+55 (67) 3546.2571
tera, 02 de maro de 2021
bataguassu
bataguassu
quinta, 14 de março de 2013 - 17:20

Confira o Legislativo de Rio Brilhante

Sessão Ordinária de 11 de março de 2013.

Vereador José de Freitas Neto (PSDB) 

Estacionamento para caminhões e ônibus
Através de indicação ao Prefeito e ao Secretário de Infraestrutura, o vereador Zezinho (PSDB) solicitou a disponibilização de uma área para que sirva de estacionamento para caminhões e ônibus, que ficam estacionados em vias publicas.
Com o desenvolvimento do município vieram vários destes veículos para prestarem serviços nas usinas que ficam estacionados em frente as casas dos proprietários, sem nenhuma sinalização trazendo riscos a outros motoristas que ficam sem visibilidade, principalmente a noite.
Uniformes
Em indicação ao Prefeito e ao Secretário de Infraestrutura o vereador Zezinho pede que se faça aquisição de uniformes para os funcionários que exercem e função de catadores de lixo, com coletes refletivos a luz, já que uma boa parte da coleta e feita a noite, onde os funcionários correm risco de serem atropelados.

Vereador Ademar Luiz Schafer (PSDB)

Ônibus para APAE
De autoria do vereador Ademar do União (PSDB) tendo como co-autor o vereador Totinha (PT), foi solicitado ao Prefeito Municipal que os alunos da APAE sejam beneficiados com um ônibus adaptado para transporte de deficientes.
Os portadores de necessidades especiais necessitam de carinho e atenção não so de seus familiares como de toda a sociedade. Nesse contexto, vale destacar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Apae do município, que mesmo dispondo de poucos recursos financeiros procuram fazer o máximo pela educação e inserção daqueles alunos na sociedade.
“A fim de facilitar o transporte dos alunos, propomos ao Executivo disponibilização de um veiculo adaptado aos portadores de deficiência”, disse Ademar

Vereador Dinozete S. Marques - Jeto (PDT)

Emplacamento de veículos no Município
O vereador Jeto (PDT) teve aprovada indicação ao Prefeito Municipal, para que, através da secretaria competente gestione o seguinte: junto aos diretores das empresas Expresso Queiroz, Viação Motta, Andorinha e outras para que ao menos 10% de sua frota que transita tanto no Município como interestadual, sejam licenciados em Rio Brilhante; a mesma gestão junto as empresas que aqui prestam serviços e ainda a promoção de campanha junto aos proprietários de veículos que residem em nosso Município para que aqui sejam emplacados.
Considerando que parte da receita auferida pelas empresas de ônibus que aqui trafegam entra em seus cofres através de guichês via Rio Brilhante, o vereador entende que licenciamentos anuais sejam realizados pela agencia local do Detran como forma de reconhecimento. “Da mesma forma as empresas que prestam serviços como transporte escolar, bem como os moradores da cidade, o que resultara em incremento de nossa receita.
Projeto Verde também é brilhante
Através de indicação ao Poder Executivo, o vereador Jeto (PDT) sugeriu a criação de um projeto, que poderá ser denominado “Verde também e brilhante” ou similar, objetivando o plantio de arvores na cidade, rodovias e distrito, uma arvore para cada criança que venha a nascer em Rio Brilhante.
O objetivo e incentivar o amor a natureza nas crianças e comunidades, procurar plantar a maior quantidade de arvores, preferencialmente as nativas ameaçadas de extinção e proteger a natureza melhorando o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
“Esse projeto consiste em presentear cada mãe que sai da maternidade, com uma muda de arvore, para que seja plantada e cuidada permanentemente, e cada criança terá sua arvore de estimação. Também busca incentivar e conscientizar as famílias da necessidade de proteger a natureza e melhorar o meio ambiente.”
Campanha contra a Dengue
Ao Prefeito Municipal e a Secretária de Saúde, o vereador Jeto (PDT) sugeriu a realização de uma campanha para colocação de placas, outdoor e cartazes no centro da cidade, bairros e distrito com frases de alerta para a prevenção da Dengue. O objetivo e conscientizar a população, de maneira constante, dos cuidados que todos devem ter para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Vereador Aguinaldo Lima Pereira (PPS)
Implantação do Programa Agente de Leitura
Por meio de indicação ao Poder Executivo, o vereador Aguinaldo – Boiada(PPS), solicita a implantação do Programa Agente de Leitura em parceria com o Ministério da Cultura do Governo Federal.
Podem participar jovens entre 18 e 29 anos que tenham o Ensino Médio. Esse programa e um mediador que atua na formação de novos leitores, desenvolvendo atividades como roda de leitura, contação de historias, leituras compartilhadas, saraus artísticos e performances literárias. O agente dedicara 25 horas semanais a atividades, durante um ano e recebera um bolsa - auxilio de um salário mínimo. “Acredito que esse programa vem ao encontro dos alunos universitários alem de criar frentes de trabalho para os jovens”, disse.

Vereadora Maria Isabel A. M. Barbosa – Belinha (PMDB)
Reavaliação do trânsito
A vereadora Belinha (PMDB) teve aprovada indicação ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Infraestrutura, onde solicita reavaliação do transito de Rio Brilhante, com vistas a diminuir acidentes e facilitar o fluxo, inclusive com implantação de ciclo faixas ou ciclovias e a realização de campanhas educativas permanentes para sensibilização da população
.A vereadora entende como de grande importância a contratação de empresa especializada para fazer uma profunda avaliação do transito local e a partir daí, sugerir as diversas medidas a serem tomadas para facilitar o fluxo de veículos e minorar os acidentes, implantando uma melhor organização como Mao única, Mao dupla, estacionamento para os diversos meios de transporte, utilização de semáforos, enfim, importante e favorecer todos os envolvidos: motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e portadores d necessidades especiais.

Vereador Célio Soares Candido (PMDB)

Praça Salim Elias
O vereador Celinho (PMDB) teve aprovada indicação ao Executivo Municipal e ao Secretário de Infraestrutura, solicitando que sejam realizadas a revitalização, construção de banheiros e colocação de bebedouros na Praça Salim Elias no Distrito de Prudêncio Thomaz.
A referida praça e um dos únicos pontos de encontro da população do distrito e sua manutenção e melhoramento são serviços essenciais para melhor atender aquela comunidade que sofre com poucas opções de lazer.
Barbosão

O vereador Celinho (PMDB) sugeriu ao Prefeito e ao Secretario de Infraestrutura a colocação de bebedouros no Centro Esportivo Theofanes Barbosa Moraes “Barbosão”.
Esse local recebeu na administração anterior, grande investimento em sua infraestrutura e de fato, tornou-se um dos principais pontos de encontro da juventude, desportistas e população em geral, contudo passou despercebida a necessidade da colocação de um bebedouro para atender aqueles usuários.

Denominação do CRAS do distrito homenageará Torres Barbosa Lino
O vereador Celinho (PMDB) sugeriu ao Executivo Municipal que o C.R.A.S. do Distrito de Prudêncio Thomaz passe a ser denominado “Torres Barbosa Lino”.
Torres Barbosa Lino nasceu em 1949, na Fazenda Campo alegre neste Município. Filho de Lourival Barbosa e Antonia de Souza Barbosa. Pico, como era conhecido, Foi proprietário rural próximo ao distrito, participou ativamente da historia e vida de Prudêncio Thomaz; por inúmeras vezes deu contribuição financeira em igrejas, escolas e famílias carentes. Por isso e pelo seu jeito simples, La deixou muitos amigos. Faleceu aos 49 anos, em 1999.
“Sugerimos o nome de Pico como forma de reconhecimento por ter sido um cidadão participativo no distrito, correto e honesto e atento as necessidades daquela comunidade, e atendendo a seu filho Andre, que da mesma forma que o pai, esta integrado a vida daquela comunidade devido a fazenda que La possui, e tendo como funcionários diversos daqueles moradores”, disse.

Vereador João Pedro Alves (PMDB)
Reativação do Posto de Saúde da Passa Tempo
Aprovada por unanimidade a indicação do vereador João Pedro (PMDB) ao Prefeito Municipal, solicitando a revitalização do posto de saúde da Agroindustrial Passa Tempo.
A agrovila localizada 50 km da sede do Município conta hoje com cerca de 90 residências. Conforme moradores, ali existe construído e instalado um posto de saúde porem a população não está recebendo os devidos atendimentos, conseqüência da falta de médico e enfermeira, tendo muitas vezes que se deslocarem à cidade para consultas. Outra reclamação é a ausência de uma ambulância, muito necessária no local para o pronto atendimento em casos de urgência.
Escola Artur Tavares de Melo
Outra solicitação do vereador João Pedro (PMDB) ao Poder Executivo e ao Secretário de Educação é a reativação da Escola Municipal Artur Tavares de Melo.
O papel desta escola na Agrovila Passa Tempo é fundamental para aquelas crianças que somam cerca de 120 além de outras que residem em fazendas e assentamentos da região.
Seu fechamento provoca revolta em pais e alunos que hoje vivem um transtorno, já que a escola mais próxima, no Assentamento Taquara, fica a mais de 30 km, e o tráfego do percurso é muito intenso e em dias chuvosos, péssimas condições para o transporte escolar.
“Existe a estrutura da escola e os moradores cobram seu funcionamento”.

Vereadora Juraci Aparecida de Souza Silva (PT)
Noite gospel
A vereadora Juraci (PT) apresentou indicação ao Poder Executivo e ao Presidente da FUNCERB, sugerindo que seja incluído na programação do aniversario da cidade, uma noite gospel com cantor reconhecido no meio evangélico.
Esta será uma oportunidade das igrejas Evangélicas se confraternizarem. Hoje a comunidade evangélica representa 30% da população do Município e que por muito tempo anseia um evento desta natureza.
“Vale ressaltar que este evento e um compromisso da atual administração com o povo evangélico”, disse a vereadora.

Vereador Dejair Gomes – Totinha (PT)

Prédio para a Polícia Civil

O presidente da Câmara Municipal, vereador Totinha (PT), teve aprovado por unanimidade, requerimento endereçado ao Deputado Estadual Junior Mochi, para que o mesmo gestione junto ao Governador do Estado e ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, visando a obtenção de recursos para a construção de um prédio da Polícia Civil de Rio Brilhante.
Totinha disse que está desde o início do ano e da nova administração, negociando junto ao prefeito a doação de um terreno para a construção da nova sede da delegacia. O prefeito se mostrou solidário e já garantiu um terreno, localizado no Parque da Justiça “Nelson Trad”, onde também estão instalados o Fórum, Promotorias de Justiça, Tribunal eleitoral e Polícia Militar.
“Gostaríamos de contar com a intervenção e o empenho do Deputado Mochi para que esse desejo se concretize e assim, a Polícia Civil tenha finalmente uma sede própria com infraestrutura adequada e adaptada às necessidades do trabalho policial, refletindo ainda num atendimento digno e eficiente à nossa população”, disse o presidente.
Veja Também
Comentários
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
23min34max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min33max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
23min34max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
24min34max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.