+55 (67) 3546.2571
domingo, 13 de junho de 2021
segunda, 12 de novembro de 2012 - 15:07

Ecolha a proteção solar certa para cada tipo de pele

Com a chegada do verão, a procura por protetores solares aumenta. No entanto, comprar um filtro requer um pouco de conhecimento: não dá para levar em conta apenas o preço, o cheiro e a embalagem bonitinha. A escolha do Fator de Proteção Solar (FPS) deve considerar também o tipo e a tonalidade da pele.

Há cinco meses, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mudou algumas regras relacionadas aos protetores, e as empresas terão dois anos para se adaptar e colocar as informações nos rótulos. Uma mudança é que o valor mínimo do FPS vai aumentar de 2 para 6. E a proteção contra os raios UVA terá que ser de, no mínimo, um terço do valor do FPS declarado. Por exemplo, um produto com FPS 30 deverá ter FP UVA de, no mínimo, 10.

ATENÇÃO PARA NÃO SE QUEIMAR!

Como escolher - A escolha de um FPS depende de algumas características pessoais, como o tipo e a tonalidade da pele. De acordo com a consultora médica da Natura, Raquel Toyota, o FPS 15 é indicado para pessoas que costumam se bronzear e, às vezes, ficam vermelhas. O FPS 30 é para quem se bronzeia e quase sempre fica vermelho. O FPS 60 é indicado para pessoas que quase nunca se bronzeiam e sempre ficam vermelhas.

Qual comprar - Os protetores livres de óleo (oil free), por não conterem substâncias gordurosas, são mais indicados para as pessoas de pele oleosa ou que tenham tendência a ter cravos e espinhas. Quem tem pele normal pode usar creme ou loção. E peles mistas pedem loção sem óleo ou gel.

FPS x horário - O fator de proteção deve variar de acordo com o horário. Segundo a farmacêutica e gerente de fórmulas da Natura, joana Miranda, quem se expõe ao sol pela manhã bem cedo pode optar por uma proteção mais leve (FPS 15). Entre 9h e meio-dia, o indicado é usar o FPS 30. De meio-dia às 14h, o FPS 60. Depois, das 14h às 15h, pode-se utilizar novamente o FPS 30. E, no fim do dia, das 15h às 18h, é possível se proteger com FPS 15.

Na hora da compra - Ao comprar o produto, o consumidor deve observar alguns detalhes na embalagem: indicação do FPS modo de usar, prazo de validade, indicação da necessidade de reaplicação do produto para a manutenção de sua eficácia, orientações e advertências.

Quando aplicar - O protetor deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar, para que haja uma completa absorção do produto e se forme uma camada uniforme sobre a pele.

Bebês e crianças - De acordo com a Anvisa, é importante que a exposição ao sol ocorra de forma correta desde cedo, porque as radiações têm efeito cumulativo. Os cuidados devem ser tomados com os bebês para evitar um mal maior na fase adulta. Durante os passeios ao ar livre, use sempre sombrinhas e proteja a garotada com roupas apropriadas. Um cuidado: para aplicar protetor solar em crianças menores de 6 meses, é preciso consultar o médico.

Reaplicação - O protetor deve ser reaplicado após duas horas de exposição contínua ao sol, depois de nadar ou mergulhar, após se secar com toalhas, depois de praticar exercícios físicos e após suar excessivamente.



Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
12min28max
AnaurilândiaSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
11min25max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
10min24max
DouradosSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
13min28max
Três LagoasSol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.