+55 (67) 3546.2571
quarta, 20 de outubro de 2021
quinta, 13 de fevereiro de 2014 - 14:40

Escolas públicas recebem este mês testes de linguagem e matemática da “Provinha Brasil”

As escolas com matrículas de estudantes do 2º ano do ensino fundamental público recebem, até o final deste mês, os testes de linguagem e matemática da Provinha Brasil e o guia que orienta os professores a aplicar, corrigir e interpretar os resultados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia que elabora a provinha, sugere que a aplicação seja realizada em março para avaliar os conhecimentos das crianças no início do ano letivo. Cerca de 3 milhões de estudantes devem fazer as provas em todo o País.

De acordo com Rita Lemos Rocha, da coordenação de instrumentos e medidas da diretoria de avaliação a educação básica do Inep, mesmo que o professor ou o aplicador dos testes da escola já tenha experiência com a provinha, é importante que leia o guia. O guia traz, por exemplo, um roteiro informativo que deve ser seguido pelo aplicador: o número de questões que o professor deve ler totalmente para o estudante responder; o número de testes que o professor lê em parte e a criança lê o restante; e uma parte da prova que deve ser lida totalmente pelo aluno.

A Provinha Brasil 2014 tem 20 testes de linguagem e 20 de matemática A orientação é que as provas sejam aplicadas em sequência. "Um dia, linguagem, no dia seguinte, matemática", diz Rita. A provinha é um instrumento de que a escola, a coordenação pedagógica e o professor dispõem para fazer o diagnóstico do aprendizado das crianças que ingressam do segundo ano em cada começo de ano letivo e ao final do ano. Sua aplicação não é obrigatória.

A Provinha Brasil de leitura e letramento começou a ser aplicada em 2008, com uma edição anual. Em 2011, o Inep criou a provinha de matemática e, desde 2012, as duas provas são aplicadas no início e no fim do ano letivo.

Veja Também
Comentários
Imagem da semanaSinted pede aulas remotas e vacinação dos profissionais da educaçãoTodas as imagens
EnqueteQuem vai ser o Campeão da Copa do Brasil?
Resultados
42,86%
Santos
21,43%
Grêmio
21,43%
São Paulo
14,29%
Fluminense
17min27max
AnaurilândiaSol com algumas nuvens. Não chove.
15min29max
Campo GrandeSol com algumas nuvens. Não chove.
17min30max
DouradosSol com algumas nuvens. Não chove.
18min27max
Três LagoasSol com algumas nuvens. Não chove.