(67) 99869-0605
sábado, 20 de abril de 2024
segunda, 16 de janeiro de 2017 - 14:30

Consumidor já deve encontrar juros mais baixos nos principais bancos

Comitê financeiro cortou taxa de juros na semana passada

Menos de uma semana após o corte da taxa básica de juros (Selic), o consumidor já deve encontrar nos grandes bancos algum reflexo da decisão do Banco Central. Instituições como Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Santander anunciaram a intenção de baixar seus juros.

Na última quarta-feira (11), o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu cortar a taxa básica de juros do país em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano. Desde o ano passado, o governo vem pressionando os bancos para repassarem a baixa de juros aos clientes finais.

O UOL entrou em contato com os cinco maiores bancos e perguntou se deve haver redução, de quanto será, a partir de quando entra em vigor e quais serão as novas taxas. Confira abaixo, em ordem alfabética pelo nome da instituição.

 

Banco do Brasil

Cai quanto? O banco diz que as reduções ocorreram na maior parte das linhas, mas não detalhou todas. A maior queda, de 4 pontos percentuais, será no rotativo do cartão de crédito. No cheque especial, a redução foi de 0,09 ponto percentual ao mês. O banco não informou quais serão as taxas.

Em três linhas voltadas para empresas (desconto de cheques, antecipação de crédito ao lojista e desconto de títulos), a redução foi, em média, de 0,25 ponto percentual ao mês, ainda segundo o BB.

A partir de quando? As novas taxas começam a valer para clientes do BB a partir desta segunda-feira (16).

 

Bradesco

Cai quanto? O Bradesco disse que a redução das taxas de juros atinge as principais linhas de crédito para consumidores e empresas. O banco não detalhou todas, mas deu alguns exemplos:

Crédito Pessoal:

§  taxa mínima passou de 2,84% para 2,78% ao mês;

§  taxa máxima caiu de 7,78% para 7,72% ao mês.

Financiamento de Veículos:

§  taxa mínima passou de 1,65% para 1,50% ao mês;

§  taxa máxima caiu de 3,66% para 2,99% ao mês.

Cheque Especial:

§  taxa máxima passou de 13,55% para 13,49% ao mês.

Capital de Giro para Micro e Pequenas Empresas:

§  taxa mínima passou de 2,10% para 2,04% ao mês;

§  taxa máxima caiu de 4,27% para 4,19% ao mês.0

A partir de quando? As novas taxas valem a partir desta segunda-feira (13).

 

Caixa Econômica Federal

A Caixa não anunciou queda nas taxas de juros, mas disse que "irá monitorar as carteiras para possíveis ajustes de preço". Ainda segundo o banco, os créditos com taxas de juros pós-fixadas e atreladas ao CDI "serão imediatamente impactados pela redução da taxa Selic".

"Por exemplo, para um crédito com taxa de juros de 130% de CDI pagava-se 17,88% ao ano (130% de 13,75%) e, a partir de hoje, serão pagos 16,90% ao ano (130% de 13,00%). Portanto, para essas situações, o crédito já fica mais barato", informou o banco.

Em novembro, a Caixa havia anunciado a redução das taxas para o financiamento da casa própria.

 

Itaú Unibanco

Cai quanto? O Itaú Unibanco informou que irá repassar uma queda de 0,06 ponto percentual nas taxas de seus produtos. O banco não informou as taxas cobradas atualmente. Para os consumidores, as reduções serão nos seguintes produtos:

§  Cheque Especial

§  Crédito Pessoal 

§  Cartão de Crédito

Para pequenas empresas, as taxas serão reduzidas para:

§  Capital de Giro

§  Contas Garantidas 

§  Cheques Especial

A partir de quando? O banco não definiu a data exata para início das novas taxas, mas disse, por meio de sua assessoria, que as mudanças ocorrerão ainda nesta semana.

 

Santander

Cai quanto? Segundo o banco, houve redução nas taxas das suas principais linhas de crédito para os consumidores. O banco não detalhou todas, mas deu alguns exemplos:

Crédito pessoal:

§  taxa mínima caiu de 2,09% para 1,99% ao mês;

§  taxa máxima caiu de 8,49% para 7,99% ao mês.

Financiamento de veículos:

§  taxa mínima caiu de 1,39% para 1,25% ao mês;

§  taxa máxima teve queda de 2,99% para 2,79% ao mês.

A partir de quando? As mudanças no Santander começaram a valer na sexta-feira (13).



Fonte: midiamax
Veja Também
Comentários