez uma moção de congratulação ao ministro Crivella, pelo brilhantismo dos serviços prestados a frente do Ministério da Pesca e Aquicultura. "O que hoje vemos no ministério da pesca, é algo nunca visto antes no Brasil, podemos ate dizer que ha um antes e um depois do então senador Crivella assumir o ministério", disse Gilmar da Cruz.

Na última quinta-feira (14), o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, esteve na capital sul-mato-grossense, onde realizou o lançamento do Plano Safra 2013/2014.

O Plano Safra é na verdade, um incentivo aos pescadores, um incentivo a pesca e incentivo a aquicultura do nosso estado. De acordo com Crivella, o estado será um dos maiores produtores de peixe do Brasil, assim como já o somos com o bovino.


ACP mostra disposição para o diálogo em reunião com a bancada do PT na Câmara de Vereadores

Piso dos professores (20 horas) e eleição de diretores da Rede Municipal foram temas da reunião que aconteceu ontem. Bancada do PT vai trabalhar pela retomada das negociações. Líder do PT, Zeca fará gestão para diálogo com o executivo.

A bancada do PT na Câmara de Vereadores e a diretoria da ACP, sindicato campo-grandense dos professores da rede pública, reuniram-se ontem para debater a questão do pagamento do piso dos professores que trabalham 20 horas e a proposta do projeto de lei que institui eleição direta para os diretores das escolas municipais. Os três vereadores do PT (Zeca, Alex e Ayrton Araújo) estiveram presentes.

Os professores cobram o cumprimento da lei do Piso Salarial Nacional que estabelece o piso nacional para a categoria, hoje em R$ 1.567,00. Para que os professores da rede municipal de Campo Grande ganhem o piso nacional é preciso um aumento de 24%, que foi concedido pelo prefeito Nelsinho Trad no final de seu mandato, embora a sua gestão não tenha pago o piso e muito menos implementado um terço da carga horária para o planejamento, conforme prevê a referida lei.

Retomada do diálogo – Foi consenso na reunião que é preciso retomar o diálogo da ACP com o executivo sobre as questões que dizem respeito aos professores e à Educação.

O vereador Alex do PT, líder do prefeito na Câmara, disse que da forma como foi colocado o debate sobre o piso “ficou parecendo que o prefeito Alcides Bernal é contra as conquistas dos professores, o que não é verdade”. O vereador questiona o fato do ex-prefeito – que não pagou o piso – tenha, numa canetada, assinado para o novo prefeito pagar. “O que se questiona é a responsabilidade do ex-prefeito quanto à criação de despesas para o próximo, sendo que ele mesmo não pagou o piso para os professores.”

Alex propôs que Zeca, como líder do partido, encaminhasse expediente para formalizar a retomada das negociações com a ACP. Para a bancada petista, a experiência de Zeca como parlamentar e sindicalista, pode facilitar a negociação. Já o presidente da ACP, Geraldo Gonçalves, afirmou que a entidade quer negociar o piso e jornada, mostrando disposição para o diálogo, e que o sindicato não quer desgastar o prefeito.

Para Zeca o diálogo do sindicato com o executivo é inevitável, faz parte do processo institucional e a bancada do PT vai tentar “limpar o meio-de-campo para retomar as negociações”.

Eleição Direta – Quanto ao projeto de Zeca sobre eleição direta dos diretores de escolas na rede pública municipal, o presidente da ACP comunicou que ainda nesta semana será encaminhado ao vereador Zeca do PT as sugestões da diretoria da ACP para aprimorar o projeto de lei. 

Dr. Jamal solicita melhoria e adequação de vias públicas

Patrolamento, cascalhamento, compactação de vias e pavimentação asfáltica de ruas da Capital foram as solicitações do vereador Dr. Jamal Salem (PR), na sessão ordinária desta manhã (19), na Câmara Municipal de Campo Grande.

Desta vez os Bairros contemplados foram Pioneiros e Jardim Los Angeles. As indicações, que atendem aos pedidos dos moradores por mais segurança nas vias, foram encaminhadas à Prefeitura Municipal com cópia a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação).


Antes da sessão em Anhanduí, junto de Padre Eduardo, João Rocha visita o Distrito e elenca as prioridades 

Antes que a Câmara Municipal realizasse sua sessão no Distrito de Anhanduí, nesta quarta-feira (20), o Vereador João Rocha esteve por duas vezes na comunidade, verificando as demandas e conversando com lideranças e moradores ainda no início do mês.

Na primeira visita, acompanhado pelo Padre Eduardo, líder da Paróquia Santa Catarina - que tem importante atuação junto a comunidade, na busca por solução das demandas e por dias melhores aquelas pessoas - João Rocha observou a situação das estradas vicinais, e conversando com moradores, pode certificar-se da necessidade emergencial de um trabalho de recuperação. "Aqui o trabalho de manutenção deve ser permanente. Uma das prioridades para quem mora nessa localidade é sem duvida a estrada em condições de trafegar". comentou o vereador.

Na visita a Escola Municipal 'Isauro Bento Nogueira', João e o Padre Eduardo foram recebidos pela Diretora Neide de Souza Coelho, e o Diretor Adjunto, Julio Anibal Gonzales Benites, que descreveram a situação do prédio, destacando a necessidade da reforma e a existência de salas onde as infiltrações chegam a tirar os alunos das salas em dias de chuva. "Isso não pode acontecer. Os prejuízos atingem diretamente a qualidade do ensino e nós não podemos permitir que fique como está". Enfatizou João, que deve solicitar a Prefeitura que tome providências urgentes.

A vistoria se estendeu ainda ao Posto de Saúde, onde o grupo foi recepcionado pelo Enfermeiro Mário e pode conferir o trabalho que vem sendo desenvolvido.

"O Vereador João Rocha já atua a muito tempo, conosco, aqui em Anhanduí, e sabemos da forma combativa com que se empenha para nos auxiliar. Tenho certeza que com relação a demanda das estradas e da nossa escola, não será diferente." comentou Padre Eduardo.

Na segunda visita a Anhanduí, João Rocha participou de atos com o Prefeito Alcides Bernal e conitiva que estiveram no Distrito para entrega de ambulância e anuncio de ações em vários setores.

Junto da comitiva, João que já conhece a fundo as demandas, pode finalizar as indicações que pretende fazer na sessão que acontece na quarta-feira no distrito. "Não é só pedir, é insistir, é mostrar a urgência, é garantir qualidade nos serviços publicos a todos... Esse é o nosso papel", finalizou. 


Carla Stephanini solicita melhorias para várias regiões de Campo Grande

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira a vereadora Carla Stephanini voltou a demonstrar preocupação com problemas vividos pela população de Campo Grande com o encaminhamento de expediente à Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação – Seintrha solicitando implantação de braços para luminárias, colocação e troca de lâmpadas na rua Presidente Rodrigues Alves no bairro Santo Amaro, uma vez que a escuridão traz insegurança. Trata-se de sugestão da população daquela região por intermédio do cidadão Sérgio Ricardo Martins.

Também com a preocupação de levar melhorias aos moradores do Jardim Canguru, a vereadora solicitou encaminhamento de expediente à Seintrha no sentido de que sejam realizados trabalho de recuperação de todas as ruas do bairro Jardim Canguru, onde se faz necessário patrolamento, cascalhamento e compactação do cascalho ( para propiciar maior durabilidade ao benefício), uma vez o tráfego está sensivelmente prejudicado, havendo, inclusive, dificuldade dos moradores às suas residências. A preocupação com a atual situação faz parte do dia-a-dia da quase totalidade dos integrantes daquela comunidade.

Recapeamento ou operação tapa buracos, bem como troca de lâmpadas em toda a extensão da rua Fernando de Noronha, no bairro Santo Amaro foi outra reivindicação feita por Carla Stephanini à Seintrha. Carla justifica relatando que moradores da região procuraram seu gabinete expondo que a pista de rolamento da referida via está tomada por buracos e que as lâmpadas existentes nos postes se encontram queimadas com a escuridão concorrendo para o aumento da violência.


Mario Cesar fala sobre reunião com Bernal e cobra comunicação mais direta com secretários

A reunião da Mesa Diretora da Câmara Municipal com o prefeito Alcides Bernal, realizada na última sexta-feira (15) foi tema do discurso do presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar, que fez uso da Tribuna para prestar esclarecimentos sobre o primeiro encontro com o chefe do Poder Executivo.

“Quero parabenizar a insistência do líder do prefeito, vereador Alex, pois se não fosse a assistência dele com certeza não teríamos essa reunião, que foi realizada com trabalho único e exclusivamente do vereador Alex do PT. Fiz questão de levar a Mesa Diretora, com todos os membros, assim como o nosso Chefe de Gabinete e o nosso Procurador Geral. Essa reunião permeia a nossa fala desde o primeiro dia em que fui eleito como presidente, de querer dar todas as condições para que ele possa ter um bom mandato. Isso não é bom só para vereadores, nem só para o prefeito, é bom para Campo Grande como um todo”, afirmou o parlamentar.

Em seu pronunciamento em Plenário Mario César destacou ainda que “o prefeito Alcides Bernal poderia ter recebido os vereadores de maneira mais confortável e de maneira que essa Mesa merece. Essa Mesa Diretora visitou a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado, onde fomos recepcionados com muito respeito dentro de seus gabinetes e não da maneira que fomos colocados na Prefeitura. Mesmo assim não seria o ambiente físico que mudaria o tom da nossa conversa, fomos até lá tratar da governabilidade, de interesses do município. Falamos dos requerimentos protocolados, sobre a resposta não rápida por parte do Executivo, falamos de todas as indicações, sejam da base ou da oposição”, disse o vereador.

De acordo com Mario Cesar, “colocamos de forma pontual que a Câmara não é dos vereadores, aqui somos passageiros. O Poder Legislativo é de Campo Grande, por isso tem que haver o respeito que se deve ao Legislativo. O Finado Ramez Tebet falava muito do respeito que se deve ter com cada vereador. Acredito que se o prefeito prestar atenção e atender cada ofício, cada requerimento, da indicação e cada projeto, ele fará um ótimo governo, pois alguns assuntos necessitam de solução imediata. E os secretários precisam nos atender, porque estamos lá na ponta, em contato direto com a população e não temos essa comunicação. Precisamos de uma linha de comunicação direta com os secretários, para saber como responder às reivindicações da população que nos procura. Não vamos ficar ligando de maneira inútil, até por respeito e liturgia que o cargo requer”, destacou o chefe do Legislativo Municipal. 


Audiência Pública na sexta-feira debate assuntos relacionados à Homex em Campo Grande

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam na sexta-feira (22), às 9 horas, Audiência Pública para discutir assuntos relacionados à empresa Homex.

A reunião está sendo convocada pela Comissão Permanente de Obras e Serviço Públicos, composta pelos vereadores Alceu Bueno (presidente), Carlão (vice), Dr. Jamal, Edil Albuquerque e Engenheiro Edson.

Na Audiência serão debatidos os seguintes assuntos:

- Prestação de contas do contrato da empresa Homex em Campo Grande;

- Esclarecimentos sobre a notícia veiculada na imprensa, denunciando as péssimas condições das casas construídas (rachaduras, infiltrações e alagamentos);

- Informações se ainda restam unidades a serem entregues e quando serão entregues;

- Laudo técnico da obra;

- Apresentação de todas as autorizações para construção das unidades;

- Comprovação da qualidade do material usado na construção;

- Explicações sobre as demissões de funcionários e a falta de pagamentos dos salários e fornecedores.

Os vereadores convocam toda a população, entidades e membros da sociedade civil organizada para participarem dos debates que acontecerão no Plenário Edroim Reverdito.

Serviço – A Câmara Municipal de Campo grande está localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, bairro Jatiuka Park. 

João Rocha quer trabalhadores de volta a Praça Ary Coelho


João Rocha quer trabalhadores de volta a Praça Ary Coelho


Na sessão de hoje da Câmara Municipal, a jornalista Adriana Queiroz, autora do livro "No Banco da Praça", que conta as histórias da praça Ary Coelho, encontrou respaldo através do Vereador tucano João Rocha, para reinvindicar o retorno dos trabalhadores (pipoqueiros, doceiros, artistas e fotógrafos) aquela praça, já que desde o inicio da reforma em 2011, eles foram retirados do local.

João Rocha comentou que considera os trabalhadores como sendo parte do cenário da história da cidade, e uma parte importante já que a Praça Ary Coelho é um importante cartão postal de Campo Grande. "Como lembrar da praça e deixar de lado, na imagem, a presença do pipoqueiro, do fotógrafo e não só isso, como deixar esses trabalhadores sem esse espaço para tirar o seu sustento? Respondo afirmando que não podemos deixá-los fora da praça. Reformar sim, desconfigurar a história não".

O pedido do Vereador foi encaminhado através de indicação ao Prefeito Municipal de Campo Grande. 


Luiza Ribeiro (PPS) parabeniza Thereza Hilcar pelo lançamento do livro “No fundo do poço não tem mola”


Na sessão desta terça-feira a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) parabenizou o trabalho da jornalista e escritora Thereza Hilcar, que lança hoje às 19h30, na livraria Leparole o seu quarto livro de crônicas, “No fundo do poço não tem mola”.

A obra da autora busca um diálogo com o tempo presente, marcado pela fluidez e pelas relações superficiais, tentando amenizar através da arte um dos principais males modernos que é a depressão.

“Thereza é sensível ao tema da depressão, uma patologia que atinge milhares de mulheres, e através de um conjunto de crônicas revela seu próprio universo”, comentou a Luiza Ribeiro.

A autora é membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e já publicou os livros “O outro lado do peito”, “Tereza toda terça” e “No trem da Vida”. 


Paulo Pedra cobra nomeação de secretário da Sedesc e fiscalização no recapeamento asfáltico


Nesta terça-feira (19), o vereador Paulo Pedra (PDT), vice-presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo apresentou indicação solicitando providências urgentes para a nomeação do secretário, responsável pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciencia e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc).

Para o parlamentar, desde o início do ano sem a definição do secretário, o município perde aproximadamente R$ 1 bilhão em investimentos. Outra indicação apresentada foi ao CREA/MS solicitando a verificação da qualidade do recapeamento feito na Av. Das Bandeiras, na Capital. De acordo com informações, o recapeamento do local é de péssima qualidade. “Um serviço, que se não for feito e forma eficiente em conformidade com as exigências legais, trará futuramente prejuízos e transtornos aos moradores e aos que utilizam a via como acesso.


Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min37max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
21min33max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min35max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min37max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.