+55 (67) 3546.2571
domingo, 26 de setembro de 2021
quinta, 12 de setembro de 2013 - 09:40

Confira o Legislativo de Chapadão do Sul

Elton Silva :"Não tem nenhuma grande obra feita pelo atual prefeito "

Em seu pronunciamento na sessão de segunda-feira, o vereador Elton Silva comentou indicação onde pede a construção de creches na cidade diante da falta de vagas. Lembrou que essa é uma indicação da população e que uma nova creche começou a funcionar esse ano, construída pelo ex-prefeito Jocelito. “Não tem nenhuma grande obra feita pelo atual prefeito”.

Falou sobre requerimento de gastos com publicidade e criticou a realização de pesquisa feita pela Prefeitura. O parlamentar criticou também a postura da Administração Municipal com os problemas de tráfego próximo aos viadutos da MS 306. “Pedi semáforos e disseram que fariam um estudo sobre o tráfego. Esse estudo vai ficar um ano, 20 anos, 30 anos. Acidentes acontecem todos os dias e continua o estudo. Gostaria que falassem para a população quanto tempo vai durar esse estudo”.

Anunciou uma visita ao Deputado Estadual Amarildo Cruz, que confirmou a destinação de emenda para o município e que vai assumir a presidência da juventude do seu partido em Chapadão do Sul.

Elton lembrou que foi desacatado por uma professora sobre questão da merenda. De acordo com ele, a Prefeitura está cumprindo a lei. “Não sou contra professor, mas não fui que fiz a lei. O prefeito agiu em cima da lei”.

Ele também criticou o prefeito por divulgar informações mentirosas sobre a dívida do município com o INSS. “O Felipe divulgou o valor e é mentira pois nem o próprio INSS sabe o valor da divida”. 

Alírio Bacca pediu a canalização de águas pluviais na Avenida oito 

Por meio de indicação apresentada na sessão do último dia 02, o vereador Alírio Bacca pediu a construção canalização de águas pluviais da Avenida Oito, no centro da cidade.

“A referida propositura vem requerer que o Executivo viabilize estudos, para a canalização de águas pluviais, da Avenida Oito, pois sabemos que a falta de canalização causa alagamento na Avenida e muitos transtornos aos munícipes. Atualmente estão sendo realizadas obras para implantação do sistema de esgotamento sanitário, e para isto estão sendo cortados os asfaltos. Destarte esta seria uma boa oportunidade para canalizar as águas pluviais da referida avenida, evitando futuros transtornos com novos cortes no asfalto”.

No pronunciamento, o vereador falou sobre outra indicação onde pediu a cobertura de pontos de moto taxis e cobrou a Prefeitura que viabilize calcário para os produtores do Assentamento Aroeira. “O calcário foi adquirido no ano passado e uma parte foi enviada e outra não. Quando começar a chuva precisa plantar e os produtores necessitam do calcário”.

Cumprimentou o Presidente da Associação dos Apicultores de Chapadão do Sul José Adelmo Haach pela viabilização da Casa do Mel. “Estou à disposição para colaborar com os produtores de mel. O custo de produção é alto e o trabalho é ardo”. Alírio reforça a necessidade de um rótulo para divulgar mais o mel de chapadão do sul, que já é bastante elogiado. 

Abel anuncia emenda de R$ 100 mil do PSDB para Chapadão do Sul 

O vereador Abel Lemes anunciou uma emenda de R$ 100 mil do PSDB para investimentos na área da saúde em Chapadão do Sul. Segundo ele, essa é uma boa notícia confirmada pelo Deputado Federal Reinaldo Azambuja.

“O PSDB está caminhando para contribuir para o desenvolvimento do município. Outras emendas serão anuncias em breve. Vamos continuar sendo atendidos pela classe política a nível estadual e federal”.

Ele comentou um dos assuntos mais debatidos na sessão de segunda-feira, que é o agendamento de consultas nos postos de saúde. “Desde a legislatura passada nós estamos buscando uma solução para essa questão de agendamento de consulta. Creio que isso vai ser algo importante. Chapadão do Sul é uma cidade onde a gente tem condição de oferecer uma melhor condição para seus moradores”. Falou sobre a situação dos médicos que atendem nos postos e precisam se afastar para atender urgência e emergência no Hospital Municipal. “Situação que acontece somente em caso de especialidades”.

Lemes disse que o município continua em um momento de crescimento econômico e que a previsão do orçamento para o ano que vem é melhor do que esse ano. Também comentou sobre o atendimento nas creches. “Todos nós vamos lembrar que uma creche nova, muito linda começou a funcionar esse ano, e não temos mais vagas para as creches. E impressionante o tamanho do desafio que a administração municipal tem para cuidar de tudo isso”.

Anunciou que será lançado em breve um pacote de obras pela Administração Municipal para atender o nosso município, com grandes investimentos na área da saúde, com ampliação de salas de aulas e construção de novas escolas municipal e estadual. “Chapadão do sul cresce em ritmo acelerado. Não tem ninguém que nos segure. Somos uma cidade extremamente pujante. Por isso fazemos parte e contribuímos para esse desenvolvimento”. 

Aproveitando a presença do presidente José Adelmo, parabenizou a APISUL pelo início do projeto de construção da Casa do Mel. “Essa semana receberá a matricula para iniciar a construção. Chapadão produz 60 mil quilos de mel por ano, com a casa do mel deve chegar a 200 toneladas. Vai gerar investimento e emprego, fomentar o crescimento da economia com a produção de mel”.

“Eu acredito eu Chapadão do Sul, luto por essa cidade. Sei que a administração tem desafios gigantes e vamos vencer pela economia e pelo povo desafiador”. 

Sônia Maran visita postos de saúde e chama atenção para atendimento médico 

Durante seu pronunciamento na sessão da Câmara, a vereadora Sônia Maran, primeira secretária da Casa, afirmou que fez uma visita aos postos de saúde da cidade e chamou a atenção para o atendimento médico.

Ela afirma que ouviu reclamações sobre a demora no tempo para se marcar consulta e defendeu o agendamento de consultas para um atendimento mais humanizado da população. “Eu me recuso a ouvir a frase que em tal cidade a saúde está muito ruim. Não quero olhar os exemplos ruins, mas olhar para cima e buscar um exemplo que seja melhor para a população”.

Maran destacou uma situação que estaria prejudicando o atendimento médicos nos postos. De acordo com ela, muitas vez o médico está atendendo no ESF e está de sobreaviso no Hospital e acaba deixando o posto para atender casos de urgência e emergência. Ela fez um alerta que isso também poderia ser contra a lei. “Ai entra uma preocupação. Se esse médico concursado está ganhando no posto, quando for atender emergência no hospital ele não estaria ganhando duas vezes no mesmo horário?, questionou ao ler artigo da Constituição Federal.

“Chamo a atenção da Secretaria de Saúde para ver essa situação. Temos que encontrar uma matemática para resolver essa equação. Peço a atenção para que não esteja fazendo nada ilegal, que tome esse cuidado”. Ela também recebeu reclamações de que médicos não estão podendo realizar cirurgias simples.

Em seu pronunciamento, Sônia Maran parabenizou ainda os pastores de Chapadão do Sul pelo seu dia e cumprimentou a população de Paraíso das Águas pela comemoração de 1 ano de emancipação e 8 meses de Administração. Teceu elogios ao Prefeito Ivan Xixi, que já assinou convênio com a CASSEMS para o plano de saúde dos servidores do município. 

Rosemari Cruz solicita construção de parque infantil no Residencial Planalto 

A vereadora Rosemari Cruz, primeira vice-presidente da Câmara, apresentou indicação solicitando a construção de uma parque infantil para atender os moradores do Residencial Planalto.

Ela justifica que a presente propositura visa atender as reivindicações dos moradores que solicitaram a intervenção junto ao Poder Executivo para a instalação de um parquinho infantil no bairro. “A instalação de um parque na região propiciará lazer com qualidade, segurança e conforto aos pais e filho”.

Em seu pronunciamento na sessão, a parlamentar parabenizou a diretoria da Associação Viva a Vida e todo o grupo da melhor pela organização do jantar italiano e reforçou pedido feito por outros vereadores sobre a necessidade de construção de mais creches na cidade pela falta de vagas para atender todas as crianças.

Outro assunto destacado na tribuna foi sobre as ruas que estão sendo cortadas para a construção da rede de esgoto. Também fez um relatório sobre os eventos que aconteceram na semana passada, como a participação na conferência estadual de meio ambiente, reunião para discutir a renegociação da dívida do município com o INSS e a participação no congresso de vereadores, na cidade de Bonito. 

Alírio Bacca chamou a atenção para situação preocupante da Praça 23 de Outubro 

Durante pronunciamento na Câmara, o vereador Alírio Bacca chamou a atenção para a atual situação de abandono na Praça 23 de Outubro. Segundo ele é uma situação constrangedora com usuários de drogas.

A Praça, que já foi um cartão postal da cidade, vem sendo utilizada por drogados e as pessoas estão com medo de frequentar o local. “Uma praça linda e que está praticamente morta, sem cuidado com as arvores e plantas caríssimas que o município investiu... Virou um bandidismo”.

O vereador alerta que é preciso tomar uma atitude sobre essa situação. Ele lembra que recebeu um telefonema de um visitante que reclamou da praça pois foi ameaçado.” Vai levar uma coisa ruim da nossa cidade”.

Outro assunto abordado pelo parlamentar, foi a necessidade de uma assistência técnica aos produtores do Assentamento Aroeira e da região, que possuem terras férteis, mas não estão produzindo. Uma solução que está sendo discutida seria um convênio entre a Prefeitura e a Universidade Federal que assumiria a área para fazer análise, mostrar aos produtores novas tecnologias de produção. “A Universidade está aqui pra isso, mas precisam de uma ajuda para fazer esse trabalho, de um convênio com o município. Nós precisamos que o município cresça na produção”. 

Teacher Wagner ressalta importância do patriotismo 

No último dia 07, foi comemorado o dia da Independência do Brasil. Em seu pronunciamento na Câmara, o Presidente Teacher Wagner falou da importância do patriotismo e do significa ser patriota.

Ele participou de evento no sábado, promovido pela Prefeitura, em comemoração ao 07 de setembro. “Que essa semana sirva de reflexão para todos nós como deve ser o nosso papel de patriotas”.

Wagner comentou indicação onde solicita a contratação de um professor de capoeira, para ministrar aulas para crianças e jovens de nossa cidade. 

Dia das crianças com ações educativas pediu a vereadora Tânia Francini 

“Nas comemorações do dia das crianças, gostaria que esse novo governo tivesse um olhar diferenciado. Que você levado em conta os valores, ser ao invés de ter. Geralmente a gente distribui brinquedos, importante para as crianças, mas que no dia da criança também fosse levantado questionamentos sobre a importância da criança para a sociedade”. “Fica a minha indicação para que nos dia 12 de outubro, as secretarias municipais possam desenvolver um trabalho lúdico e ao mesmo tempo educativo”.

A afirmação foi da vereadora Tânia Francini, durante pronunciamento na Câmara, onde destacou a importância de ações educativas para as crianças. “Que tenha na Praça de Eventos, ou até mesmo Praça 23 de Outubro, que está abandonada e mal vista pela população e que possa ser revitalizada, um tenda com dentista ensinando as crianças a cuidar da higiene bucal, um médico falando sobre higiene pessoal, histórias infantis, cinema, brinquedos, o trenzinho na alegria”. 

A vereadora enfatiza também a importância da participação dos pais e faz uma crítica: “São valores que a gente poderia estar incentivando e proporcionando um dia de família. Um dia onde os pais estariam levando as crianças e comemorando junto com os filhos, pois percebemos que os pais estão cada vez mais longe dos seus filhos”.

Tânia apresentou uma indicação para a criação de uma sala de arte nas escolas municipais, pediu incentivos da Prefeitura para trazer o Projeto Farmácia Viva para Chapadão do Sul e comentou indicação, feita juntamente com o vereador Alírio Bacca para que Administração Municipal mantenha convênio com as casas de recuperação e destine profissionais adequados para atender nestes locais, como psicólogo, assistente social, médico e dentista.

Falou ainda sobre a necessidade de convênio da UFMS com a Prefeitura para a assistência técnica na produção do assentamento aroeira e da região. 

Prainha pede estacionamento nas Avenidas Dois e Goiás 

Buscando atender reivindicações de comerciantes e moradores, o vereador Prainha apresentou indicações para construção de estacionamento nas Avenidas Dois e Goiás.

Na Avenida Dois, ele solicitou o estacionamento especialmente em frente à churrascaria Chapadão e Duda Som. Justifica que o local tem movimento intenso, sendo complicado encontrar uma vaga para estacionar.

Na Avenida Goiás, Prainha ressaltou a necessidade de estacionamento no trecho entre as Ruas Paranaguá e Presidente Vargas.

“Apresento tal propositura, levando em consideração que já estão sendo feitos estacionamentos em canteiros da cidade, inclusive em vários trechos da Avenida Goiás. Portanto, peço ao Executivo que olhe com atenção para esse pedido, pois vem de encontro com os anseios dos comerciantes e moradores do local”. 

Vereador Elton Silva quer a contrução de mais creches na cidade 

Considerando o Comunicado emitido pela Secretaria de Educação, veiculado no site oficial da Prefeitura de Chapadão do Sul, no dia 23 de Agosto de 2013, o qual informa que após um levantamento nos Centros de Educação Infantil do município constatou que não há mais vagas, o vereador Elton Silva apresentou indicação pedindo a construção de mais creches.

Segundo ele, ter um local adequado e seguro para deixar os filhos durante o dia é um problema enfrentado por muitas mães que precisam trabalhar fora de casa. “A situação é mais crítica quando se trata de bebês ou crianças bem pequenas, que não podem ficar sozinhas”, alerta.

“Dessa forma solicito a construção de mais creches em nosso Município, no intuito de sanar tal carência, para que nossas crianças tenham a oportunidade de receber os cuidados e os estímulos pedagógicos necessários, frequentando desde cedo uma boa creche, em especial, as crianças das famílias menos favorecidas”.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
19min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.