+55 (67) 3546.2571
quarta, 01 de dezembro de 2021
quarta, 7 de novembro de 2012 - 15:53

Dinheiro dos royalties do petróleo não vão tirar cotas dos municípios do vermelho

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Jocelito Krug, acredita que a nova distribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios não vão ajudar os municípios a saírem do vermelho no fechamento do mandato.

O presidente da Assomasul afirmou que a partilha aprovada na Câmara Federal atende aos anseios de todos os prefeitos e espera que a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione a proposta aprovada pelos deputados federais.

Segundo Krug, os royalties ajudam, mas não serão suficientes para cobrir o desequilíbrio financeiro de R$ 397,1 milhões para os municípios do Estado. “Para que consigam fechar as contas em 2012, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, os prefeitos necessitam de pelo menos R$ 145,4 milhões”, informou.

Os prefeitos esperam que o Governo Federal compense as perdas que não foram repassadas pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios), da mesma forma que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) fez em 2009. “A mesma situação foi vivida pelos prefeitos no final de 2009, mas o Lula fez compensação”, destacou.

Caso o Governo Federal não atenda aos anseios, os prefeitos devem adotar medidas para conter despesas e garantir o pagamento de algumas dívidas. “Sem a compensação do Governo Federal, os prefeitos terão que demitir funcionários em cargos comissionados e paralisar alguns serviços públicos como segurança patrimonial”, apontou.



Imprimir Enviar Compartilhar Voltar Comentar

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min35max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
19min32max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
19min34max
DouradosDia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
21min35max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.