(67) 99869-0605
sexta, 29 de março de 2024
quinta, 16 de janeiro de 2020 - 14:20

De cobra a capivara: polícia resgata 5 bichos em áreas urbanas a cada dia

Ao longo dos 12 meses de 2019, foram 1766 resgates de todos os tipos de bicho em Mato Grosso do Sul

Em 2019 a PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou cerca de cinco animais “perdidos” na cidade por dia. Ao longo dos 12 meses, foram 1766 resgates de todos os tipos de bicho: de “falsa” cobra coral escondida em casa, até um lobinho no pátio de uma escola em Campo Grande.

Conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (15), o número registrado no ano passado é 26,77% maior que o de 2018, quando foram resgatados 1393 animais nos perímetros urbanos de Mato Grosso do Sul. Desse número, 810 casos foram em Campo Grande, mais de dois resgates por dia.

Na Capital, todos os animais resgatados são levados para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), já nas cidades do interior eles são soltos nas matas depois de laudos de médicos veterinários e biólogos que comprovem que são da região de onde foram capturados.

O trabalho de captura de animais nas cidades é feito pela PMA há 33 anos. Segundo nota, a situação é comum porque a cidade possui grandes reversas florestais, córregos e áreas verdes que favorecem à fauna. A proximidade da “vida urbana” com a natureza se reflete nas invasões de casas, ruas e estabelecimento comerciais.

“Além de tudo isso, o desmatamento legal, ou ilegal, que acontece nas circunvizinhanças das cidades, diminui o habitat e alimento da fauna silvestre, que cada vez mais, precisa percorrer maiores distâncias na migração em busca de alimentos e acabam adentrando os perímetros urbanos”.

Em fevereiro do ano passado, os policiais capturaram um tamanduá bandeira e uma “falsa” cobra coral em quintais de residências nos bairros Mata do Jacinto e Jardim Imá em Campo Grande. Em setembro um lobinho foi encontrado no pátio da Escola Municipal Elpídio Reis, também no Conjunto Mata do Jacinto. A lista ainda tem capivaras, aves, e tartarugas. 

A Unidade Ambiental da PMA disponibiliza diariamente apenas uma viatura e uma equipe em cada uma das suas subunidades no estado, preparada para realizar o trabalho de captura.

“A Polícia Militar Ambiental já capturou animais em locais inusitados, como, ouriço em edifício, capivara dentro de armários e fossa, antas e jacarés em lagoas de tratamento de indústria, gambá dentro de máquina de lavar, serpentes e lagartos em áreas de motores e dentro de veículos, tamanduá-bandeira dentro de churrasqueira”.

 
Animal foi resgatado em Coxim (Foto: Divulgação)Animal foi resgatado em Coxim (Foto: Divulgação)
Falsa cobra coral capturada em Campo Grande (Foto: Divulgação)Falsa cobra coral capturada em Campo Grande (Foto: Divulgação)


Fonte: Campo Grande News
Veja Também
Comentários