+55 (67) 3546.2571
sábado, 25 de setembro de 2021
terça, 3 de setembro de 2013 - 16:10

Confira o Legislativo de Campo Grande

Carlão apresenta projeto que dispõe sobre indenização a vítimas de acidentes

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a indenização a vítimas de acidentes decorrentes da má conservação das vias e logradouro públicos no Município de Campo Grande. O parlamentar justificou o projeto com o propósito de prover maiores garantias aos munícipes que pagam impostos e altas taxas e muitas vezes são vítimas de acidentes devido às condições precárias da estrutura viária urbana.

“Não é novidade para ninguém o número de acidentes causados por falta de manutenção nas vias públicas. Esses acidentes estão se tornando cada vez mais comuns e sabemos que as despesas para implantação do sistema viário e de sua própria manutenção, sai do bolso do cidadão que paga seus impostos. Por isso, pensando no bem estar dos cidadãos e visando forçar o Poder Executivo a manter boas condições das vias públicas municipais apresentei este projeto”, ponderou Carlão.

O parlamentar ressaltou que além deste Projeto de Lei já apresentou centenas de indicações cobrando do Executivo a conservação e reparos nas ruas da Capital.

“Tenho atuado incansavelmente na tentativa de conquistar as melhorias necessárias nas ruas de Campo Grande. Mas infelizmente pouco do que indicamos tem sido acatado e muitos acidentes estão ocorrendo, muitas vezes até com vitimas fatais”, ressaltou. 


Luiza Ribeiro reivindica construção de praça e melhorias no transporte coletivo

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) solicitou à Secretaria Municipal de Infra--estrutura, Transporte e Habitação (SEINTRHA) um estudo de viabilidade para construção de uma praça na área pública localizada mo Jardim Morenão, ao lado da comunidade Católica Sagrada Família.

“A construção de uma praça neste bairro é uma reivindicação dos moradores, que carecem de um local para levar seus filhos para entretenimento e lazer”, comenta a vereadora.

Ônibus

Os moradores do Conjunto União I e II sentem a necessidade do aumento de transporte coletivo, haja vista que quando o coletivo passa pelo bairro encontra-se com excesso de usuário. Atendendo a reivindicação dos moradores a vereadora Luiza Ribeiro solicitou a Agentran providências para ampliar a quantidade de transporte coletivo na linha 304 do Bairro Oliveira e atende também o Conjunto União I e II e ainda providências para colocação de banco e cobertura no ponto de ônibus final das linhas (301-326).

“O ponto final encontra-se sem cobertura e acentos deixando os usuários totalmente expostos as mais diversas condições climáticas e o atendimento a essa solicitação irá proporcionar um pouco mais de conforto aos usuários”, comenta a vereadora. 

Conselho cobra a nomeação urgente do secretário Municipal da Juventude

A nomeação do secretário Municipal da Juventude, ainda não definida, foi o tema central do discurso do secretário executivo do Conselho Municipal da Juventude, Gildo de Souza Teixeira, que participou da sessão ordinária desta terça-feira (3).

Gildo usou a Tribuna para protestar contra a inércia do Executivo em nomear o titular da Secretaria Municipal da Juventude, criada por lei, já aprovada em regime de urgência na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, mas que até o momento não foi efetivada.

O membro do Conselho Municipal da Juventude destacou ainda que o atraso na nomeação pode acarretar a perda de recursos federais. “O prefeito pediu a esta Casa, em pedido de urgência, que se votasse a criação da Secretaria Municipal da Juventude e 3 meses depois a secretaria ainda não foi criada. O prefeito disse que ia anunciar o nome do secretário no dia 26 de agosto, no aniversário da cidade, e isso não aconteceu. Que palavra é essa? No mesmo dia ele disse que os jovens são prioridade, mas que prioridade é essa? Enquanto os jovens estão desassistidos, infelizmente temos jovens se perdendo nas drogas e na prostituição. A gente fica à mercê do Poder Executivo, mais uma vez, enquanto isso a secretaria municipal, que já foi criada, está para perder recursos federais. Temos projetos do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, no valor de R$ 500 mil 300 mil reais, que podemos perder e esse recurso não vem para o município. Estamos perdendo R$ 500 mil em recursos para os nossos jovens”, afirmou Gildo.

Segundo Gildo, “os vereadores da Comissão de Juventude da Câmara estão ciente do que está acontecendo. Nossos jovens não agüentam mais, que mistério é esse com o nome do secretário? Que política é essa? Tem que chamar o Conselho Municipal de Juventude para conversar. Ele não conversa com a juventude, não estou representando o Conselho, estou representando a sociedade civil organizada. Estou aqui para defender mais uma vez os interesses da nossa juventude, que infelizmente, neste momento, está desassistida”, afirmou.

Por fim, Gildo fez um apelo aos vereadores, para que cobrem do Executivo a criação efetiva da Secretaria Municipal de Juventude. “Peço aos vereadores que cobrem do prefeito com máxima urgência. Que ele fale quem é esse secretário. O Conselho quer conversar com o prefeito. Os jovens de Campo Grande estão cansados, não sou de nenhum partido, meu papel é defender a juventude e sempre vai ser. Peço que essa Casa cobre do Executivo. Queremos um secretário com a máxima urgência, porque da forma que está não pode ficar”, bradou.


Vereador Paulo Pedra cobra melhorias para o trânsito e Agetran responde as solicitações

O vereador Paulo Pedra, 3° Secretário da Casa de Leis, solicitou diversas melhorias para o trânsito da Capital, e algumas delas foram respondidas. Para a vila Marli, o vereador solicitou a implantação de semáforo na interseção da Rua Tenente Lira e Avenida Tamandaré.

Em resposta, a Agência Municipal de Transporte e Transito (Agetran) informa que está elaborando projeto para execução dos serviços de implantação de semáforo no endereço solicitado.

Para a solicitação de implantação de semáforo no cruzamento das ruas Bernardo Guimares e Ana Luíza de Souza, no bairro Pioneiros, conforme a Agetran, a pesquisa de fluxo de tráfego registrou volume insuficiente de circulação de veículos. A Agetran esclarece que a sinalização naquele local será reforçada, para prevenir possíveis conflitos.

Para o bairro Santo Antonio, o parlamentar solicitou a implantação de sinalizações vertical e horizontal na avenida Capibaribe com a avenida Júlio de Castilho. Conforme a Agetran, a implantação de sinalizações está contemplada no projeto de revitalização da avenida Júlio de Castilho. 


Seintrha atende mais uma indicação do vereador Alceu Bueno

O vereador Alceu Bueno durante os seus nove meses de mandato já apresentou centenas de indicações a diversas secretarias, sempre atendendo a população de Campo Grande, Bueno tem constantemente feito visitas a diversos Bairros da Capital Morena e pessoalmente colhido a punho as reivindicações que na verdade é o clamor do povo por melhorias em diversas áreas, uma de suas indicações mais recente foi à solicitação realizada por diversos moradores do Bairro Jardim Aeroporto localizado na grande região do imbirussu entre elas citamos a pessoa do Senhor João Clarindo morador do bairro há dezesseis anos, em nome de todos os moradores pediu ao Vereador Alceu Bueno que viesse através de seu gabinete solicitar a limpeza da Avenida Por do Sol que é uma das principais da grande Região.

A SEINTRHA - Secretaria Municipal de Infra-estrutura, Transporte e Habitação de Campo Grande, atendeu no dia 02 de Setembro de 2013 o pedido do Vereador encaminhando uma grande equipe ao local indicado e realizando assim o trabalho de limpeza não apenas na avenida Por do Sol mais também em toda a extensão do Bairro, Bueno esta constantemente de segunda a sexta feira com as portas de seu gabinete aberta para atender a população em geral e aos Sábados com o programa de Bem com a Vida na Rádio Difusora Pantanal AM/1240,das 08 ás 10:00 horas da manhã, onde o publico em geral tem a oportunidade de interagir direto com o vereador através dos telefones da emissora,o vereador Alceu Bueno durante o mês inteiro de setembro estará novamente nas ruas da capital conversando com a população e colhendo diversas indicações.

10 indicações apresentadas por Coringa visam melhorar segurança de pedestres em bairros

O Vereador Coringa (PSD) apresentou na manhã desta terça-feira (03), durante Sessão Ordinária, 10 indicações de melhorias para os bairros, onde as principais foram voltadas para a segurança dos pedestres e a acessibilidade.

Atualmente existem muitos locais de travessia perigosa nos bairros, ruas e avenidas onde os carros muitas vezes excedem os limites de velocidade, colocando assim o pedestre em risco.

Quatro das indicações do vereador Coringa estavam solicitando instalação de redutores de velocidades, essa são revindicações feitas pelos próprios moradores das ruas que convivem diariamente com a velocidade excessiva e são os que mais conhecem os riscos. As solicitações serão encaminhadas a AGETRAN – Agência Municipal de Transporte e Trânsito, responsáveis por realizar um estudo da área e executar esse serviço.

Outra indicação muito importante apresentada pelo vereador Coringa foi voltada a acessibilidade, segundo o vereador a cidade tem que se adequar, mais para isso precisamos da participação da população para saber quais são os pontos da cidade que precisam receber essa melhoria.

Coringa encaminhou uma solicitação a SEINTRHA – Secretária Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, a instalação de uma rampa de acesso para cadeirantes na Avenida Guaicurus, em frente ao condomínio Araçuaí de Castro, no bairro Iraci Coelho. A solicitação foi feita por um morador que precisa dessa adequação.

Outras indicações solicitam limpeza de ruas de bairros, manutenção de iluminação publica e patrulhamento noturno. O Vereador Coringa esta constantemente nos bairros com o Gabinete Itinerante e com as revindicações da população cria indicações de melhorias para a cidade.

Promulgada a Lei da Ficha Limpa em Campo Grande

Publicada no Diário Oficial do Município de Campo Grande (página 15) nesta terça-feira, a Emenda a Lei Orgânica do Município que exige Ficha Limpa aos Secretários e servidores ocupantes de cargo em comissão da Câmara e da Prefeitura.

A proposta primeiramente apresentada pela vereadora Luiza Ribeiro (PPS) e posteriormente assinada por todos os vereadores, proíbe ainda o exercício da função de representantes ou conselheiros que incidam nos casos de inelegibilidade, nos termos da legislação federal, inclusive nos Conselhos Tutelares e Municipais.

“A Lei da Ficha Limpa é um marco que deve servir não apenas para os que se submetem ao voto, mas para qualquer função na esfera estatal. Ela busca proteger a administração pública dos maus gestores sendo um comprometimento contra as praticas que comprometem a democracia, entre elas a corrupção e a improbidade”, comenta a vereadora Luiza Ribeiro.

Os servidores têm a partir de hoje 90 dias para comprovarem que não incidem nos casos de inelegibilidade.

Lei Federal

Fruto de iniciativa popular, a Lei Complementar Federal nº 135, de 4 de junho de 2010, a "Lei da Ficha Limpa", acrescentou hipóteses de inelegibilidade às já existentes na Lei Complementar Federal nº 64, de 18 de maio de 1990. A Lei da Ficha Limpa prevê crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando. 

Vereador Edson solicita revitalização de praça no Maria Aparecida Pedrossian

O vereador Edson Shimabukuro (PTB), solicitou na sessão desta terça-feira (03/09), a Revitalização da Praça localizada no quadrilátero formado pelas ruas: Três Poderes, Londrina, Prudentópolis e Lagoa Rica, no Bairro Maria Aparecida Pedrossian.

O pedido é realizado em atendimento a uma reivindicação dos moradores da região, que pedem a limpeza da Praça, por ser local frequentado pela comunidade para seus momentos de lazer.

“A limpeza também garantirá a segurança dos moradores, pois o local abandonado como está serve para esconderijo de marginais e uso de drogas”, justificou o vereador Edson.

Vereador Elizeu Dionizio apresenta indicações nesta terça-feira

O vereador Elizeu Dionizio começa a semana legislativa apresentando indicações de melhorias nos bairros da Capital. Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (03) o parlamentar apresenta à administração municipal as demandas encaminhadas pela população campo-grandense.

Entre os pedidos estão patrolamento e cascalhamento nas Ruas que são linha de ônibus no bairro Lagoa Park, da Rua Catarina Caran e da Rua José Carlos do Amaral e da Rua José Garcia Lopes Filho no Jardim Tarumã. Recapeamento asfáltico da Rua Paulo Hideo Katayama no Conjunto União e da Rua Rogaciano Ferreira Mendes no bairro Taveirópolis.

Por fim, Elizeu Dionizio solicita redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua Leontina Garcia de Lima no bairro Colibri II e pintura das faixas dos quebra-molas na Rua Catiguá no Jardim Canguru.

Para entrar em contato com o vereador Elizeu Dionizio basta vir ao gabinete, localizado na Rua Ricardo Brandão, 1600 – Jatiúka Park, telefone: 3316-1537. Mandar um para email: [email protected] ou ainda acessar a página oficial no Facebook: facebook.com/dionizioelizeu


Vereadores aprovam um Projeto na sessão desta terça-feira

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram um Projeto na sessão ordinária dessa terça-feira (3).

Em turno único de discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Complementar n° 348/13, de autoria do vereador Edil Albuquerque, que dispõe sobre a criação e instalação da Feira de Antiguidades no município de Campo Grande e dá outras providências.

De acordo com a proposta, a Feira de Antiguidades, que funcionará aos sábados na Praça Ary Coelho, tem por finalidade a comercialização, exposição ou troca de quaisquer tipos de objetos antigos, sendo realizada no primeiro sábado de cada mês a partir das 9h até às 18h.

O Projeto proíbe a comercialização de produtos novos ou alimentos em geral e permite a apresentação de eventos artísticos e culturais na Feira de Antiguidades desde que com prévia autorização do Órgão municipal competente.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
19min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
20min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.