De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital SÃrio-Libanês na noite desta segunda-feira (18), o músico Dominguinhos apresentou melhora do quadro cardiológico, respiratório e renal.
O boletim também informa que seu quadro neurológico teve discretos sinais de recuperação e que Dominguinhos está "minimamente consciente". No entanto, ainda não há previsão de alta.
Leia a Ãntegra do boletim médico, assinado pelo Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira, diretor técnico hospitalar , e pelo Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão, diretor clÃnico:
O senhor José Domingos de Moraes (Dominguinhos), permanece internado no Hospital SÃrio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 13 de janeiro de 2013, ocasião em que veio transferido de outro serviço.
Desde então, houve melhora do quadro cardiológico, respiratório e renal. Do ponto de vista neurológico, ele apresenta estado minimamente consciente, demonstrando discretos sinais de recuperação. O paciente permanece internado, sem previsão de alta.
A equipe médica que o acompanha é coordenada pelos Drs. Nise Yamaguchi e Paulo Marchiori.
O radialista Paulinho Rosa, que tem um programa com Dominguinhos na Rádio USP e é amigo pessoal do sanfoneiro, contou à reportagem que está otimista, mas disse que ainda não tinha recebido a notÃcia da melhora do músico.
"As notÃcias que a gente tem é que ele tem reações quando algumas pessoas vão visitar --quando a Elba foi, por exemplo. Mas se os médicos estão interpretando isso como uma reação constante, fico muito feliz", afirmou.
Rosa deve visitar Dominguinhos nesta terça e contou que está organizando uma homenagem para o amigo, marcada para as 14h de domingo "Nós, amigos e músicos, vamos nos concentrar no Masp e vamos descer em cortejo até o SÃrio", afirmou.
A casa de forró Canto da Ema está divulgando o evento em seu perfil no Facebook.
Entenda o quadro de saúde
Dominguinhos deu entrada no hospital Hospital Santa Joana, em Recife, no dia 17 de dezembro, com arritmia cardÃaca e infecção respiratória. No dia 22 daquele mês, o músico precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardÃaco temporário por conta da arritmia.
Neste perÃodo, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise. Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a famÃlia e médicos. No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardÃaca no hospital, que foi revertida.
A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital SÃrio-Libanês em São Paulo.
Na última sexta-feira, o filho do músico, Mauro da Silva Moraes, declarou que o quadro do pai era irreversÃvel. De acordo com Mauro, a famÃlia já havia sido informada do estado de saúde do músico há alguns meses, mas somente agora, no entanto, Mauro decidiu divulgar essa informação em respeito aos fãs. "Estava tentando resguardar meu pai, mas essa é uma informação que as pessoas precisam saber. Dominguinhos é uma pessoa pública e adorada no Brasil inteiro. Muitas pessoas me perguntavam sobre meu pai e acho que chegou a hora de falar".
Câncer
Diagnosticado com câncer de pulmão há seis anos, Dominguinhos sofreu um princÃpio de infarto no inÃcio de 2011, quando foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi submetido a um cateterismo e a uma angioplastia. Por conta de seu estado de saúde, cancelou dois shows no final de 2011.
Veja TambémComentários