(67) 99869-0605
sábado, 20 de abril de 2024
terça, 25 de julho de 2017 - 18:00

Em cinco dias de operação, Crea-MS encontra 198 irregularidades em obras na Capital

Visitas foram realizadas em nove bairros

Durante os cinco dias da operação pente-fino, o Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), foram encontradas 198 irregularidades em obras de construção civil na Capital. Ao todo, treze agentes ficais estiveram em nove bairros da região sul, na Capital, e realizaram 318 visitas entre os dias três e sete de julho.

 

De acordo com o Crea-MS, entre as irregularidades estão ausência de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), falta de profissional responsável técnico e placa de identificação. Entre os locais visitados estão igrejas e temploes, escolas, centros de saúde, supermercados, condomínios, postos de combustíveis e obras civis.

A mesma ação já teria sido realizada nas regiões norte e leste de Campo Grande. De janeiro a junho, de 2017, foram realizadas 1.351 fiscalizações e 778 irregularidades foram encontradas, ainda segundo o conselho.

A operação, segundo o presidente do Crea-MS Dirson Freitag, tem caráter orientativo, já que um prazo é dado ao infrator para realizar a regularização da obra. Mas ressalta que muitos não regularizam. “Deste total, cerca de 30% não foram regularizadas no prazo concedido e receberam auto de infração”, explicou.

Conforme informado pelo conselho, a construção civil ainda é o segmento onde se encontram o maior número de irregularidades, e que os infratores alegam que o maior problema seria o custo do acompanhamento técnico para reformar ou construir.

Mas para presidente do Crea-MS, esse acompanhamento técnico seria uma exigência da Lei Federal número 5.194/66 e muitos problemas são ocasionados pela falta dele durante as obras. “Problemas futuros, que podem ir da fundação ao acabamento, são comuns devido à falta de projetos específicos, sem contar os gastos com retrabalhos. É possível ainda economizar cerca de 20% do valor do empreendimento possuindo bons projetos e havendo o acompanhamento técnico de um profissional habilitado, ” concluiu.

Serviço

Para denúncias de irregularidades ou dúvidas, os contatos podem ser feitos pelo telefone (67) 3368-1009 ou 3368-1014 ou ainda pelo e-mail [email protected].



Fonte: midiamax
Veja Também
Comentários