+55 (67) 3546.2571
sábado, 25 de setembro de 2021
segunda, 16 de setembro de 2013 - 17:10

Diretor do HR diz que vai investigar médico que ‘escolheria’ salvar vida de homem mais jovem

O diretor-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Rodrigo Aquino, informou nesta segunda-feira (16) que vai apurar os fatos antes de se posicionar em relação ao médico do hospital que teria afirmado escolher salvar a vida de uma pessoa mais jovem ao invés de atender um homem de 100 anos.

Segundo a família de Cícero Sabino do Amarante, que fará 100 anos nesta quarta-feira (18), o médico ainda teria dito que o idoso já tinha vivido tudo e que não deveria ficar gastando recursos do hospital.

Aquino relatou que o compromisso da unidade de saúde é com a verdade. “Temos ouvidoria e a família poderia ter denunciado o caso anonimamente. De qualquer forma, vou solicitar explicações no Pronto Atendimento e, se for o caso, abrir uma sindicância. Não tenho nenhum compromisso com os erros, só com os acertos”, afirmou.

Cícero passou mal na semana passada e foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Vila Almeida. Após trinta horas e um pedido da Defensoria Pública, ele conseguiu uma vaga no Regional, onde teria sido rechaçado, segundo a família.

“Chegamos lá e um médico disse que entre a vida do meu avó e de uma pessoa mais jovem, ele escolheria salvar o mais jovem. Porque meu avó já tinha vivido tudo e não deveria ficar gastando recurso do hospital com ele”, comentou Vera Lúcia Amarante, de 31 anos, neta de Cícero.

Ainda de acordo com os familiares ele foi transferido da UPA sem nenhum tipo de prontuário e só após os exames realizados no hospital foi descoberto que o idoso está com uma pneumonia branda. “O medico pediu para trazer ele pra casa por que aqui a gente tem mais condições de cuidar dele que o hospital, que está um verdadeiro caos”, confirmou a neta.

De acordo com os familiares a demora e os maus tratos durante o atendimento foram os motivos que levaram a piora do estado de saúde do idoso. “São médicos que não estão preparados, não tem experiência. Eles fizeram um juramento de salvar a todos, independente de raça, cor ou idade. Então porque a gente é tratado tão mal?”, questionou Vera.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
19min35max
AnaurilândiaSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
19min36max
DouradosSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
20min35max
Três LagoasSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.