+55 (67) 3546.2571
segunda, 27 de setembro de 2021
sexta, 13 de setembro de 2013 - 16:45

Confira o Legislativo de Rio Brilhante

Equipe feminina de Futsal do distrito recebe Moção de Congratulação

A equipe feminina de Futebol de Salão da Escola Municipal Euclides da Cunha do Distrito de Prudêncio Thomaz recebeu Moção de Congratulação por sagrar-se vice-campeã nesta modalidade, nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul – JEMS?2013, na cidade de Três lagoas. A iniciativa da Moção foi do vereador Célio S. Cândido (PMDB), que quis desta forma, reconhecer o valor da equipe que se destacou no evento.
O município de Rio Brilhante enviou atletas nas modalidades futsal (masculino e feminino), handebol (feminino), basquetebol (masculino) e voleibol (masculino e feminino). Dentre as modalidades disputadas pelo nosso município o futsal feminino obteve melhor classificação.
“Queremos destacar o trabalho da equipe, a qual é treinada e orientada pela professora e técnica Katiula Gonçalvez e que competiu com esforço, garra e determinação”, disse Célio.
Diante do tamanho empenho da professora e das atletas Fabiana, Karolayne, Andreina, Thais, Emanuely, Edilaine, Patricia e Aime, a segunda colocação teve sem dúvida um sabor de vitória, especialmente para a população do Distrito.
“Gostaríamos de registrar também o apoio recebido da Prefeitura Municipal através da Funcerb, sem o qual esses atletas não conseguiriam participar do evento e proporcionar novas oportunidades aos jovens, abrindo horizontes e valorizando atletas de todas as culturas e realidades, como é o caso destas meninas que, talvez, por residirem no Distrito, não tenham as mesmas oportunidades e que demonstraram a capacidade se superar seus limites”, finalizou o vereador. 

Vereadores aprovam projeto para urbanização de área, em regime de urgência

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em regime de urgência, na sessão de segunda-feira, 9, projeto de lei do Poder Executivo que dispõe sobre a urbanização de área de terras medindo 26 hectares, parte da Fazenda Jaboticaba.

Segundo o prefeito Sidney Foroni, que acompanhou pessoalmente a sessão, o regime de urgência foi pedido devido a necessidade da assinatura imediata de convênios com o governo estadual e federal, em especial com a Caixa Econômica, sob pena de expiração do prazo e perda de recursos.

Entendendo a relevada importância e necessidade da urgência, os vereadores avalizaram o pedido do executivo, sendo colocado em pauta pelo Presidente da Casa, vereador Totinha, na mesma sessão e convocada sessão extraordinária para aprovação em segunda votação, na quarta-feira, 11.

Na oportunidade, o vereador Jeto, líder do prefeito na Câmara, explicou aos presentes que o regime de urgência encontra respaldo no regimento interno, sempre que o Executivo considerar determinados fatores, como no caso deste projeto.

Ainda de acordo com o prefeito, a referida área limita-se com o Projeto Habitacional Pró-Moradias XIV e XV e será destinada à construção de novas unidades habitacionais, o que requer sua urbanização.

O loteamento reverterá em benefício das pessoas da comunidade que não possuem moradia própria, as quais terão a oportunidade de adquirir sua casa nas diversas modalidades de programas a serem implantados.

Câmara realizou audiência pública para prestação de contas do Executivo

Atendendo exigência do Tribunal de Contas em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, a Câmara Municipal realizou na noite de terça-feira, 10, audiência pública onde o Poder Executivo fez demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do período de janeiro a abril de 2013.

Presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador Sérgio Rigo, a audiência contou com a com a presença do Prefeito Sidney Foroni, dos vereadores João Pedro Alves, Maria Isabel Barbosa – Belinha, Juraci Aparecida S. Silva e Giancarlo Mariano além de secretários municipais, estudantes e população.
Para as explicações foram convocados pelo prefeito, o Superintendente Municipal de Planejamento e Finanças, Nedson Paulo Ortega e o Secretário Municipal de Finanças, Silvano do Livramento, que de forma clara e objetiva, fizeram uma explanação de todas as receitas e despesas especificamente por cada secretaria, como os gastos, entradas e saídas de recursos financeiros, bem como suas finalidades e demais aspectos da gestão municipal.
O Prefeito Foroni disse que o demonstrativo foi feito de forma resumida, para exposição à sociedade e destacou que a audiência permite aos cidadãos interessados, acompanhar como o município emprega os recursos públicos.
O objetivo foi ampliar a transparência pública, estimular a participação da sociedade e conscientizar a população para o controle social dos gastos públicos. Os cidadãos puderam acompanhar como os recursos estão sendo usados, além de saberem mais sobre a eficiência dos programas e projetos governamentais.
Encerando os trabalhos, o vereador Sérgio Rigo disse que gostaria de ver o plenário lotado, “mas acreditamos que aos poucos nossa população vai se conscientizando da importância de sua participação em audiências como esta, de seu dever e direito como cidadão no controle dos gastos públicos”.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min36max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
22min34max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
20min37max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.