+55 (67) 3546.2571
quarta, 22 de setembro de 2021
quinta, 12 de setembro de 2013 - 09:30

Confira o Legislativo de Campo Grande

Com projeto "Vereador em Seu Bairro" Chiquinho Telles facilita acesso de população ao mandato

Vereador Chiquinho Telles (PSD) convida os moradores dos bairros de Campo Grande a receberem em seus bairros o projeto “Vereador em Seu Bairro’. “É um projeto bacana que está com uma boa aceitação com a equipe trabalhando juntamente com a população, lá é possível colher indicações, ouvir o que os moradores tem a dizer, e não são só criticas não, tem elogios também, tem boas ideias para o mandato e até mesmo pessoas que se dispõe a trabalhar por uma cidade melhor”, explica Chiquinho Telles.

Desenvolvido desde o início do mandato, o projeto “Vereador em seu bairro” funciona toda sexta-feira, quando uma equipe do vereador percorre as ruas de determinadas regiões da Capital, geralmente bairros da periferia ou que solicitam a presença de Chiquinho Telles.

“A equipe chega ao bairro por volta das 8h da manhã e começa a conversar com os moradores, avisa com carro de som que estão lá para ouvir as reivindicações de melhorias para a cidade e também as reclamações que são feitas. O trabalho de campo é fechado com uma reunião na casa de um morador do bairro, e isso promove a nossa aproximação com a população, e tem dado muito certo”, acrescenta.

Serviço: Quer o vereador em seu bairro? Ligue: 3316-1561 ou 3393-6727 e agende seu horário. 

Vereador Coringa participa de sessão itinerante feita em parceria com a Fecomércio

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (11), 5ª edição da Sessão Itinerante da Câmara Municipal, promovida em parceria com a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), com intuito de renovar o termo de cooperação firmado entre as duas instituições. O Auditório do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) onde a sessão foi sediada recebeu funcionários e estudantes.

A Sessão Itinerante tem o mesmo itinerário de uma Sessão Ordinária, onde os vereadores apresentam indicações, moções aprovam requerimentos e projetos.

O Vereador Coringa entregou a mesa diretora mais dez indicações, onde novamente demonstrou sua preocupação com os interesses da população da periferia de nossa Capital. Locais por onde mais tem andado com o projeto Gabinete Itinerante.

Nas indicações apresentadas, foram solicitadas instalação de rede de esgoto, posto policial, redutores de velocidade, patrolamento e cascalhamento, construções de praças, quadras esportivas e poda de arvores.

Segundo o vereador Coringa, como legitimo representante do povo, tem que ir onde às necessidades são mais criticas, e sempre esta nas periferias e regiões mais afastadas do centro. “Vou continuar fazendo as solicitações de melhorias que a população tanto precisa e espero que o executivo possa estar nos atendendo” explicou Coringa. 

Vereador Paulo Pedra alerta para falta de materiais básicos em postos de saúde

Durante a sessão desta terça-feira (10), o vereador Paulo Pedra, 3° Secretário da Casa de Leis alertou para a situação de alguns postos de saúde da Capital que estão com problemas de falta de materiais básicos para atendimento.

De acordo com Carlos Ramires, que faz parte do Conselho da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco faltam diversos itens como: avental descartável, luvas e pomadas. “Na semana passada, os enfermeiros receberam luvas, mas já está em falta novamente, pois elas lidam com sangue, fezes e urina diariamente”, afirmou.

Outra reclamação também é em relação a materiais de limpeza. “Não existe higiene sem água sanitária. Nos postos não há nem mesmo papel higiênico e papel toalha. Não estou aqui para falar mal, mas as funcionárias estão fazendo bazar para comprar o papel higiênico”, destacou Ramires.

Para Paulo Pedra, a situação é lamentável. “Cabe uma representação ao Ministério Publico Federal, pois a verba é federal. Os sindicatos dos enfermeiros, médicos e dentistas precisam se unir nesse momento e cobrar melhores condições de trabalho. É necessário que seja feita diligências nos postos de saúde para saber qual proporção desses problemas. E espero que sejam resolvidos o mais rápido possível”, argumentou o parlamentar. 

Vereador Carlão institui o Dia Municipal do Médico Veterinário

Durante a sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Campo Grande foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 7.455/13, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), que institui o Dia do Médico Veterinário, no âmbito do município de Campo Grande. O vereador ressaltou que a comemoração visa reconhecer a essa classe cujo papel é trabalhar para alcançar a harmonia nas interações entre o homem, meio ambiente, animais, tecnologia e ciência.

“O médico veterinário é o profissional cuja formação permite a atuação em uma série de atividades fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do nosso País em que o destino final seja a melhoria da qualidade de vida dos seres vivos. Essas atividades são especialmente proeminentes nas áreas da saúde, da agricultura e da economia. Em homenagem a todos estes importantes profissionais pelo seu dia que a partir de agora passa a ser comemorado em Campo Grande no dia 9 de setembro de cada ano”, ponderou Carlão.

Carla reivindica centro comunitário para comunidade quilombola

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou mais uma sessão itinerante, que ocorreu hoje (11.09), no auditório do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, no horto florestal. Na oportunidade a vereadora Carla Stephanini encaminhou à Mesa diretora, reivindicações da comunidade solicitando providências que possam minimizar problemas relacionados à segurança no trânsito.

Carla solicitou o envio à direção da Agetran de pedido de estudos de viabilidade para implantação de redutores de velocidade do tipo quebra-molas na avenida Ludio Martins Coelho n divisa dos bairros Bom Jardim e Oliveira III e na avenida Luiz Bento na Vila Popular. Em relação à Agetran, foi solicitada, também, a implantação de abrigos e bancos em pontos de ônibus no Jardim Noroeste.

Ainda na sessão itinerante a vereadora solicitou o patrolamento, cascalhamento e compactação do cascalho na rua Diocese de Campo grande, jardim Seminário. Com objetivo promover melhorias para as famílias residentes na comunidade quilombola Chácara Buriti, Carla reivindica a construção de um centro comunitário, para o qual há terreno disponível.


Audiência Pública na sexta-feira debate transparência em programas habitacionais

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza na sexta-feira (13), às 8 horas, Audiência Pública para debater sobre o tema: “Portal da Transparência: Uma Ferramenta de Controle Social dos Programas Habitacionais”.

A reunião está sendo promovida pela Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos, composta pelos vereadores Alceu Bueno (presidente), Carlão (vice), Dr. Jamal, Edil Albuquerque e Engenheiro Edson.

Na Audiência será debatido o Projeto de Lei Complementar nº 365/13 - substitutivo ao Projeto de Lei n° 7.371/13, que acrescenta dispositivos ao Capítulo V do cadastro geral da Lei Complementar nº 109, de 21 de dezembro de 2007 (institui a Política Municipal de Habitação de Interesse Social – POLHIS e dá outras providências).

O referido Projeto, de autoria do vereador Zeca do PT visa criar o Portal da Transparência, onde serão disponibilizados dados para consulta e controle social sobre os programas habitacionais no município. A proposta está em tramitação na Casa de Leis.

Serviço - A Audiência Pública será realizada na sexta-feira (11), a partir das 8 horas, no Plenário Edroim Reverdito, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, bairro Jatiuka Park.

Humanização da Saúde é tema de Audiência Pública na sexta-feira

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza na sexta-feira (13), às 15 horas, Audiência Pública para debater sobre a humanização de atendimento em saúde na rede municipal de Campo Grande.

A reunião está sendo promovida pela Comissão Permanente de Saúde, composta pelos vereadores Paulo Siufi (presidente), Dr. Jamal (vice), Coringa, Elizeu Dionizio e Chiquinho Telles.

Os vereadores convidam toda a população para participar dos debates juntamente com autoridades e membros da sociedade civil organizada.

Serviço - A Audiência Pública será realizada na sexta-feira (11), a partir das 15 horas, no Plenário Edroim Reverdito, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, bairro Jatiuka Park.

Vereador Otávio Trad discute políticas públicas para Juventude de Campo Grande

Estudantes de escolas públicas e particulares, universitários, educadores, além de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário discutiram, na noite desta terça-feira (10), políticas públicas para a juventude de Campo Grande durante audiência pública na Câmara de vereadores.

O debate foi realizado pela Comissão Permanente de Juventude da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Otávio Trad (PT do B) – presidente, Juliana Zorzo (PSC) - vice, Professora Rose (PSDB), Eduardo Romero (PT do B) e Elizeu Dionísio (PSL), e teve como objetivo apontar as necessidades e tirar indicativos de melhorias para os jovens da Capital.

“Fico muito feliz por iniciar os trabalhos da Comissão com uma plateia repleta de estudantes e jovens preocupados com a política pública da juventude. Tenho certeza que esse dia ficará marcado na história da Câmara Municipal, tendo em vista que a Comissão foi criada neste ano”, destacou o vereador Otávio Trad, que passou a coordenação dos trabalhos para a vereadora Professora Rose.

Por meio de um diálogo direto com vereadores e autoridades, jovens de diversas regiões, e até mesmo do interior do Estado, fizeram o uso da palavra onde expuseram suas opiniões e reivindicaram melhorias em Campo Grande além de sanar dúvidas sobre projetos de lei e fazer sugestões.

Mudanças na legislação eleitoral para reduzir a idade mínima para cargos eletivos, a falta de incentivo para o primeiro emprego, mais acesso ao mercado de trabalho, maior participação nas entidades estudantis, entre outros assuntos debatidos durante a audiência.

O vereador Otávio Trad cobrou mais uma vez a nomeação do secretário municipal da juventude, levando em conta que o projeto de lei enviado em regime de urgência pelo prefeito Alcides Bernal, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em junho deste ano. “Vou continuar cobrando para nomear o secretário. Se a justificava do representante do prefeito é de que a cidade ficou 20 anos sem essa secretaria, respondo dizendo que mesmo com a criação deste órgão, continuamos sem ter”, pontuou.

Os debates ainda contaram com a participação da delegada Roseman Geise Rodrigues de Paula, titular da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), da secretária adjunta de Estado de Educação, Sheila Cristina Vendramini, da Desembargadora Maria Isabel de Matos Rocha, do presidente da UCE (União Campo-grandense de Estudantes), Jonathan Malaquias, além de representantes do escotismo e secretarias. 

Lei dos bicicletários em locais públicos é sancionada pelo prefeito

Foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande, nesta quarta-feira, 11, a Lei n º 5.216 que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de bicicletários e adaptação de chuveiros e vestiários em prédios públicos da Capital. O projeto é de autoria do vereador Eduardo Romero (PT do B) e co-autoria de Alex do PT.

A lei, sancionada pelo prefeito Alcides Bernal, entra em vigor em até 60 dias a contar de sua publicação, ou seja, até o final deste ano devem começar as instalações de bicicletários em locais públicos e também chuveiros e vestiários.

Eduardo Romero comemorou a aprovação por unanimidade na Câmara Municipal e a sanção do prefeito. Ele salientou que o projeto foi elaborado seguindo formato de consulta pública, uma vez que audiência pública foi realizada na Casa, houve mobilização de ciclistas pela manutenção da ciclovia da Avenida Afonso Pena e ainda o tema Ciclista Cidadão – Mobilidade Urbana foi tema de uma das edições do Projeto Câmara Ativa.

A lei é para a instalação de bicicletários e adaptação de chuveiros e vestiários nos prédios públicos da Capital, de modo que sejam criadas condições para o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.

Algumas regras como, por exemplo, que o bicicletário contemple um mínimo de vagas de estacionamento estão previstas na lei. Além disso, eles deverão ser gratuitos a todos sem qualquer distinção, sendo vedada sua utilização com fins lucrativos.

Em relação à instalação de chuveiros públicos, a lei prevê que eles sejam com cabines individuais para garantira privacidade dos usuários e com pelo menos um chuveiro com divisória em cada banheiro (masculino feminino) por prédio.

Estas condições valorizam a mobilidade urbana sustentável e cria hábitos saudáveis na população, começando pelos servidores municipais. Entendemos que a colocação de bicicletários gratuitos é uma estratégia para o desenvolvimento da cidade, defende Eduardo Romero.

Vereador Delei Pinheiro participa de Sessão Itinerante realizada no SESC em parceria com a Fecomércio

Na manhã desta quarta-feira (11) aconteceu a 5ª edição da Sessão Itinerante, realizada no auditório do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em parceria com a Fecomércio ( Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul).

O vereador e 1º Secretário da Casa de Leis Delei Pinheiro (PSD) apresentou suas indicações para os bairros Monte Rey, Piratininga e Jardim Pênfigo. Entre os serviços solicitou patrolamento e encascalhamento, solicitou Semáfaro no cruzamento da Rua Santa Quitéria com a Rua da Divisão, o mesmo serviço foi protocolado para o cruzamento da Avenida Marinha com Avenida Gunter Hans.

Todas as indicações foram encaminhadas para o Executivo Municipal com cópias para as Secretárias Responsáveis pela execução das obras.

A Sessão Itinerante foi marcada pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que propõe o cadastramento de até duas pessoas para representar e acompanhar os trabalhos legislativos. O objetivo do termo é permitir que as entidades possam conjuntamente realizar cursos, seminários e palestras.

O Presidente da Fecomércio, Edson Ferreira de Araújo, destacou o trabalho de qualificação profissional realizado para mais de 2.500 jovens aprendizes e afirmou que todos estão no mercado de trabalho.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
23min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
18min35max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
21min35max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.