+55 (67) 3546.2571
terça, 15 de junho de 2021
terça, 30 de outubro de 2012 - 16:47

Conheça os macetes para aliviar as dores de garganta

Quem sofre com dores de garganta sabe o incômodo que elas podem causar. Para tentar aliviar o deconforto, especialistas dão algumas dicas fáceis de seguir. Fazer gargarejo com água e bicarbonato ou com sal, usar pastilhas e sprays são os métodos mais indicados.

- Todos têm analgésico, e tomando um deles, já alivia um pouco a dor. É possível ainda tomar um analgésico - ensina o otorrinolaringologista Marcos Sarvat.

Consumir bebidas ou comidas quentes, como uma canja de galinha, também pode ajudar a aliviar o desconforto. Beber líquidos com frequência também é fundamental para aliviar a garganta. Mas, apesar das dicas, os especialistas fazem um alerta: é preciso acompanhar a dor porque, dependendo da intensidade, pode ser sinal de algo mais grave.

Tratamento

- Uma dor mais fraca pode ser tratada com analgésico à base de aspirina ou paracetamol, por exemplo. Se for mais intensa, é preciso ver se há alguma complicação, evoluindo para algo mais sério - alerta o otorrinolaringologista Shiro Tomita.

Nesses casos, é importante descobrir as causas da dor, que podem ser desde um processo viral e uma inflamação na garganta até um refluxo causado por problemas gástricos.

- O tratamento da dor em si, ou o alívio dela, é com o analgésico, mas a é preciso saber o que motivou essa dor e combater a causa - ensina o otorrinolaringologista Fernando Portinho.



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
15min29max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
15min28max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
11min27max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
16min29max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.