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quinta, 19 de setembro de 2013 - 08:20

Conheça Cinco bebidas hidratam o corpo de dentro para fora

Diariamente, o corpo perde líquido por meio da transpiração e da urina, que se não reposto causa problemas não apenas para o funcionamento do organismo como também para a qualidade da pele. Ressecamento e tom esbranquiçado são os principais sinais dessa deficiência, que impacta diretamente na jovialidade, devido à ausência de nutrientes essenciais para as células cutâneas.

“A ingestão de qualquer líquido auxilia na manutenção de uma pele bem cuidada, pois repõe a água, os sais minerais e as vitaminas eliminadas no dia a dia”, diz Fernanda Molina, nutricionista e especialista em nutrição esportiva e suplementação em estética. Conheça, a seguir, cinco bebidas que são facilmente incorporadas à rotina e garantem a beleza de dentro para fora.

Água

A ingestão deve ser diária e abundante, mas nunca de uma vez só, e sim regularmente ao longo do dia para não sobrecarregar o organismo. Um copo de 300 ml a cada hora ajuda bastante, pois repõe sais minerais sem impactar na dieta calórica e nem apresentar contraindicações.

Isotônico

É rico em sais minerais e carboidratos, ótimo para consumo em casos de desidratação ou durante a prática de atividade física, de moderada à intensa. Não é recomendado ingerir a bebida com o corpo em repouso, pois os sais podem sobrecarregar o organismo de pessoas com alteração da pressão arterial.

Água de coco

Rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo e magnésio, garante a hidratação do corpo e é considerada um isotônico natural. A bebida compensa a perda de eletrólitos por meio do suor excessivo e da urina. “Além disso, ela tem poucas calorias, cerca de 40 em um copo de 250 ml”, conta Fernanda. A ingestão pode ser diária e substituir uma fruta no lanche da manhã ou da tarde.

Suco de frutas

Eles são boas pedidas para hidratar o corpo, pois contêm vitaminas e minerais em abundância, mas não devem substituir a água. As melhores escolhas são melancia, melão e pera, devido à grande quantidade de água, e laranja, que possui vitamina C e estimula a produção de colágeno. O suco pode ser consumido, preferencialmente sem açúcar, diariamente e substituir uma fruta na alimentação.

Chá

As opções calmantes são melhores para a hidratação da pele, como o capim-cidreira, a erva-doce e a camomila. Chás diuréticos, como o chá-verde podem ser utilizados, mas com cautela, pois eliminam sais minerais. “Opções com cafeína, como o chá preto e o chá mate devem ser evitadas, pois causam a desidratação”, completa. Beba diariamente no máximo três xícaras.
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