+55 (67) 3546.2571
sexta, 03 de dezembro de 2021
quinta, 1 de novembro de 2012 - 17:25

Entenda as maiores curiosidades sobre o Dia de Finados

Muitas pessoas vão aos cemitérios para deixar flores ou acender velas pelos mortos, outros, porém, escolhem por fazer preces pelas almas de seus entes queridos. De uma forma ou de outra, todos elevam seus pensamentos com respeito pelo parente ou amigo que já se foi. "Nesta data as flores se tornam o gesto mais usado para lembrar aqueles que deixaram apenas a saudade", relata Eduardo Gouveia, idealizador do portal Coroas para Velório.

A homenagem às pessoas que já se foram é feita desde a época dos antigos, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos e desde o século XIII, a celebração começou a ser feita no dia 2 de novembro, já que no dia anterior é comemorado o dia de todos os santos, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados.

A homenagem se espalhou pelo mundo e em alguns lugares, o costume foi fundido à cultura local. Os mexicanos, por exemplo, costumam fazer um banquete nesta data, acreditando que as almas voltam a terra para realizar uma visita a todos parentes e amigos, a festa conhecida como a Festa dos Mortos é bem característica da cultura mexicana e atrai muitos turistas.

Já no Brasil, muitos vão até os cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos que já faleceram. Alguns também mandam rezar missas em nome dos falecidos. A prática de levar flores em homenagem aos falecidos acontece durante o ano todo, mas no dia 2 de novembro é intensificada. As flores mais usadas na data são as flores de campo: Crisântemos e margaridas. Aliás, é possível encontrar belíssimas coroas de flores para essa ocasião.

Os tipo e cores de flores revelam muito os sentimentos que a pessoa deseja transmitir, como no caso de falecimentos das decências orientais, é essencial evitar flores que contém espinhos, pois não são bem aceitas pelas famílias. Na Europa Ocidental, lírios brancos e crisântemos são as flores fúnebres. Já no Leste Europeu, o luto é expresso por flores amarelas. No caso de pessoas jovens, são evitadas cores escuras, já quando se trata de crianças, é recomendável usar apenas flores brancas que transmitem pureza.

As coroas de flores representam a vitória da vida sobre a morte, por isso estão arranjadas em forma de círculo, que representa a certeza que a alma do ente querido venceu esse momento de transição.

"Independentemente, na crença de cada pessoa em relação à morte, todos têm a necessidade de expressar o carinho, a admiração e a saudade pelos que já se foram. Para as pessoas que fizeram parte vida, e que merecem ser lembradas da maneira especial, reverenciando-as e não permitindo cair em esquecimento" - conclui Gouveia.



Assessoria

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
21min35max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
20min32max
Campo GrandeSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
21min36max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
22min35max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.