+55 (67) 3546.2571
sexta, 17 de setembro de 2021
sexta, 20 de setembro de 2013 - 09:15

Dourados registra 1ª morte por leishmaniose humana

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem, através de nota técnica, a primeira morte registrada em Dourados por leishmaniose visceral em humanos deste ano. Esta foi à conclusão do resultado de teste preliminar e depois confirmado pelo Laboratório Lacen, de Campo Grande, como sendo uma das causas da morte de um senhor de 61 anos.

De acordo com a nota, a investigação epidemiológica começou no dia 10 deste mês. Segundo busca de dados preliminares, o paciente com idade avançada, era alcoólatra, fumante de longa dada e morava sozinho. Na maior parte do tempo passava fora da cidade, pois era montador de silos. Segundo a família, ele ficou pelo menos sete meses em Mato Grosso no ano passado.

O paciente esteve internado no Hospital da vida no dia 20 de agosto, em seguida no Hospital Cassems, onde foi transferido para o Hospital Universitário, no dia 4 de setembro.

No momento da internação no HU, o médico informou que paciente relatou quadro de apatia, cansaço e perda de peso (cerca de 14 quilos) nos últimos seis meses. Referiu-se ainda à dispnéia progressiva nos últimos 15 dias, seguido de hemoptise, febre e sudorese noturna.

Houve a suspeita da tuberculose, onde foi colocado em isolamento respiratório e descartado posteriormente. No dia 6 deste mês, houve a suspeita clínica de leishmaniose visceral, onde o médico solicitou o teste rápido, que deu resultado positivo.

Diante disso, foi iniciado tratamento. No dia 10, o paciente passou a apresentar complicações que evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, onde veio a falecer.

O teste foi confirmado pelo Laboratório Lacen, como a causa básica da morte: pancitopenia e causas secundárias a cirrose hepática alcoólica e leishmaniose visceral.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
20min38max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
21min35max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
20min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
21min38max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.