+55 (67) 3546.2571
sbado, 27 de fevereiro de 2021
bataguassu
bataguassu
terça, 19 de março de 2013 - 15:35

Confira o Legislativo de Chapadão do Sul

Vereadores cobram respostas do executivo

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira, dia 18, a maioria dos vereadores em seus pronunciamentos destacou a falta de resposta por parte do executivo municipal.

Frisaram que foram feitas várias indicações por parte do legislativo, porém sem nenhuma resposta.

Alguns requerimentos também foram elaborados, porém esses tem prazo para resposta, prazo esse que se encerrará essa semana.

Cobraram mais uma vez os vereadores, que o executivo tenha um bom diálogo com os edis, além de destacarem que se algum pedido foi feito através de documento que venha a resposta da mesma forma. A vereadora Sônia Maran foi uma que destacou que não aceitará respostas verbais.

Os vereadores pediram ainda respeito da parte do executivo, no sentido de dar esclarecimentos sobre problemas da cidade.

Em sua maioria os vereadores, lembraram que são a voz do povo, e o que foi cobrado veio por parte da população sul-chapadense, população essa que quer respostas.

Acreditam os vereadores que é preciso união para conseguir vencer os problemas que a cidade está passando, e que essa união precisa partir também do executivo.

Através de indicação já foram feitos pedidos de melhorias de ruas, iluminação, transporte públicos, ciclovias, sinalização, melhorias no trânsito entre outros assuntos.

Os requerimentos foram para saberem questões de contratações, documentações da prefeitura, e outros assuntos que podem afetar a cidade.

Lembraram ainda os vereadores, que os pedidos dos requerimentos não são por desconfiança, mas sim para esclarecimento de dúvidas. 


Tânia Francini solicitou que um ESF do Parque União fique aberto até às 22h

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, a vereadora, Tânia Francini

Solicitou ao Prefeito Municipal, Luiz Felipe Barreto de Magalhães e a Secretária de Saúde, Rosemary Barros, que uma das Unidades Básicas de Saúde, existentes no Parque União funcione até às 22 horas, como extensão de atendimento ambulatorial.

Justificou que em média 60% da população sul-chapadense reside no referido loteamento, e o município não dispõe ainda de transporte coletivo.

Destacou que muitas vezes pessoas daquele local necessitam de atendimento e não tem como se deslocar até o centro.

Acredita a vereadora que a cidade já comporta uma unidade básica naquele local. 


Rosemari pediu ônibus para transportar frequentadores da melhor idade

Preocupada com o bem estar dos frequentadores do Projeto Conviver, a vereadora, Rosemari Cruz solicitou na sessão desta segunda-feira, dia 18, ao Prefeito Municipal, Luiz Felipe Barreto de Magalhães e a Secretária de Assistência Social, Jeane Gleice Camargo Barros, que viabilize um veículo, ao Centro de Convivência da Melhor Idade, para o transporte dos idosos dos bairros até a sede, possibilitando aos mesmos participarem das múltiplas atividades realizadas pelo grupo.

Destacou que o Projeto CONVIVER, conta com mais de 200 idosos e desenvolve inúmeras atividades educativas, esportivas, recreativas e festivas, porém nem todos os idosos tem a oportunidade de participar destas atividades, devido à dificuldade de deslocamento de suas residências até a sede.

O Projeto CONVIVER está localizado atualmente na Rua 14, nº 1540, no centro da cidade e muitos idosos residem nos bairros, e a grande maioria no Loteamento Parque União. Como o Município não possui transporte coletivo, muitos deixam de participar das atividades.

Justificou que por esta razão, solicitou que seja disponibilizado um veículo para o transporte dos idosos.

“É sabido que a Prefeitura Municipal disponibiliza o transporte nas quartas-feiras, nos dias do encontro, em datas comemorativas, encontros regionais e viagens”, lembrou a vereadora. 


Vereadora Sônia Maran cobrou respostas da Prefeitura sobre indicações e requerimentos

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 18, a vereadora Sônia Maran cobrou em seu pronunciamento, respostas do Poder Executivo sobre indicações e requerimentos encaminhados pelos vereadores.

A vereadora lembrou que está cansada de elaborá-los e nunca obter respostas da Prefeitura. Alegou que alguns têm prazo para ser respondidos, mas as indicações não, por esse motivo não entende porque respostas que seriam simples não são respondidas.

Sônia lembrou que no dia 11 de março fez um requerimento onde solicitou os demonstrativos das receitas correntes com a despesa do pessoal ativo e inativo e os encargos sociais da Prefeitura, e que a resposta chegou até sua mão de qualquer jeito, até mesmo com rascunhos escritos a caneta. Destacou ainda que o documento é de difícil compreensão, além de ter letras pequenas demais.

Ainda em seu pronunciamento, a vereadora leu o art. 78 da Lei Orgânica, que destaca a necessidade de publicação anualmente, no mês de abril, na imprensa local ou num jornal de maior circulação, a relação nominal de funcionários e servidores ativos e inativos da municipalidade. Segundo ela, desta forma terá como saber se os funcionários públicos terão ou não o aumento anual, pois assim terá conhecimento sobre a real situação da folha de pagamentos da prefeitura.

A parlamentar comentou também um documento que a Câmara fez junto com o Sindicato Rural encaminhado ao Governador, André Puccinelli, solicitando o apoio na definição do traçado da MS 320, para que seja definido o traçado que traga benefício para toda região. O documento foi assinado por diversas autoridades e lideranças políticas de Chapadão do Sul.

Maran lembrou ainda que foi questionada sobre o que aconteceu com o dinheiro que a Câmara repassou para a construção de casas para a segurança pública no ano passado, e ressaltou que os novos vereadores não tem como saber o que aconteceu com o dinheiro, pois foi repassado pela Prefeitura e lá já não tem como se fazer mais o controle do recurso devolvido.

Para finalizar, disse que o que for encaminhado à prefeitura através de documento, quer a resposta da mesma forma.

Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
22min31max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min32max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
25min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
23min31max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.