(67) 99869-0605
quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 2 de dezembro de 2020 - 11:30

Drive-thrus devem ampliar testes de coronavírus e mais 15 unidades de saúde vão fazer exames

Disk Covid-19 registrou recorde de ligações no mês de novembro

Novembro foi um mês com recorde de ligações para agendamento de testes de coronavírus em . Desde o início da pandemia, foi o mês com maior procura por testes RT-PCR e a agenda está lotada. Uma pessoa que liga nesta quarta-feira (2) para agendar uma testagem, só consegue ser atendida quatro dias depois. Diante do cenário de aumento de casos, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) busca ampliar testes de  em Campo Grande. 

O Coronel Marcello Fraiha do , responsável pelos drive-thrus no Estado, explica que os agendados no Disk  serão ampliados para atender a demanda. Além disso, mais 15 unidades de saúde passarão a realizar os exames RT-PCR, que são considerados ‘padrão ouro’ para identificar o coronavírus. 

“Temos 12 unidades de saúde e vamos ampliar a capacidade com mais unidades. Estamos verificando a viabilidade de mais 15 unidades de saúde, com um total de 27 unidades. Vamos mais do que dobrar a capacidade de fazer exames RT-PCR em Campo Grande”, diz.

LEIA TAMBÉM:

Após decisão do MEC, UFMS confirma retorno das aulas presenciais em março de 2021

Motorista capota Pampa na Avenida Zahran e parte da via fica interditada

O responsável pelos drive-thrus explica que atualmente um paciente só consegue agendar um exame pelo drive-thru para quatro dias depois. O objetivo é agilizar a realização de exames de coronavírus. “Queremos que a pessoa que ligar hoje consiga esperar no máximo até o dia seguinte”, explica.

O início de uma segunda onda do coronavírus é notável diante do aumento expressivo de casos registrados no último mês. No Disk , foi registrado o recorde de ligações. Segundo o coronel Fraiha, houve um aumento de 67% no número de chamadas em comparação com o mês de outubro. “Novembro foi o mês de maior incidência de ligações no Disk Coronavírus, tamanha a elevação dos casos, por falta de comprometimento da população em manter os cuidados, como uso de , evitar aglomerações e higienização das mãos”.

Segundo o coronel, os drive-thrus são responsáveis por 40,7% das  de coronavírus no Estado. Quase um terço de todos os casos confirmados foram identificados nos drive-thrus em 

Quando procurar atendimento? 

A secretária adjunta de Saúde Christinne Maymone explica que os pacientes que apresentarem sintomas como febre, coriza e tosse seca devem procurar atendimento. Os testes de coronavírus são realizados nos drive-thrus e nas unidades de saúde capacitadas. 

SAIBA MAIS:

Bombeiros acharam livro de satanismo e pai com bebê no colo ‘velando’ garota morta com…

11h00 - 02/12/2020

Com funcionários infectados, agência bancária em Dourados fecha por 15 dias

10h37 - 02/12/2020

Dia 29 de julho será data dedicada aos trabalhadores que morreram no combate à Covid em Campo Grande

10h16 - 02/12/2020

Maymone orienta que é preciso fazer o exame correto para identificar a doença, ou pode acabar resultando em um falso negativo. “O RT-PCR só pode ser realizado do primeiro ao oitavo dia de sintoma. Se for realizado depois desta data, vai dar falso negativo. Depois desse prazo, faça um teste rápido. Quem vai classificar isso é um profissional de saúde, por isso, se você tiver um sintoma, vá até uma unidade de saúde, o profissional vai solicitar o exame adequado para a data e o sintoma que você tiver”.

O número do Disk  é 0800 647 0911.



Fonte: Midiamax
Veja Também
Comentários