+55 (67) 3546.2571
quinta, 23 de setembro de 2021
quarta, 18 de setembro de 2013 - 08:10

Dilma pede a novo procurador-geral para resistir a 'pressões' sobre o MP

A presidente Dilma Rousseff pediu nesta terça-feira (17) ao novo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para resistir às “pressões que pretendem exercer influência indevida” sobre o Ministério Público.

Dilma deu posse nesta terça-feira a Janot, de 56 anos. Ele será o novo chefe do Ministério Público Federal no lugar de Roberto Gurgel, que deixou o cargo em agosto após um mandato de quatro anos.

O nome de Janot foi aprovado pelo plenário do Senado em 10 de setembro. Mais votado em eleição da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e o primeiro de lista tríplice enviada pela entidade à Presidência, ele foi indicado por Dilma para o cargo em 17 de agosto.

“Tenho certeza que o doutor Rodrigo Janot Monteiro de Barros imprimirá uma linha de atuação eficiente na Procuradoria-Geral da República”, disse a presidente durante discurso.

Ela pediu “sensatez e independência” ao novo chefe do Ministério Público. “Sensatez para fazer as melhores escolhas e independência para resistir a pressões que pretendem exercer influência indevida sobre a atuação do Ministério Público”.

Dilma defendeu a autonomia da PGR e disse que a “verdadeira justiça” é composta por polícia, judiciário e Ministério Público.

“Os brasileiros querem ter a certeza que as leis serão cumpridas, os inocentes, absolvidos e os culpados, condenados. Isso se chama justiça. A melhor forma para a verdadeira justiça é aquela da qual fazem parte o Ministério Público com autonomia e livre de pressões, uma polícia bem equipada e eficiência em seu poder de investigação e um poder judiciário sábio, ágil e sereno em suas decisões”, declarou.

A população, segundo a presidente, espera dessas três instâncias do poder “isenção, sobriedade e rigorosa submissão tão somente aos princípios consagrados na nossa democrática carta constitucional de 1988”.
Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
16min33max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
20min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
19min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
17min33max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.